Neste curso, faremos uma viagem que parte das ideias e chega nas histórias.
Em teoria, e na prática, nosso objetivo é escrever bonito. Engraçado. Triste. Estranho. Misterioso. Comunicativo. Emocionante. Maluco. Enfim, com ênfase.
Você já teve uma ideia incrível para uma história, mas na hora de colocar no papel algo não encaixava? O ritmo parecia estranho, os diálogos artificial e, no fim, a história não fluía como você imaginava?
Escrever para o audiovisual não é apenas sobre criatividade – é sobre técnica.
Um bom roteiro precisa de estrutura, ritmo e personagens vivos para que a história funcione na tela. Sem isso, até as melhores ideias podem se perder no papel. Um bom roteiro faz a diferença entre uma cena qualquer e uma cena que fica na memória do público.
Adriana Falcão, roteirista de sucessos no cinema e na TV, como O Auto da Compadecida e A Grande Família, vai te ensinar como transformar uma ideia solta em uma história envolvente, como dar vida a personagens, como escrever diálogos que soem naturais.
Se você escreve ou quer escrever para cinema, TV ou streaming, esse curso é um bom caminho para você. São quatro aulas online e ao vivo, onde você vai entender como estruturar suas narrativas e dar vida às suas histórias.
/cronograma
Aula 1
A ideia, as ideias, cada ideia.
Você já tem uma ideia da história que vai escrever, ou você quer contar uma história e precisa de uma ideia?
Você tem que gostar da história que vai contar, você vai dançar com ela muito tempo.
Escolha bem essa ideia. Você quer contar o quê? As ideias vão morar na sua cabeça até a história estar escrita.
Já tendo a ideia ou não, pra começar a escrever sua história, você vai ter que encontrar/escolher o estilo da narrativa, o tom, o ritmo, a voz, o gênero, e reticências.
A história será um filme, um livro, uma peça de teatro?
É mistério? É comédia? É drama? É suspense? É terror? É romântico?
Em qual universo a história se adapta melhor, e, portanto, conta melhor o que você quer contar?
*Exemplos de boas ideias que deram boas histórias.
Aula 2
Estrutura de roteiro
Roteirista convidado: Matheus Torreão.
Adaptações
Exemplos: o Auto da compadecida, Pérola, Eu e meu guarda-chuva, A Máquina, Luna Clara e Apolo Onze, Queria ver você feliz, Cem anos de solidão.
Aula 3
Personagens e diálogos
*Entrega de algumas cenas, ainda na escaleta, de um filme que já existe, pra dialogar como exercício para o dia seguinte. Será uma boa experiência ver como o/a roteirista do tal filme escreveu seus diálogos.
A construção do personagem.
A função do personagem.
A Voz do personagem. (Oficina que já existe).
Diálogos.
Aula 4
O exercício
Leitura e comentários sobre diálogos do exercício. É um momento importante. O resultado do trabalho. Os diálogos escritos, serão escolhidos no intuito de serem bons exemplos de tudo que falamos nesses dias.
Alunos
Público: interessados em escrever textos literários ou roteiros de cinema e de séries. Não precisa ser profissional!
Carga horária total: 4 encontros – 12 horas
*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer AO VIVO no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.
*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Não tem problema! As gravações são disponibilizadas na área do aluno, ficando disponíveis por 30 dias após a realização da aula ao vivo.