Lab Livro Ato – A Poética de Glauber Rocha

com
Pedro Paulo Rocha
> Imersão provocativa para pensar a contemporaneidade intempestiva do cineasta.

/data

2 a 4 de agosto de 2021

segunda a quarta, das 19h às 21h30

/valor

Sentimos muito, mas todos os bilhetes tiveram suas vendas finalizadas porque o evento já ocorreu.

As inscrições estão encerradas.

Deixe seu contato e avisaremos quando houver uma nova edição deste curso.

/compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

/conteúdo

O Lab Livro Ato consiste em 3 encontros imersivos, filosóficos e experimentais, em que artista, filósofo, esquizo-analista Pedro Paulo Rocha, compartilhará o processo em ato de construção do seu livro inédito, “A Poética de Glauber Rocha”.

Entre a memória e a invenção, mistura de passado com futuro na encruzilhada do agora, o livro em construção será usado como roteiro aberto de provocação para pensarmos a contemporaneidade intempestiva de Glauber Rocha. 

O objetivo é mergulhar na obra glauberiana, através de seus filmes, trajetória, pensamentos e escritura em fluxo, câmera, corpo e territórios, cruzar o labirinto da vida e da obra, para traçar as linhas de rupturas mais inventivas de sua poética em relação aos padrões culturais de sua época e da nossa ruidosa atualidade política cultural. 

Imagens e sons em movimento, cinema e pensamento, fluxo, montagem, memória eletrônica, do Cinema Novo ao TranzCinemas. 

 

Cronograma

Encontro 1 – Memória e Invenção, obra e vida do Cineasta, trajetos entre o Sertão e o Mar, o poeta, a história e a revolução da linguagem, a revolução como estética.

 

Encontro 2. Glauber e a Decolonização no Cinema, estética da fome e o filme na África,  O leão de 7 cabeças, entre Roma e o Cinema Tricontinental, roteiros não filmados, o Nascimento dos Deuses, linhas de fuga.

 

Encontro 3. Passagens entre Ditaduras e As aberturas Políticas, Glauber e a volta do exílio, o ruído cultural, seus últimos filmes escritos, Riverão Sussuarana, DI e A Idade da Terra e a explosão da linguagem, kynorama e cinema do futuro. 

 

Aluno

Carga horária total – 3 encontros – 7h30m.

Público-alvo: Cineastas, Artistas, pesquisadores, estudante, interessados.

*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Sem problemas, nós enviamos a gravação da aula no dia seguinte, por email, em links pessoais e intransferíveis que ficam disponíveis por 7 dias corridos após a realização da aula ao vivo.

*Todos os cursos do b_arco oferecem certificado de aproveitamento, com detalhamento de carga horária, que são enviados por email 1 semana após o encerramento do curso.

sobre o professor

Professor

  • Pedro Paulo Rocha
    Pedro Paulo Rocha é Tranzcineasta, Performer, Diretor e Criador do Teatro Hacker, além de poeta, compositor, montador, artista visual, ativista e Esquizo-Analista. O artista também vem realizando trabalhos com esquizo-análise e performance. Sua obra é um labirinto vivo entre mistura de linguagens e atos performáticos, em constante fluxo nas redes sociais e no território urbano: da cidade à tela, do korpo à máquina, do pixo ao glitch, do cinema ao tranzcinemas, do teatro à performance, da arte á política, seus trabalhos são vivos em constante transformação e tradução de linguagens.