Filmando pelo Celular – Da Linguagem à Captação

com
Renata Ursaia e Marta Nehring
> Conceitos e ferramentas práticas para a realização de vídeos com qualidade.

/data

26 a 29 de julho de 2021

segunda a quinta, das 19h às 21h30

/valor

Detalhes Preço Qtd
Desconto à vistaMais Detalhes  R$280,00 (BRL)  
Parcelado - 2xMais Detalhes  R$150,00 (BRL)  

/compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

/conteúdo

 O curso apresenta conceitos teóricos e ferramentas práticas que permitem realizar vídeos pelo celular com mais consciência e qualidade. Serão debatidas as estratégias narrativas e formais do audiovisual, com base em referências na história do cinema e da videoarte, para amplificar o vocabulário autoral de cada participante.
Em sintonia com a teoria e a análise das referências, o curso realizará exercícios práticos para as(os) alunas(os) se exercitarem em elementos da linguagem audiovisual tais como enquadramento, movimento de câmera, cor, continuidade e relação som/imagem, pensando sempre no tipo de  narrativa que se deseja construir.
Nos exercícios será usado um aplicativo específico de gravação pelo celular, o Filmic-Pro, que permite regular manualmente vários mecanismos que não estão habilitados na câmera do celular.

ATENÇÃO: Filmic-Pro é um app disponível para Android e iOS, que você pode baixar antes da aula  (custo aproximado de R$80, dependendo do sistema operacional). O valor do curso não inclui o investimento em apps., até porque existem outros semelhantes e o importante é entender as finalidades para aplicar nos demais.

 

Cronograma

Aula 1
Teoria: Onde nascem as imagens. A tensão entre ordem e desordem. Domesticação do cinema:  o estabelecimento de convenções narrativas. Os códigos do discurso. O primeiro cinema e as novas mídias. As propriedades da imagem e da câmera. Filmar na era do celular.
Prática: Entendendo os recursos do aplicativo filmic-pró. Definição e formatos de tela Frames per rate. Iso. Velocidade do obturador. Exposição. Foco e profundidade. Apresentação do exercício para a aula 2.

Aula 2
Ponto‌ ‌de‌ ‌vista:‌  ‌recorte‌ ‌e‌ ‌ideologia‌. As‌ ‌tensões‌ ‌entre‌ ‌campo‌ ‌e‌ ‌extra-campo‌ (imagem e áudio). ‌Ética‌ ‌e‌ ‌estética‌ ‌se‌ ‌encontram‌ ‌no momento‌ ‌de‌ ‌definir‌ ‌o‌ ‌que‌ ‌entra‌ ‌e‌ ‌o‌ ‌que‌ ‌fica‌ ‌de‌ ‌fora‌. O real, os realismos, a representação. ‌
Prática: consolidando o uso dos recursos do Filmic-pro. Discussão dos exercícios entregues pela turma. Apresentação do exercício da aula 3.

Aula 3
Teoria: Os primórdios da fotografia e o nascimento do cinema. Luz‌:‌ ‌emoção, cor e ‌códigos‌ ‌culturais. Alguns exemplos de gênero e estilo no cinema de ficção, documental e videoarte. Registrar o ‌tempo.‌ ‌‌Prática: Treinando tipos de iluminação. Luz natural x luz artificial. Temperatura de cor. Iluminação frontal, lateral, contra-luz. Luz dura x luz suave. Discussão dos exercícios entregues pela classe. Apresentação do exercício da aula 4.

Aula 4
Teoria: movimentos de câmera e enquadramento: filmar pensando na montagem. Continuidade,‌ ‌verossimilhança‌ ‌e‌ ‌coerência.‌ ‌ A profundidade de campo. O corte e as transições. Alguns exemplos de estrutura narrativa definida pela montagem.
Prática: Tipos‌ ‌de‌ ‌movimento‌ ‌de‌ ‌câmera. ‌Tilt‌ ‌up‌ ‌down‌. Pan‌ ‌e‌ ‌chicotinho‌ . Câmera‌ ‌parada‌ ‌cena‌ ‌em‌ ‌movimento‌ ‌x‌ ‌câmera‌ ‌em‌ ‌movimento‌ ‌cena‌ ‌parada‌ . Enquadramento‌ ‌e‌ ‌profundidade‌ ‌de‌ ‌campo,‌ ‌lente‌ ‌aberta‌ ‌x‌ ‌zoom,‌ ‌posicionamento‌ ‌da‌ ‌câmera‌ ‌em‌ ‌função‌ ‌de‌ ‌uma‌ ‌determinada‌ ‌narrativa.‌ ‌

 

Aluno

Para: aberto a todos interessados

Carga horária total: 4 encontros – 10h

*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Sem problemas, nós enviamos a gravação da aula no dia seguinte, por email, em links pessoais e intransferíveis que ficam disponíveis por 7 dias corridos após a realização da aula ao vivo.

*Todos os cursos do b_arco oferecem certificado de aproveitamento, com detalhamento de carga horária, que são enviados por email 1 semana após o encerramento do curso.

 

 

sobre o professor

Professor

  • Marta Nehring
    Marta Nehring é roteirista profissional desde 2009. Começou a carreira como redatora de publicidade, é diretora de documentários, mestre em Teoria Literária e doutora em Cinema (ambos pela USP). Da sua formação fazem parte cursos de dramaturgia e técnicas narrativas. Foi professora de História do Cinema e dá aulas de roteiro.
  • Renata Ursaia
    Renata Ursaia se formou em arquitetura na FAU SP, mas já durante a faculdade trabalhava como fotógrafa e artista visual. Fez Direção de Fotografia de alguns documentários, como o longa “Muito Além do Peso”. Participou de diversas exposições, no Centro Cultural SP, Itaú Cultural, entre outras. Atualmente trabalha dando aulas e dirigindo vídeos, principalmente docs para internet, como a série “Meu Tempo é Hoje”, para a TV UOL. Saiba mais em: www.renataursaia.com.br