LAB de Criação de Personagens para Redes Sociais

com
Newton Cannito e Thiago Amaral
> noções de atuação e audiovisual para a criação de um avatar.

/data

5 a 28 de julho de 2021

segundas e quartas, das 19h às 21h30

/valor

Detalhes Preço Qtd
Desconto à vistaMais Detalhes  R$460,00 (BRL)  
Parcelado - 2xMais Detalhes  R$255,00 (BRL)  

/compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

/conteúdo

Esse curso é livre para artistas e não artistas pesquisarem seu avatar e o exercitarem nas redes sociais, produzindo conteúdo, engajamentos e uma linguagem poética ficcional própria. Esse duplo de si mesmo é uma criação bem humorada, satírica e com apelo estético para discutir conceitos éticos e existenciais.
Se você é ou quer ser influencer, ou se você simplesmente curte colocar conteúdos divertidos em suas redes, já percebeu que precisa de muita criatividade para criá-los. É necessário ter noções de atuação, direção, performance e roteiro. 

A ideia do LAB é atender essa demanda e ensinar:

  • Formatos de criação Televisiva para Produtores de Conteúdo Digitais: para inspirar você a criar seus próprios conteúdos.
  • Criar um personagem performático: que estamos chamando de Avatar Tropical – que poderá ser um dos seus alter egos digitais, abrindo sua criatividade para gerar novos conteúdos.
  • Desenvolver ações poéticas: encontrando sua poética e linguagem próprias.
  • Grupo de estudos: Referências, estudos de casos, filmes, leituras, vídeos compartilhados. Exemplos de performers como Sacha Baran Cohen, Michael Moore, Maria Bopp, Ilana Kaplan, Libolli.
  • Ateliê prático: biografia do Avatar, ancestralidade, qual o seu “incidente incitante”, seus poderes, sua habilidade, identidade visual, gostos, ídolos, sonhos. Serão realizadas entrevistas e debates desses Avatares.
  • Experimentos audiovisuais: a cada etapa da oficina será sugerido para os participantes gravarem uma cena realizada em suas próprias casas, de no máximo 1 minuto. No fim do curso cada performer fará uma edição de todo esse material e poderá realizar um Mini-documentário de no máximo 4 minutos
  • Mostra Mini Doc: no último dia do curso abriremos a sala do zoom para convidados e exibiremos todos os Mini Docs, com um bate papo no final. A intenção não é mostrar algo pronto, mas um registro do processo de por onde cada Avatar está se desenvolvendo. 

Tudo isso em conexão com a estética de Oswald de Andrade, um dos principais nomes da semana de 22. #devoração #antropofagia 

Liberte-se do hiper realismo da auto exposição eterna!

O objetivo é estimular você, criador de conteúdo digital, a usar recursos de formatos do cinema documental e das artes performáticas, possibilitando a criação de conteúdos mais práticos e inovadores, que alcancem sucesso e despertem as consciências!

 

Sobre o Avatar Tropical: 

O que é o Avatar Tropical? Imagine o seu Eu Superior manifestado em um personagem alegórico. Imagine algo como um personagem carnavalesco. Adicione um engajamento, ou seja, adicione um ser que entende a ética tropical do povo brasileiro, manifesta no carnaval, no samba, na ginga, no drible e sabe lidar com ela para alcançar seus justos propósitos.
Imagine um super herói tropical que age para transformar o mundo, mas sem perder a alegria, prova iniciática principal de São Oswald de Andrade (A alegria e a prova dos nove!).
Imaginou? Sonhou? Esse é o seu Avatar Tropical!

 

Cronograma

Primeira Semana
  Apresentação dos Princípios do Avatar Tropical;
  Qual o meu avatar?;
  O que faz o Avatar Tropical?;
  Valores: diversidade, antropofagia, sincretismo, caridade;
  Storytelling pessoal:
Como sua história de vida pode lhe inspirar a criar seu Avatar;
Perguntas chaves em sua autobiografia;
Descoberta de seu propósito.

 

Segunda Semana
  Muito além de eu mesmo: a relação com a natureza e seus poderes mágicos;
  A escolha do seu Mestre da Sabedoria Tropical;
  Estética Avatar:
  A importância do paradoxo;
  Antropofagizando o fascismo;
   Jogos de entrevista com o Avatar.

 

Terceira Semana
Relações. Debates entre os Avatares;
Você Avatar no Futuro.
 

Quarta Semana
Vídeo-Performance: criação de um vídeo curto com relatos, documentos, registros do processo de criação desse Avatar;
Mostra Avatar Tropical.

No dia 28 de Julho, último encontro, haverá a Mostra Avatar Tropical, aberta ao público, transmitida via youtube pelo canal Utopia Brasil.

 

Aluno

Carga horária total: 8 encontros – 20h

Público-alvo: aberto a todos os interessados

*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Sem problemas, nós enviamos a gravação da aula no dia seguinte, por email, em links pessoais e intransferíveis que ficam disponíveis por 7 dias corridos após a realização da aula ao vivo.

*Todos os cursos do b_arco oferecem certificado de aproveitamento, com detalhamento de carga horária, que são enviados por email 1 semana após o encerramento do curso.

sobre o professor

Professor

  • Newton Cannito
    Newton Cannito é Roteirista e diretor, criador da "Utopia Brasil", da "Deus é Humor" e do método "Sua Vida é um filme". Doutor pela USP, e autor de séries como "Unidade Básica" (Globoplay) e de inúmeros documentários performáticos como "Violência S.A", "Jesus no Mundo Maravilha" da série "Utopia Brasil".
  • Thiago Amaral
    Thiago Amaral é Thiago Amoral, ator, clown, diretor, performer, dançarino, jardineiro e canhoto. Graduado em Artes Cênicas pela ECA-USP, é cofundador e ator da Cia. Hiato, tendo criado e atuando nos espetáculos Cachorro Morto, Escuro, O Jardim, Ficção, 2 Ficções, Amadores e Odisseia. É criador do coletivo Cosmic Dance que faz performances a partir do gênero pop indiano Bollywood Dance. Criador de @ Libolli_oficial.