O curso apresenta conceitos teóricos e ferramentas práticas que permitem realizar vídeos pelo celular com mais consciência e qualidade. Serão debatidas as estratégias narrativas e formais do audiovisual, com base em referências na história do cinema e da videoarte, para amplificar o vocabulário autoral de cada participante.
Em sintonia com a teoria e a análise das referências, o curso realizará exercícios práticos para as(os) alunas(os) se exercitarem em elementos da linguagem audiovisual tais como enquadramento, movimento de câmera, cor, continuidade e relação som/imagem, pensando sempre no tipo de narrativa que se deseja construir.
Nos exercícios será usado um aplicativo específico de gravação pelo celular, o Filmic-Pro, que permite regular manualmente vários mecanismos que não estão habilitados na câmera do celular.
ATENÇÃO: Filmic-Pro é um app disponível para Android e iOS, que você pode baixar antes da aula (custo aproximado de R$80, dependendo do sistema operacional). O valor do curso não inclui o investimento em apps., até porque existem outros semelhantes e o importante é entender as finalidades para aplicar nos demais.
Cronograma
Aula 1
Teoria: Onde nascem as imagens. A tensão entre ordem e desordem. Domesticação do cinema: o estabelecimento de convenções narrativas. Os códigos do discurso. O primeiro cinema e as novas mídias. As propriedades da imagem e da câmera. Filmar na era do celular.
Prática: Entendendo os recursos do aplicativo filmic-pró. Definição e formatos de tela Frames per rate. Iso. Velocidade do obturador. Exposição. Foco e profundidade. Apresentação do exercício para a aula 2.
Aula 2
Ponto de vista: recorte e ideologia. As tensões entre campo e extra-campo (imagem e áudio). Ética e estética se encontram no momento de definir o que entra e o que fica de fora. O real, os realismos, a representação.
Prática: consolidando o uso dos recursos do Filmic-pro. Discussão dos exercícios entregues pela turma. Apresentação do exercício da aula 3.
Aula 3
Teoria: Os primórdios da fotografia e o nascimento do cinema. Luz: emoção, cor e códigos culturais. Alguns exemplos de gênero e estilo no cinema de ficção, documental e videoarte. Registrar o tempo. Prática: Treinando tipos de iluminação. Luz natural x luz artificial. Temperatura de cor. Iluminação frontal, lateral, contra-luz. Luz dura x luz suave. Discussão dos exercícios entregues pela classe. Apresentação do exercício da aula 4.
Aula 4
Teoria: movimentos de câmera e enquadramento: filmar pensando na montagem. Continuidade, verossimilhança e coerência. A profundidade de campo. O corte e as transições. Alguns exemplos de estrutura narrativa definida pela montagem.
Prática: Tipos de movimento de câmera. Tilt up down. Pan e chicotinho . Câmera parada cena em movimento x câmera em movimento cena parada . Enquadramento e profundidade de campo, lente aberta x zoom, posicionamento da câmera em função de uma determinada narrativa.
Aluno
Para: aberto a todos interessados
Carga horária total: 4 encontros – 10h
*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Sem problemas, nós enviamos a gravação da aula no dia seguinte, por email, em links pessoais e intransferíveis que ficam disponíveis por 7 dias corridos após a realização da aula ao vivo.
*Todos os cursos do b_arco oferecem certificado de aproveitamento, com detalhamento de carga horária, que são enviados por email 1 semana após o encerramento do curso.