Skip to content
b_arco
  • Institucional
    • _quem somos
    • _equipe
    • _políticas afirmativas
    • _parceiros & colaboradores
    • Contato
  • cursos ao vivo
    • _programas e trilhas de formação
    • _produção
    • _jurídico
    • _roteiro
    • _não ficção
    • _todos
    • _professores
  • cursos gravados
    • _curso Daniel Rezende
    • _curso Jorge Furtado l
    • _curso Jorge Furtado ll – Séries
    • _curso Lilia Schwarcz
    • _curso Rogério Silva (Nexo)
  • sou aluno
  • para empresas
Menu Fechar
  • Institucional
    • _quem somos
    • _equipe
    • _políticas afirmativas
    • _parceiros & colaboradores
    • Contato
  • cursos ao vivo
    • _programas e trilhas de formação
    • _produção
    • _jurídico
    • _roteiro
    • _não ficção
    • _todos
    • _professores
  • cursos gravados
    • _curso Daniel Rezende
    • _curso Jorge Furtado l
    • _curso Jorge Furtado ll – Séries
    • _curso Lilia Schwarcz
    • _curso Rogério Silva (Nexo)
  • sou aluno
  • para empresas
  • Institucional
    • _quem somos
    • _equipe
    • _políticas afirmativas
    • _parceiros & colaboradores
    • Contato
  • cursos ao vivo
    • _programas e trilhas de formação
    • _produção
    • _jurídico
    • _roteiro
    • _não ficção
    • _todos
    • _professores
  • cursos gravados
    • _curso Daniel Rezende
    • _curso Jorge Furtado l
    • _curso Jorge Furtado ll – Séries
    • _curso Lilia Schwarcz
    • _curso Rogério Silva (Nexo)
  • sou aluno
  • para empresas
carregando...

Estética no Cinema do Sul Global

com
Henrique Nogueira Neme
> Uma análise transversal sobre filmes voltados para a dissolução de fronteiras e zonas de indeterminação entre real e imaginário - presença, corpo e temporalidade espiralar.

/data

A DEFINIR

terça a sexta, das 19h às 21h30

/categoria

curso online - audiovisual

/valor

Sentimos muito, mas todos os bilhetes tiveram suas vendas finalizadas porque o evento já ocorreu.
inscreva-se

/compartilhe!

/conteúdo

Dividido em 4 aulas temáticas, este curso aborda a diversidade de caminhos estéticos presentes nas cinegrafias do sul global, com sua diversidade de corpos.

Serão analisados filmes voltados para a dissolução de fronteiras e a emergência de zonas de indeterminação entre real e imaginário, realidade e sonho, cujas construções cinematográficas não se norteiam, exclusivamente, numa causalidade ou sequencialidade de significações determinadas e fechadas. O curso percorrerá, de maneira transversal, os cinemas da América do Sul, de África e do sudeste Asiático, com ênfase na análise dos procedimentos comunicacionais de uma seleção prévia de filmes, concentrando-se em suas construções estéticas.

 

/cronograma

 

Aula 1
Os reflexos do início do século XXI nos cinemas do sul global: sensorialidades e “narrativas sensoriais”.

Filmes:
As luzes de um verão (Vietnã, 2000). Diretor Tran Anh Hung
Síndromes e um século (Tailândia, 2006). Diretor Apichatpong Weerasethakul
Teza (Etiópia, 2008). Diretor Haile Gerima
De novo, outra vez (Argentina, 2019). Diretora Romina Paula

Aula 2
Produção de presença nos cinemas contemporâneos do século XXI: estar implicado num emaranhado de mundos.

Filmes:
Gigante (Uruguai, 2009). Diretor Adrian Biniez
À sombra do pai (Brasil, 2018). Diretora Gabriela Amaral Almeida
Lingüi – as lições sagradas (Chade, 2021). Diretor Mahamat-Saleh Haroun
White Building (Camboja, 2021). Diretor Kavich Neang

Aula 3
Presenças e temporalidades nos cinemas contemporâneos do sul global: “tempo espiralar” e as manifestações de temporalidades não cronológicas nos filmes.

Filmes:
Cemitério do esplendor (Tailândia, 2015). Diretor Apichatpong Weerasethakul
Arábia (Brasil, 2017). Diretores João Dumans, Affonso Uchoa
Aqérat (Malásia, 2018). Diretor Edmund Yeo
Ar condicionado (Angola, 2020). Diretor Fradique

Aula 4
Presenças, corpos, temporalidades e forças de vida nos cinemas contemporâneos do sul global.

Filmes:
The Long Walk (Laos, 2019). Diretora Mattie Do
A Febre (Brasil, 2019). Diretora Maya Da-Rin
Neptune Frost (Ruanda, 2021). Diretores Saul Williams, Anisia Uzeyman
Anatomy of Time (Tailândia, 2021). Diretor Jakrawal Nilthamrong

 

Alunos

Público-alvo: roteiristas, diretores, produtores, escritores, pesquisadores e estudantes interessados no audiovisual. Público amante do cinema em geral.

Carga horária total: 4 encontros – 10 horas

*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer AO VIVO no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.

*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Não tem problema! As gravações são disponibilizadas na área do aluno, ficando disponíveis por 1 mês após a realização da aula ao vivo.

sobre o professor

Professor

  • Henrique Nogueira Neme
    Henrique Nogueira Neme é mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com a dissertação "Mise en scène e corpo no cinema no século XXI: reflexões críticas a partir de Apichatpong Weerasethakul". Formado em Comunicação Social com habilitação em Cinema pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Atualmente é doutorando em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Integra os Grupo de Pesquisa eXtremidades: redes audiovisuais, cinema, performance e arte contemporânea. Atua no meio audiovisual como montador/editor de vídeo, roteirista e assistente de direção. Também exerce a função de consultor e orientador, no campo estético, para diretores e seus projetos de filmes. Dirigiu, escreveu, montou e realizou a preparação de elenco de três curta-metragem: "Entre os Dois" (2015); "Como numa Quarta-feira de Cinzas" (2016) e "Hermético" (2017).

horário de atendimento

 Segunda a sexta, das 10h às 19h.

fale conosco

atendimento@barco.art.br
WhatsApp (11) 99980-5869

Siga o b_arco nas
redes sociais

Facebook Instagram Youtube

Copyright 2019 - b_arco | Desenvolvido por 4cube.

Verified by MonsterInsights