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Direito e Negócios na Indústria Criativa

com
a coordenação de Thais Colli
> Direito e negócios do entretenimento e da indústria criativa para advogados, agentes culturais e talentos.

/data

24 de fevereiro a 17 de julho de 2025

conforme descrito em cada curso, das 19h às 22h

/categoria

curso online - audiovisual

/valor

Sentimos muito, mas todos os bilhetes tiveram suas vendas finalizadas porque o evento já ocorreu.
inscreva-se

/compartilhe!

/conteúdo

Com o crescimento dos setores de entretenimento e indústria criativa no Brasil, é essencial que profissionais da área tenham acesso ao conhecimento jurídico especializado e dos negócios relacionados a área para atuar de forma eficaz. 

Este programa foi desenvolvido para atender advogados e não advogados, como produtores, criadores, realizadores, agentes culturais e interessados em geral. Nossa abordagem é abrangente visando descomplicar os aspectos legais que regem os diversos segmentos da indústria cultural, ao mesmo tempo que:

  1. Capacita Profissionais: Fornece as ferramentas necessárias para que os participantes possam navegar com confiança pelo complexo panorama jurídico e de negócios do entretenimento e da indústria criativa.
  2. Promove o Conhecimento Legal: O programa abordará questões como direitos autorais, contratos, propriedade intelectual, regulamentações e política cultural.
  3. Fomenta a Inovação: Ao entender melhor o ambiente jurídico, os profissionais estarão mais bem equipados para inovar e impulsionar suas carreiras e projetos.
  4. Networking e Colaboração: Cria um espaço para a troca de ideias e experiências entre os participantes, fomentando colaborações futuras.

O programa propõe uma trilha de 5 cursos ao longo do 1º semestre – que podem ser feitos de forma avulsa ou integral (com 15% de desconto). Assim você monta a sua trilha de capacitação com o conhecimento necessário para navegar efetivamente no ambiente legal das diferentes áreas da cultura e do entretenimento.

Os cursos acontecem de forma online ao vivo, mas caso você tenha perdido algum, não se preocupe, eles são disponibilizados em FORMATO GRAVADO para quem adquirir o Programa completo e ficam acessíveis até o término de todos os cursos.

Confira!

 

/cronograma

Curso I – Leis de Incentivo à Cultura e ao Audiovisual 

com Aline Akemi Freitas, Debora Ivanov e Mariana Ximenes

*Este curso aconteceu de forma online ao vivo nos dias 24 a 26 de fevereiro. As aulas serão disponibilizadas em FORMATO GRAVADO para todos que adquirirem  o programa completo.

Curso II – Temas Jurídicos do Mercado Audiovisual

com Marcela Lisboa, Rodrigo Chacon, Rodrigo Salinas, Thais Colli e Thais Morresi

*Este curso aconteceu de forma online ao vivo nos dias dias 24, 25, 26 e 27 de março. As aulas serão disponibilizadas em FORMATO GRAVADO para todos que adquirirem  o programa completo.

Curso III –Direito tributário na indústria audiovisual

com Daniella Galvão

dias 28, 29 e 30 de abril de 2025, das 19h às 21h30

Curso IV – Eventos Culturais ao Vivo

com Manuela Natacci, Mara Natacci e Ale Youssef

dias 19, 20 e 21 de maio de 2025, das 19h às 22h

Curso V – Gestão de Pessoas e Compliance no Audiovisual

com Aila Sampaio e Babi Teles

dias 15, 16 e 17  de julho de 2025, das 19h às 22h

 

/conteúdo 

Curso I – Leis de Incentivo à Cultura e ao Audiovisual

_Políticas de incentivo e mecanismos de financiamento, Lei Rouanet, Lei do Audiovisual e Fundo Setorial (FSA).

com Aline Akemi Freitas, Debora Ivanov e Mariana Ximenes

Neste curso, algumas das maiores especialistas em políticas culturais do país abordam os principais mecanismos de financiamento à cultura e ao audiovisual.

O curso oferece uma compreensão aprofundada das leis e políticas de incentivo à cultura, destacando os mecanismos de financiamento federal, estadual e municipal. A Lei Rouanet será abordada com profundidade, explorando princípios, formatação de projetos culturais, bem como o tema patrocínio e penalidades. Além disso, a Lei do Audiovisual será examinada nos seus aspectos mais importantes, com especial atenção às diversas modalidades do mecanismo, bem como o Fundo Setorial do Audiovisual será um tema tratado com destaque.

O conteúdo das aulas irá proporcionar ao aluno bagagem técnica para entender com clareza e objetividade o funcionamento e os conceitos dos mecanismos de incentivo à cultura e ao audiovisual, ampliando sua capacidade de identificar oportunidades de financiamento e apoio a projetos na indústria criativa.

Aula 1 – Introdução aos Mecanismos de Incentivo à Cultura

com Aline Akemi Freitas

  • Introdução e Histórico das políticas de fomento à cultura no Brasil
  • O Mecenato. O investimento público e o Investimento privado à cultura
  • Sistema de Financiamento à Cultura
  • Introdução aos mecanismos políticas públicas de incentivo à cultura
  • Principais Mecanismos de Financiamento à Cultura Federais
  • Os Mecanismos de Financiamento à Cultura Estaduais e Municipais
  • Números e dados econômicos e sociais do Fomento à cultura no Brasil
  • O papel do terceiro setor na gestão de projetos

Aula 2 – Lei Rouanet

com Mariana Ximenes

  • Princípios e objetivos da Lei Rouanet 
  • Sistemática e dinâmica da Lei Rouanet 
  • Formatação e Apresentação do Projeto Cultural – Plano de Trabalho
  • Formatação e Apresentação do Projeto Cultural – Planilha de Custos e documentos comprobatórios
  • Formatação e Apresentação do Projeto Cultural – Aprovação e execução do Projeto
  • Formatação e Apresentação do Projeto Cultural – Vedações
  • Prestação de Contas
  • Penalidades
  • Patrocínio e captação de recursos

Aula 3 – Lei do Audiovisual e FSA

com Débora Ivanov

  • Fomento ao Audiovisual. Instituições federais responsáveis por políticas públicas para o audiovisual.  ANCINE = Objeto e competências. Panorama dos mecanismos de incentivo fiscal no Brasil
  • O Funcionamento de um mecanismo de incentivo fiscal. Cumulatividade dos incentivos federais.
  • Lei Rouanet e o Audiovisual
  • Lei do Audiovisual e seus mecanismos
  • Medida Provisória (MP 2228-1/01) – 2 mecanismos
  • CPB, Condecine e CRT, Funcine
  • Coproduções internacionais
  • Fundo Setorial do Audiovisual – Introdução e principais conceitos
  • Fundo Setorial do Audiovisual – Linhas de Incentivo
  • Fundo Setorial do Audiovisual – Dinâmicas da Lei e principais procedimentos
  • A Lei Paulo Gustavo e o Audiovisual

 

Curso II – Temas Jurídicos do Mercado Audiovisual

_Contratos, direitos autorais e clearence, produção e viabilização financeira.

com Marcela Lisboa, Rodrigo Chacon, Rodrigo Salinas, Thais Colli e Thais Morresi

O Audiovisual pode ser considerado um segmento ou mesmo uma indústria específica dentro da indústria do entretenimento, merecendo inclusive uma agência reguladora específica, a Ancine.

A realização de filmes, programas de TV, documentários, séries etc., estão entre os segmentos mais complexos em relação à sua produção e distribuição no direito do entretenimento.

Além das normas jurídicas específicas, os contratos e o entendimento das modalidades de negócios envolvendo a realização audiovisual serão devidamente estudadas neste curso.

Ministrado por alguns dos maiores especialistas do mercado, este curso proporciona uma análise abrangente dos temas jurídicos e contratuais fundamentais envolvidos na indústria e produção audiovisual. Composto por quatro aulas, ele aborda desde os direitos autorais nas obras audiovisuais até a regulação no mercado audiovisual brasileiro.

Aula 1 – Direitos Autorais no Audiovisual 

com Rodrigo Salinas

  • A Obra Audiovisual na Lei de Direitos Autorais e a produtora audiovisual
  • O roteiro e o argumento da obra audiovisual na lei de direitos autorais
  • A Trilha musical da obra audiovisual na lei de direitos autorais
  • A direção da obra audiovisual na lei de direitos autorais
  • Demais participações criativas protegidas por lei na obra audiovisual
  • Os direitos conexos na obra audiovisual (atores, intérpretes, executantes)
  • As obras audiovisuais ficcionais – aspectos jurídicos
  • As obras audiovisuais baseadas em fatos reais – aspectos jurídicos
  • Introdução ao Clearance (liberação de direitos) nas obras audiovisuais e principais aspectos de proteção jurídica à realização
  • A Inteligência Artificial no Audiovisual

Aula 2 – Cadeia do Mercado Audiovisual e Contratos de Financiamento

com Rodrigo Chacon

  • Cadeia de Direitos em uma Produção Audiovisual
  • Formas de Financiamento
  • Contratos de Financiamento de uma produção audiovisual
  • Coprodução x “Production Services Agreement (PSA)”
  • Coprodução Internacional
  • Pontos de atenção nas negociações com financiadores
  • Cuidados contratuais em projetos com recursos públicos

Aula 3 – Regulação e Fomento

com Rodrigo Chacon

  • Fomento Indireto x Fomento Direto.
  • Ancine – Funções e funcionamento.
  • Conceito de Produtora Brasileira Independente e Obra Brasileira Independente
  • Lei do Audiovisual – Regras principais e funcionamento dos diferentes mecanismos.
  • FSA – Noções gerais.

Aula 4 – Formas de Viabilização da Produção Audiovisual – Viabilização Cadeia do Mercado

com Marcela Lisboa, Thaís Colli e Thaís Morresi

  • A indústria do Audiovisual e os principais dados econômicos e sociais da cadeia do audiovisual no Brasil e no mundo
  • Os agentes e a cadeia do mercado audiovisual
  • Formas de viabilização e modelos de negócio na produção e distribuição/exibição audiovisual I
  • Formas de viabilização e modelos de negócio na produção e distribuição/exibição audiovisual II
  • Formas de viabilização e modelos de negócio na produção e distribuição/exibição audiovisual III
  • Formas de viabilização e modelos de negócio na produção e distribuição/exibição audiovisual 
  • A produção audiovisual no direito comparado. A indústria audiovisual nos Estados Unidos e em outros polos de produção audiovisual no exterior

 

Curso III – Direito tributário na indústria audiovisual

_Domine os principais aspectos tributários e impulsione suas operações no setor audiovisual!

com Daniella Galvão

Aula 1

Introdução a Conceitos de Direito Tributário e Regimes de Tributação no Audiovisual

  • Fundamentos do direito tributário, competência tributária e regimes aplicáveis às produções audiovisuais, incluindo Lucro Presumido, Lucro Real e Simples Nacional.

Estruturas Societárias e Internacionalização no Segmento Audiovisual

  • Análise de estruturas societárias utilizadas em produções audiovisuais e suas implicações tributárias.
  • Exportação de serviços e internacionalização da operação.
  • Impactos das Leis 14.596/2023 (preço de transferência) e 14.754/2023 (offshore).

Aula 2 

Tributação de Exportação de Serviços e Licenciamento de Direitos

  • Tributação aplicável às receitas de exportação de serviços audiovisuais.
  • Aspectos contratuais e fiscais de cessão/licenciamento de direitos autorais para o exterior.

Tributação em Operações de Coprodução Internacional

  • Fluxos financeiros e aspectos tributários específicos das coproduções internacionais no segmento audiovisual.

Aula 3 

Impactos da Reforma Tributária no Segmento Audiovisual

  • Análise dos efeitos da reforma tributária sobre o consumo (IBS/CBS) na cadeia produtiva e nas operações relacionadas a direitos autorais no setor audiovisual.
  • Discussão sobre as alterações na tributação do Imposto de Renda e seus impactos para produtores e empresas do setor audiovisual.

Programas de Incentivos Fiscais ao Audiovisual

  • Análise dos programas de incentivos fiscais para o setor audiovisual e sua integração com as estratégias tributárias.

 

Curso IV – Eventos Culturais ao Vivo 

_Uma nova plataforma de negócios – Shows, festivais, performances e manifestações populares

com Manuela Natacci, Mara Natacci e Ale Youssef

Considerada um nova plataforma de negócios e oportunidades, a realização de espetáculos ao vivo com a presença “in loco” do público é, juntamente com o Audiovisual, os segmentos de maior complexidade do direito do entretenimento, uma vez que nele se aplicam diversas normas jurídicas de diferentes matrizes, como direito do consumidor, direito da personalidade, direitos autorais, direito ambiental, direito civil e contratos, direito de vizinhança e diversas outras liberações necessárias para a realização desses eventos, em especial os de grande porte.

Cada uma dessas áreas jurídicas será estudada em relação à sua aplicabilidade no setor de eventos presenciais da área do entretenimento.

 Este curso visa explorar os aspectos jurídicos essenciais que permeiam o dinâmico universo dos eventos culturais, artísticos e de entretenimento ao vivo. Compreenderemos as responsabilidades legais do produtor de eventos, os papéis dos agentes e colaboradores, além de analisar a relevância do poder público e a influência do mercado internacional nesse setor. Ao longo de três aulas, abordaremos a legislação brasileira aplicável, às licenças e autorizações necessárias, e mergulharemos nas intrincadas questões legais e dever de cuidado envolvendo a produção de eventos e shows no Brasil.

Aula 1 – Eventos e Entretenimento ao Vivo

com Mara Natacci

Vamos explorar o fascinante universo dos eventos e do entretenimento ao vivo em um mundo em constante transformação. Com o avanço da tecnologia e a evolução das expectativas do público, novos formatos e plataformas estão surgindo, mudando a maneira como concebemos e vivenciamos experiências culturais ao vivo.

  • Compreender o Cenário Atual.
  • Explorar a concepção dos eventos ao vivo como uma nova plataforma em si mesmo para promoção da indústria criativa.
  • Analisar Exemplos Práticos: Através de estudos de caso, examinaremos eventos que adotaram novas plataformas com sucesso e como essas experiências impactaram o público e os organizadores.
  • Refletir sobre o Futuro: Promoveremos uma discussão sobre como essas mudanças podem influenciar o futuro dos eventos culturais e o papel do profissional da área na adaptação e implementação dessas novas abordagens.

Aula 2 – Elementos Jurídicos e Legislação Aplicável

com Manuella Natacci

  • Definição de Eventos e Entretenimento ao Vivo
  • Principais tipos de eventos e de Entretenimento ao Vivo
  • O mercado do entretenimento ao vivo no Brasil
  • A produtora de eventos I (definição e atividades)
  • A produtora de eventos II (aspectos societários, tributários e trabalhista)
  • A produtora de eventos (responsabilidade Jurídica)
  • A produtora de eventos Responsabilidade Civil na Realização de Eventos
  • Responsabilidade Criminal na Realização de Eventos
  • Os principais agentes, colaboradores e prestadores de serviços do mercado de eventos e entretenimento ao vivo
  • O Poder Público e o entretenimento ao vivo
  • O Mercado Internacional do Entretenimento ao Vivo
  • Competência para legislar sobre eventos
  • A Lei de Turismo
  • O Código de Defesa do Consumidor e o Entretenimento ao Vivo
  • Autorizações para realização de eventos perante o Poder Público
  • Alvará de Funcionamento
  • Alvará de Autorização
  • Os principais contratos com colaboradores e prestadores de serviços na produção de eventos
  • Contratos com Patrocinadores, Investidores e coprodutores
  • Fluxograma de liberações para os principais tipos de eventos
  • Principais procedimentos relacionados à contratação de artistas e espetáculos nacionais e internacionais
  • Segurança do Local e acessibilidade
  • Vigilância Sanitária, Apoio Médico
  • Segurança Privada, Revista, Porte de armas e Policiamento
  • CET (trânsito), Lei de Incomodidade (Psiu)
  • Questão da meia entrada, consumação mínima, couvert artístico, venda de ingressos e vallet
  • O ECA e a Classificação Indicativa e Participação de Menores
  • ECAD – gestão coletiva de direitos em entretenimento ao vivo
  • Avisos legais e Publicidade em eventos
  • LGPD, ESG e Compliance em eventos
  • Principais Aspectos de Seguros em eventos

Aula 3 –  Case “Baixo Augusta”

com Mara Natacci e Ale Youssef

 

Curso V – Gestão de Pessoas e Compliance no Audiovisual

_Diversidade, combate ao assédio e a criação de uma cultura inclusiva de trabalho.

com Aila Sampaio e Babi Teles

O ambiente da produção audiovisual é muito informal, relacional e hierárquico. Os tempos de realização de um projeto são geralmente curtos e intensos. No Brasil, novelas estão começando a ser produzidas fora dos muros dos grandes estúdios, streamings e grupos internacionais chegam com novas exigências, como códigos de conduta, política de integridade, canais de denúncia, treinamentos antiassédio, coordenação de cenas íntimas, entre outros. 

Todo esse contexto tem trazido novos desafios de cultura, gestão e clima nos ambientes de trabalho. As jornadas são intensas e a pressão por orçamento (fazer mais com menos) é cada vez maior. Uma pesquisa rodada em março de 2022 pela UNI Global Union e pela Federação Internacional de Atores (FIA) aponta que mais de 80% das pessoas que participam de uma produção audiovisual relatam ter sofrido ou presenciado algum tipo de violência. Olhando para o recorte de grupos historicamente minorizados, o percentual aumenta para 95%.

As equipes envolvidas em uma produção trabalham para diversos estúdios a cada ano e isso torna a preocupação com  eventuais retaliações uma constante, já que ao fazerem uma reclamação, podem não ser contratados para outro projeto.

Além disso, historicamente, profissionais do audiovisual aprendem a gerenciar pessoas na prática, ou seja, o aprendizado se dá fazendo, errando e acertando. Existe uma lacuna importante de desenvolvimento formal estruturado de soft skills global para pessoas do audiovisual. 

Neste curso, conduzido por Aila Sampaio e Babi Teles – duas das maiores especialistas em Pessoas e Cultura do mercado brasileiro – propomos uma abordagem direta e prática sobre esse tema que é atual e urgente. Durante as aulas, apresentaremos um panorama global da indústria audiovisual, daremos enfoque às ferramentas de liderança, gestão de crise, mediação de conflitos, comunicação inclusiva; discutiremos como a gestão de pessoas pode ser uma ferramenta importante para o combate ao assédio, a importância e abrangência do Compliance; utilizaremos cases e faremos debates sobre os temas com os participantes. As diferentes perspectivas trarão maior riqueza para a conversa e irão gerar maior impacto no processo de aprendizagem.

Um curso para produtores, técnicos, elenco, aspirantes, contratados, contratantes… enfim todos que exercem ou querem exercer uma função na indústria audiovisual com produtividade e eficiência, mas também com respeito, segurança e acolhimento.

Aula 1

  • Contexto que estamos inseridos
  • Panorama global do audiovisual
  • WTF são soft skills?
  • Gap entre pessoas x negócio x estratégia
  • Atividade: audiovisual é feito coletivamente, mas será que é feito colaborativamente?
  • Como influenciar pessoas e contribuir para uma nova dinâmica de trabalho e de relações
  • Princípios inclusivos de gestão e mobilização de pessoas
    • Mediação de conflitos
    • Condução de conversas difíceis
    • Comunicação inclusiva
    • Feedback

Aula 2

  • Problemas vão acontecer
  • Compliance -> Pertencimento
  • Como gerenciar uma denúncia de um jeito humanizado
  • Atividade: Estudo de caso
  • Próxima aula: ted talk verna meyers

Aula 3

  • Como criar um ambiente de prevenção aos problemas
  • Conceitos diversidade x equidade x inclusão
  • Grupos historicamente minorizados
  • Brave space (conversas corajosas)
  • Atividade: role play (ferramentas)
  • Pocket learning

Aluno(a)

Público: Interessados em aprimorar ou ingressar em profissões relacionadas ao direito do entretenimento ou conhecer os aspectos jurídicos desse setor.

Carga horária total – 16 encontros – 46 horas e 30 minutos

*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer AO VIVO no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.

*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Não tem problema! As gravações são disponibilizadas na área do aluno, ficando disponíveis até 30 dias após a finalização do último curso do programa.

sobre o professor

Professor

  • Thais Colli
    Thais Colli é sócia do CQS/FV Advogados, Com mais de 20 anos de experiência, a executiva de business affairs é especializada em Direito do Entretenimento, Propriedade Intelectual, Contratos e Negociações. Em cargos de liderança e gestão nas áreas jurídica e de negócios, a advogada atuou em empresas como Eyeworks Cuatro Cabezas, Discovery Inc., HBO Latin America e Amazon Studios. Além disso, já ministrou aulas de Direito na Universidade Paulista (UNIP), na Academia Internacional de Cinema (AIC), no b_arco Centro Cultural, entre outras instituições.
  • Aila Sampaio
    Aila Sampaio, mulher cis branca e pansexual. Mãe de Benito. Formada em Psicologia com especializações em estudo do comportamento humano, liderança criativa e artística, cultura de respeito, combate ao assédio, gestão de crises, mediação de conflito e implantação de estratégias sustentáveis para criar ambientes criativos inclusivos. Apaixonada pela indústria criativa, com trajetória profissional em Recursos Humanos e transformação cultural no audiovisual de mais de 19 anos. Passou pela Globo, Shell, Tim, Sanofi e por último, foi Diretora de RH para Produções da América Latina na Netflix. Atualmente empreende na Azeitona Pessoas e Cultura, uma consultoria focada em acelerar o processo de transformação cultural na indústria criativa.
  • Ale Youssef
    Mestre em Filosofia Política e Advogado. Especialista em Ação Cultural. Na área publica, foi Secretário de Cultura de São Paulo (2019/2021), Coordenador de Juventude de São Paulo (2000/2004) e Assessor Especial do Ministro da Justiça José Carlos Dias.(1998/1999). Atualmente é Conselheiro no Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República. Como ativista e produtor cultural é um dos coordenadores do Bloco da Cultura em defesa do setor no eixo central de desenvolvimento econômico e social do país. Participou da criação e dirigiu projetos como a Associação Cultural Acadêmicos do Baixo Augusta - que mantém o precursor e maior bloco de Carnaval da cidade de São Paulo e o Centro Cultural Casa do Baixo Augusta - o emblemático Studio SP, além do Studio RJ e do Rivalzinho no Rio de Janeiro e o site multicultural Overmundo, primeira rede social brasileira, pelo qual ganhou o Golden Nica - grande prêmio internacional de arte digital. Como comunicador, foi apresentador do programa "Navegador" e da série "Mundo Criativo" na Globonews, comentarista do Programa "Esquenta" da TV Globo e do quadro "Mais São Paulo" da rádio CBN. Produziu e apresentou as séries "Agulha no Palheiro" e "Candidate-se!"na Mídia Ninja. Foi também colunista político da Revista Trip por 15 anos. É autor dos livros "Novo Poder - Democracia e Tecnologia" e "Baixo Augusta - A cidade é nossa".
  • Aline Akemi Freitas
    Aline Akemi Freitas é graduada e Mestre em Direito do Estado pela PUC-SP. Atua nas áreas de direito administrativo, fomento público e compliance. Membro da Comissão de Estudos de Mídia e Entretenimento do IASP e do conselho do World Observatory. Ex-assessora na Secretaria-Geral da Presidência da República na agenda do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. Professora em cursos de mídia e entretenimento, inovação e terceiro setor. Autora do livro “Direito à Cultura e Terceiro Setor”, pela Editora Lumen Juris, e de diversos artigos da área.
  • Babi Teles
    Babi Teles é jornalista e há mais de 15 anos trabalho com recursos humanos. Fiz carreira em empresa brasileira, tendo trabalhado na Líbia, com desafios específicos na Tunísia, Tailândia, Sri Lanka e diversas cidades do próprio Brasil. Após uma intensa experiência corporativa, fui para o Babson College nos Estados Unidos, quando decidi ingressar no mundo do empreendedorismo e também atuar como palestrante, facilitadora e consultora de projetos de inovação em RH e desenho de carreira. Recentemente lancei meu primeiro livro, “Sem medo, sem rumo”, e fui convidada para compor mesa na FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty - em julho de 2018 - e também o lancei na Bienal do Livro de São Paulo, em agosto de 2018. Entre 2021 e 2023, desempenhei a função de Head of Culture & People Experience na DeÔnibus.com, para aprender enquanto desenvolvo práticas de uma Cultura de Trabalho aberta e inclusiva. Desde 2019, também sou investidor de startups, consultor de inovação e Estratégia. Conselheiro de Cultura, Liderança e Gestão em pequenas, médias e grandes empresas. Em meados de 2023, me juntei a Aila Sampaio para co-construir a Azeitona Consultoria.
  • Daniella Galvão
    Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista pelo Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBET), onde atuou como professora em programa de pós-graduação lato sensu. Especialista em Direito do Terceiro Setor pela ESA/OAB. Mentora de mulheres empreendedoras e startups pela B2Mamy. Atua na área de direito tributário, consultivo e contencioso e realiza planejamento tributário de novos negócios e de startups.
  • Debora Ivanov
    Debora Ivanov foi diretora e presidente da ANCINE; é membro do Conselho Superior de Cinema do MinC; sócia e presidente do Conselho de Administração da Gullane Entretenimento; presidente do Conselho do Instituto Querô e fundadora do Instituto +Mulheres.
  • Manuela Natacci
    Advogada formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e atualmente atua como advogada de Clearance no escritório CQS/FV e possui experiência em relações jurídicas voltadas para eventos ao vivo e festivais musicais
  • Mara Natacci
    Advogada formada pela Universidade Mackenzie em 1993 é especialista nas áreas de cultura, mídia e entretenimento. Atua na área de entretenimento desde 1994. Trabalhou por 10 anos no escritório responsável pela criação da "Resolução Normativa" específica para artistas e desportistas estrangeiros. Atualmente ministra cursos de imersão na área jurídica de entretenimento para na FGV (Faculdade Getúlio Vargas), além de ser professora de cursos livres na área de produção de eventos.
  • Marcela Lisboa
    Marcela Lisboa é jornalista, curadora e gerente de projetos. Se formou em direção cinematográfica pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro e pesquisa Brasil Profundo. Atualmente é produtora de desenvolvimento e negócios pela Boutique Filmes.
  • Mariana Ximenes
    Mariana Ximenes é consultora especialista em Lei Rouanet e leis de incentivo à cultura e sócia fundadora da IC Cultura.
  • Rodrigo Chacon
    Graduado em Direito pela PUC-SP e pós-graduado em Direito do Entretenimento, Mídia e Propriedade Intelectual na Escola Superior de Direito da OAB. Atua na assessoria dos diversos agentes da indústria audiovisual brasileira como produtoras, emissoras, distribuidoras e programadoras brasileiras e internacionais. Ministra aulas como professor convidado em cursos voltados, principalmente para área audiovisual, como na Academia Internacional de Cinema e no Instituto de Cinema.
  • Rodrigo Salinas
    Mestre em Direito pela FGV Direito SP. Master of Laws pela Columbia University, Nova York. Bacharel em Direito pela FDUSP. Professor do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da FGV Direito SP. Membro do Conselho Especial de Direitos Autorais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Listado pelo Chambers & Partners como advogado especialista na área de mídia e entretenimento. Assessora clientes das indústrias de mídia e de conteúdo em geral (fonográfica, audiovisual, publicidade, editorial, dentre outras) nas áreas de propriedade intelectual, contratual e contencioso.
  • Thais Morresi
    Thais Morresi é produtora executiva na Boutique Filmes, com mais de 12 anos de experiência na indústria cinematográfica. Contribuiu para obras notáveis como "O Animal Cordial" (2017), "Deserto Particular" (2020), "PCC - O poder secreto" (2021), "Flordelis Questiona ou Adora" (2022). Participou de mercados internacionais como EFM Berlin Market, selecionada para o programa toolbox ficção e também American Film Market em Los Angeles, pelo programa Nicho Executiva 2023, além de um mergulho no festival de Veneza em 2021. Atualmente, lidera projetos inovadores na Boutique Filmes, destacando-se por sua visão abrangente e democrática. Além de suas realizações profissionais, Thais nutre uma paixão pela psicanálise e hip-hop, incorporando essas influências em sua abordagem criativa e acreditando no poder transformador das relações interpessoais.

horário de atendimento

 Segunda a sexta, das 10h às 19h.

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