Lab de Roteiro para Séries de TV – Piloto Original e Spec

com
Aleksei Abib e Julia Priolli
> Uma executiva de canal e um doctor de roteiro em curso inédito de séries de TV.

/data

Abril - quartas e quintas, das 19h às 22h | Maio e Junho - quartas, das 19h às 22h

/valor

Sentimos muito, mas todos os bilhetes tiveram suas vendas finalizadas porque o evento já ocorreu.

As inscrições estão encerradas.

Deixe seu contato e avisaremos quando houver uma nova edição deste curso.

/compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

/conteúdo

Apresentação

Inspirado nos moldes dos Laboratórios realizados pelo Sundance Institute Columbia University (EUA), voltados a criação original, desenvolvimento e formação de portfolio, dois dos maiores consultores do mercado atual trazem ao Brasil o curso inédito de roteiro que inclui a criação de Pilotos Originais e Spec Scripts (episódios originais de séries já existentes): o Lab Intensivo de Roteiro para Séries de TV – Original e Spec.

 

Conteúdo

Durante os encontros, os participantes vão desenvolver simultaneamente dois projetos originais: um Piloto de Série Original, e outro Spec Script (no formato e estilo de uma série já existente, a escolha de cada autor)

A dinâmica de desenvolvimento do Lab acontece em duas frentes simultâneas de ação: o trabalho individual de cada autor extra-classe, e a colaboração criativa dos colegas em sala, segundo o modelo “writers room”, com a avaliação em sala dos consultores.

Durante o LAB, além das técnicas básicas de escrita audiovisual, serão abordados tópicos como: séries de meia hora e uma hora, os modelos stand alone e ensamble, os diferentes tipos de piloto, técnicas de decupagem (comédia/drama/procedural), o conflito central e o tema da série, a “ pizza” de personagens (construção e equilibrio de personagens relacionados ao tema da Série), entre outros.

Serão realizados ainda estudos comparativos de caso de sucessos nacionais, americanos e europeus (“Friends”, “Big Bang Theory”, “A Grande Familia”, “Seinfeld”, “Breaking Bad”, “1 Contra Todos”, “Game of Thrones”, “Stranger Things”, “Black Mirror”, “Big Little Lies”, “The Handmaid’s Tale”, “Sex Education”, “Método Kominsky”, entre outros).

Ao final do LAB, e os autores terão dois projetos sólidos em seu portfolio, aptos para apresentação em mercados como RCM (Rio Content Market), Editais do FSA (FUNDO SETORIAL AUDIOVISUAL), e Canais de Tv e a Cabo.

 

Videos

Assista aos professores falando sobre o curso.

Sobre os professores

Julia Priolli é gerente de conteúdo original da Fox Network Group e supervisiona a dramaturgia das séries Um Contra Todos, Me Chama de Bruna, Rio Heroes e Ouro Branco, além de todos os projetos originais da FOX Brasil que estão em fase de desenvolvimento. Roteirista com especialização em Columbia University, trabalhou nas produtoras 02, Bossa Nova, Primo Filmes, Glaz, 44 Toons, Olhar Imaginário, Fabrika Filmes, Luz Mágica, entre outras, atuando tanto nas salas de roteiro ou como script-doctor. Foi roteirista das séries Lili a Ex (2015), De perto Ninguém é Normal (2016) e Tempero Secreto (2015), para a GNT, da animação Bobolândia/Monstrolândia (2018) para a TV Cultura e Amigo de Aluguel (estréia prevista em 2018) para Universal. Foi coordenadora e consultora dos Laboratórios do Prodav 4, através da Klaxon Audio Visual. Finalista do Prêmio Netlab TV em 2014, também atua na formação do mercado audiovisual, como idealizadora e organizadora de diversos laboratórios de roteiro com professores de Columbia University e NYU.

 

Aleksei Abib é roteirista, script-doctor e diretor. Entre seus principais trabalhos, assina os roteiros de A Via Láctea (46ª. Semaine Internationale de la Critique, Festival de Cinema de Cannes); do documentário O Último Kwarup Branco (Menção Honrosa noDOCSDF – Festival Internacional de Documentários da Cidade do México; e da novela Água na Boca, da Band. Em anos recentes, tornou-se um dos consultores de roteiro mais requisitados do pais, onde contam, entre outros, os cript-doctor de Elena (Pré–indicado ao OSCAR, 2015; Melhor Documentário, 35ºFestivalInternacional del Nuevo Cine Latino americano, Havana, 2013; De Menor (Melhor Filme, Festival do Rio, 2013;“Cine Construcción; Festival de San Sebastian e Biarritz); o blockbuster Mais Forte que o Mundo; O Último Cine Drive-In (Prêmio da Critica, Festival de Gramado, 2015), a cinebiografia da escritora Zélia Gattai, Zélia – Memórias de Amor, 2017, e o telefilme Amor ao Quadrado, daRede Globo , 2017. Foi consultor nas edições de 2009 a 2013 do Laboratório de Roteiros do Sesc (antigo Sundance), analista de projetos no Programa Ibermedia, em Madrid, 2000, e instrutor de roteiros para a Rede Globo no programa Profissão Repórter, do jornalista Caco Barcellos. É um dos autores do livro Profissão Repórter, da Editora Planeta, em colaboração com a Rede Globo de Televisão. Atualmente é Coordenador do NETLAB, 2018, e um dos professores convidados das oficinas de roteiro da EICTV, Escuela Internacional de San Antonio de los Baños, Havana, Cuba. Escreveu e dirigiu os premiados curtas Brasil Maravilha e O Taxi de Escher exibidos em mais de quarenta países e com seleção oficial nos festivais de Rotterdam (IFFR), Berlin (Interfilms), Miami (MsFF), Sydney (SFF), entre outros.

 

Aluno

Carga horária: 16 encontros de 3h | total 48 horas

Aberto a todos os interessados.

Inscrições até 01/04 ou até acabarem as vagas.


Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!

  (11) 3081-6986
 (11) 94528-8833
  atendimento@barco.art.br

 


Apoio

BRAVI               

 

*Descontos para associados

sobre o professor

Professor

  • Aleksei Abib
    Aleksei Abib é diretor, roteirista e um dos principais consultores de roteiro do país. Assina, entre outros, os roteiros de “A Via Láctea” (46ª. Semaine de la Critique, Festival de Cannes); de “O Último Kwarup Branco” (Menção Honrosa DOCSDF – Festival Intl de Documentários da Cidade do México); e da novela “Água na Boca”, Band. Foi script-doctor de “Elena”, de Petra Costa (Pré–indicado ao Oscar, 2015); “De Menor”, de Caru Alves de Souza (Melhor Filme- Festival do Rio, 2013); do blockbuster “Mais Forte que o Mundo”, de Afonso Poyart; e dos ainda inéditos “Eduardo e Mônica”, de René Sampaio, e "Mulher Oceano", da atriz e diretora Djin Zganzerla. Foi líder e consultor de diversos núcleos criativos no país, entre os quais o Núcleo do Crime, de Karim Aïnouz, Foi consultor do Laboratório Novas Histórias (2009 a 2013), analista de projetos no Programa Ibermedia, Madrid, instrutor de roteiro do “Profissão Repórter”, do jornalista Caco Barcellos, e é um dos autores do livro “Profissão Repórter”. Foi ainda um três consultores nacionais do Projeto Paradiso, 2019, e atualmente é professor convidado da EICTV, Escuela Intl de San Antonio de los Baños, Havana, Cuba. Escreveu e dirigiu os premiados curtas “Brasil Maravilha” e “O Taxi de Escher” (co-diretor Flavio Botelho) exibidos em mais de quarenta países, com seleção oficial nos festivais de Rotterdam (IFFR), Berlin (Interfilms), Miami (MsFF), Sydney (SFF), entre outros. Em direção, seu projeto mais recente é o longa documental em finalizacão, "You Are Not a Soldier" (título provisório), do qual assina o roteiro, e co-direção ao lado da diretora Carol Telles. Atualmente é roteirista chefe das séries em desenvolvimento "A Coach do Fracasso" (comédia), e "O ESPÍRITO DA SANTA"(fantasia), em parceria com a produtora Hungry Man, e da serie investigativa "Psique".
  • Julia Priolli
    Priolli atua como script-doctor no Canal FOX. Assina a supervisão de roteiro da série #MeChamadeBruna, indicada ao prêmio APCA e participa do desenvolvimento da segunda temporada da série Um Contra Todos.  É consultora dos Laboratórios de Desenvolvimento de Projeto de Séries do Prodav 04, organizados pela  Klaxon Cultura Audiovisual para ANCINE. Como roteirista, trabalhou  nas produtoras O2, Bossa Nova e Primo Filmes e escreveu roteiros das séries Lili, a Ex, Tempero Secreto e De Perto Ninguém é Normal, para o canal GNT. Finalista do prêmio Netlab TV, em 2014, com a comédia política O Filho da Pátria, ficou entre os 8 melhores roteiros de mais de mil concorrentes. Julia foi contemplada em cinco núcleos criativos do Fundo Setorial do Áudio Visual, e escreveu roteiros de projetos que estão em etapa de produção. Também atua na formação do mercado audiovisual, como idealizadora e organizadora de diversos laboratórios de roteiro com professores de Columbia University e NYU, como Alan Kingsberg, Joe Cacaci e Robin Epstein. Em 2014, produziu os workshops de direção e roteiro de Dan Attias, diretor de Homeland, Sopranos, The Wire, e The Killing, e de David Zabel, showrunner da série ER – Plantão Médico. Formada em Jornalismo pela PUC-SP, escreveu artigos para os livros Zapping TV- El paisaje de la tele latina, organizado pelo colombiano Omar Rincón, editado pela Fundação Friedrich Ebert Stiftung, em 2011, bem como o livro Teledramaturgia para a Juventude, organizado por Mario Borgneth e a coletânea de livros Café Filosófico. Jornalista de 2001 a 2010, passou pelas redações de Veja, Superinteressante, Vida Simples, Trip, TPM, Capricho, Mundo Estranho, Aventuras na História, como editora ou repórter. Seu último trabalho como jornalista foi na revista peruana Etiqueta Negra.