Este curso irá apresentar e dar exemplos das principais modalidades e técnicas envolvidas na concepção e escrita do diálogo no roteiro audiovisual. Oferece uma visão pragmática da mise-en-scène, da necessidade de explorar o subtexto e o potencial criativo da tecnologia da voz e desenho de som.
O curso também irá debater o alcance do diálogo para além da página escrita, por exemplo nos laboratórios, quando há a contribuição do elenco (atores e também não–atores) abrindo a possibilidade para o trabalho colaborativo e o improviso, em consonância com questões de gênero e estilo no audiovisual.
A maestria na criação de diálogos pode se tornar uma especialidade do roteirista profissional. O que define um bom diálogo? Quais forças atuam na sua concepção? Como avaliar o que funciona e o que deve ser descartado na hora revisar um texto? Quando o diálogo é necessário e quando é melhor deixar quieto, literalmente?
O curso apresenta os conceitos principais da arte do diálogo e as ferramentas necessárias para quem deseja se aprimorar ou entender mais do assunto.
Cronograma
Aula 1: A voz no audiovisual
- a) Introdução aos níveis de discurso na literatura, teatro e audiovisual
- b) Enunciação e retórica
– Para quem fala? Quem ouve? Quem escuta?
– Personagem e instância narradora
- b) Texto e imagem
– a palavra na imagem / imagem e palavra
- c) A voz no audiovisual
Diegética
– Em cena (falada e consciência) / (monólogo e diálogo)
– Off
Extra diegética
– Over
- d) Tecnologia da voz
– som direto / estúdio (dublagem) / programas computadorizados
- e) Ficção e documentário
– entrevista
– edição/fala em tempo real
– indexação voz/imagem
– auto representação
– voz “autoral”
Aula 2: quando a personagem fala
– ator e não-ator
– a personagem como realidade linguística
– realismo
– naturalismo
– gêneros históricos e cinematográficos
– uma questão de formato
– diálogo e nível de conflito da personagem
Aula 3: o diálogo e a narração
– as funções do diálogo
– o dito, o não-dito, as alusões, o indizível e a mentira
– ação x não-ação
– diálogo e estrutura
– diálogo e ação dramática
– diálogo e cena
– um conceito de “beat”
Aula 4: estudos de caso para se inspirar
Aluno
Aluno: escritores, dramaturgos, roteiristas, atores, jornalistas, publicitários e aspirantes.
Carga horária total – 4 encontros – 10 horas
*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer ao vivo no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.