Masterclass – Bons namoros entre o cênico e o audiovisual

com
Daniela Carmona
> Participe da Masterclass Gratuita

/data

24 de março de 2022

quinta, das 19h às 22h

/categoria

curso online - artes cênicas

/valor

Sentimos muito, mas todos os bilhetes tiveram suas vendas finalizadas porque o evento já ocorreu.

As inscrições estão encerradas.

Deixe seu contato e avisaremos quando houver uma nova edição deste curso.

/compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

/conteúdo

Num formato prático-teórico, o encontro online apresentará os conteúdos que serão trabalhados no curso presencial O TEATRO COMO FONTE DE DRAMATURGIAS AUDIOVISUAIS (São Paulo) e no curso online BONS NAMOROS ENTRE ARTESANIA CÊNICA E VIRTUALIDADE (em breve). Ambas experiências enfatizam diálogos entre o cênico e o virtual e falam de contágios e mestiçagens que abrem novos caminhos de linguagem, em desdobramentos materiais e imateriais, quando a artesania cênica encontra a virtualidade.
O evento presencial O TEATRO COMO FONTE DE DRAMATURGIAS AUDIOVISUAIS será uma imersão de 5 dias que usa exercícios de teatro para mobilizar a expressão de dramaturgias autorais dentro de contextos coletivos, passando por técnicas de mascaramentos da face, do corpo e do ambiente, através de jogos que tratam performer, espaço, som, luz e forma como entidades falantes do processo, com igual força discursiva. Serão produzidos materiais para serem testados em abordagens cênicas e audiovisuais, criados a partir de celulares, câmeras, luzes e outras materialidades disponíveis no ambiente.
O curso online BONS NAMOROS ENTRE ARTESANIA CÊNICA E VIRTUALIDADE (em breve) aborda algumas pontes de comunicação entre as artes cênicas e as virtuais, desde experimentos do início do século XX, como o Ballet Triadic da Bauhaus (1922), até criações contemporâneas. Serão 5 encontros prático-teóricos, sempre finalizados com um bate-papo com criadoras que transpuseram para o virtual suas sabedorias cênicas, em contaminações que produziram resultados técnicos e estéticos potentes. Em ordem de participação: Georgette Fadel, Janaína Leite, Sara Antunes, Grace Passô e Carol Cony Dariano.

 

Foto: Claudio Etges

sobre o professor

Professor

  • Daniela Carmona
    DANIELA CARMONA é Atriz, Diretora e Dramaturga, mestre em Teatro pela UNIRIO. Recentemente estreou o solo audiovisual PELE, e presencialmente dirigiu e roteirizou HILDA (Hilst) para o Clifftown Theatre (UK) e atuou em GUERRILHEIRAS, direção de Georgette Fadel e dramaturgia de Grace Passô. Em 2020/21 foi professora da versão digital do Atelier de Pesquisa do Ator do SESC PARATY, ao lado de Fabiana de Mello e Souza. Em 2019 foi Diretora Convidada da Universtity of ESSEX (UK) para ministrar uma imersão de 200 horas no East15 - BA World Performance, assim como conduzir um semestre de Atuação V na UNIRIO. Em 2014 foi professora de teatro no INTERCULTURAL THEATRE INSTITUTE (ITI) / Cingapura-Ásia. Fundadora do grupo teatral Cia do Giro, onde traz premiações como diretora, atriz e dramaturga por LARVÁRIAS, GUETO BUFO, CLOWNSSICOS, BESTA-FÊMEA e O SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO, que circularam por Estocolmo, Lisboa e Ilha da Madeira, Barcelona e Granada, Cingapura, Buenos Aires, Montevidéu, Quito, Venezuela e Brasil (POA em Cena, São José Rio Preto, Anjos do Picadeiro, Palco Giratório, Myriam Muniz Funarte, Caixa Cultural). LARVÁRIAS foi considerado um dos 10 melhores espetáculos de 2007 por Barbara Heliodora - O Globo. Diretora-fundadora e Professora por 18 anos do TEPA – Teatro Escola de Porto Alegre, centro de Formação de Atores em Nível de Qualificação Profissional/SATED. Autora do livro “TEATRO: ATUANDO, DIRIGINDO E ENSINANDO”, pela Editora Artes & Ofícios, 2004 - POA. Têm formação na ECOLE PHILIPPE GAULIER (Londres), LABAN CENTRE (Londres); em MIMO CORPORAL DE ETIENNE DECROUX (Paris, 2003), com Thomas Leabhart; no MICHAEL CHEKOV ACTING STUDIO, com Lenard Petit (Nova York) e na SITI COMPANY DE ANNE BOGART - Suzuki e Viewpoints (Nova York). Fez especializações no Gaga Technique do Grupo Batsheva no PERRIDANCE (Nova York); Dança Contemporânea no NEW DANCE AMSTERDAM (Nova York); Clown com Carlo e Alberto COLOMBAIONE (Madri).