Num formato prático-teórico, o encontro online apresentará os conteúdos que serão trabalhados no curso presencial O TEATRO COMO FONTE DE DRAMATURGIAS AUDIOVISUAIS (São Paulo) e no curso online BONS NAMOROS ENTRE ARTESANIA CÊNICA E VIRTUALIDADE (em breve). Ambas experiências enfatizam diálogos entre o cênico e o virtual e falam de contágios e mestiçagens que abrem novos caminhos de linguagem, em desdobramentos materiais e imateriais, quando a artesania cênica encontra a virtualidade.
O evento presencial O TEATRO COMO FONTE DE DRAMATURGIAS AUDIOVISUAIS será uma imersão de 5 dias que usa exercícios de teatro para mobilizar a expressão de dramaturgias autorais dentro de contextos coletivos, passando por técnicas de mascaramentos da face, do corpo e do ambiente, através de jogos que tratam performer, espaço, som, luz e forma como entidades falantes do processo, com igual força discursiva. Serão produzidos materiais para serem testados em abordagens cênicas e audiovisuais, criados a partir de celulares, câmeras, luzes e outras materialidades disponíveis no ambiente.
O curso online BONS NAMOROS ENTRE ARTESANIA CÊNICA E VIRTUALIDADE (em breve) aborda algumas pontes de comunicação entre as artes cênicas e as virtuais, desde experimentos do início do século XX, como o Ballet Triadic da Bauhaus (1922), até criações contemporâneas. Serão 5 encontros prático-teóricos, sempre finalizados com um bate-papo com criadoras que transpuseram para o virtual suas sabedorias cênicas, em contaminações que produziram resultados técnicos e estéticos potentes. Em ordem de participação: Georgette Fadel, Janaína Leite, Sara Antunes, Grace Passô e Carol Cony Dariano.
Foto: Claudio Etges