Apresentação
Stella Adler começou a atuar aos 4 anos de idade trabalhando no teatro Ídiche com seu pai, Jacob Adler, um imigrante judeu russo que no começo do século XX em Nova York já tinha grande notoriedade como ator. Na juventude, em companhia de amigos como Lee Strasberg, Harold Clurman e Clifford Odets, teve contato com as primeiras informações sobre o Sistema de Stanislavsky através de atores do Teatro de Arte de Moscou. Juntos, criaram o Group Theatre e desenvolveram as bases do teatro realista norte americano que culminaria na criação da linguagem cinematográfica de Hollywood. Buscando uma conexão própria com o trabalho do russo, Stella viajou a Paris em 1934 para ter aulas com Stanislavsky, na época com 71 anos, e descobriu atualizações do método que estava sendo usado nos EUA. Voltando para casa, Adler apresentou a Lee Strasberg, um dos principais nomes do Actors Studio, a nova abordagem do russo, mas Lee a rejeitou. Stella Adler então montou sua própria escola de atuação.
Conteúdo
O workshop consiste na aplicação prática de exercícios desenvolvidos pela atriz e diretora teatral americana Stella Adler, para o desenvolvimento da imaginação ativa, talvez a mais importante ferramenta do método, mas serão abordados conceitos referentes a outras ferramentas, tais como a análise de texto, as ações físicas e o script breakdown.
A imaginação ativa é a capacidade de nos acostumarmos às realidades da obra que estamos trabalhando de forma criativa. Ela se divide fundamentalmente entre criação do passado do personagem e criação do lugar de cena. Conforme eu crio o passado do personagem, eu o compreendo melhor e vou em busca de duas coisas principais: Detalhes e imagens que me movam profundamente. A segunda etapa no trabalho da imaginação é a criação do lugar de cena. Todas as cenas em que atuo, segundo Stella, devem ser criadas de antemão pelo ator, em seu trabalho em casa. Muitas vezes o material dá alguns detalhes do lugar, mas novamente há muitas lacunas a serem preenchidas pelo ator. É importante buscar os detalhes que mais nos alimentarão principalmente nas cenas mais difíceis.
Passaremos também por técnicas de análise de texto, que nos ajudam a entender com riqueza de detalhes os paradigmas do material, seus temas e suas especificidades; pelo processo de script breakdown, que consiste em dividir um texto em atos, cenas, viradas de cena, parágrafos e linhas, de forma a fragmentar o texto, buscar o entendimento de cada unidade e entender os objetivos das personagens num processo de ação e reação; também experimentaremos as ações físicas, que nos lembram que fazer é muito diferente de sentir, que estar fazendo algo em cena é controlável pelo ator, e gera os sentimentos como resultado.
Cronograma
AULA 01 – Introdução
- Chegando (jogo de memórias e frases)
- Aquecimento (detalhes do espaço)
- Exercício de imaginação
- Introdução Técnica Adler
- Intervalo
- As dimensões das Personagens
- Tarefa: Criação de Personagem – para o dia 2
- Exercício: Privado em Público
- Exercício: Contribuindo com um Objeto
- Exercício: Justificativas Internas
AULA 02 – Personagens
- Chegando (jogo de memórias e frases)
- Aquecimento (detalhes do espaço)
- Exercício de imaginação
- Intervalo
- Apresentação: Criação de Personagem – feedbacks
- Tarefa: Construindo o Passado / Vivendo no Espaço – para o dia 3
AULA 03 – Espaço / Passado
- Chegando (jogo de memórias e frases)
- Aquecimento (detalhes do espaço)
- Exercício de imaginação
- Intervalo
- Apresentação: Construindo o Passado / Vivendo no Espaço – feedbacks
- Tarefa: Diálogo / Ações – para o dia 4
AULA 04 – Diálogos / Ações
- Chegando (jogo de memórias e frases)
- Aquecimento (detalhes do espaço)
- Exercício de imaginação
- Intervalo
- Apresentação: Diálogo / Ações – feedbacks
- Tarefa: Profissões – para o dia 5
AULA 05 – Profissões
- Chegando (jogo de memórias e frases)
- Aquecimento (detalhes do espaço)
- Exercício de imaginação
- Intervalo
- Apresentação: Profissões – feedbacks
- Tarefa: Imaginação Coletiva – para o dia 6
AULA 06 – Imaginação Coletiva
- Chegando (jogo de memórias e frases)
- Aquecimento (detalhes do espaço)
- Exercício de imaginação
- Intervalo
- Apresentação: Imaginação Coletiva – feedbacks
- Encerramento
Aluno
Carga horária total – 6 encontros – 24 horas
Público-alvo – aberto a todos os interessados
Sobre o professor
Guilherme Rodio é ator e produtor formado pelo Centro de Pesquisa Teatral do SESC (CPT) e pela Stella Adler Academy of Acting de Hollywood. Trabalhando em cinema e TV desde 2012, atuou em doze filmes entre curtas e longas metragens e 14 comerciais das mais diversas marcas.
Na TV soma atuações em 9 séries de para os canais Globo, History, Space, Universal e Multishow.
Esteve recentemente nas séries de TV Hebe e Carcereiros, da TV Globo, Gigantes do Brasil,do History Channel e Pacto de Sangue do Netflix e no premiado curta metragem Sal, produzido pela Parakino Filmes, pelo qual ganhou os prêmios de melhor ator no Canadian Diversity Film Festival e Festival Comunicurtas em 2016. Escreveu, produziu e atuou no curta metragem a Volta Para Casa, ao lado de Lima Duarte, que está rodando festivais no Brasil e no mundo.
No teatro, trabalhou por seis anos na Companhia do Hotel Green Garden, sob direção de Ivan Feijó, atuou em cinco projetos com o Grupo XIX de Teatro, entre eles duas parcerias com o Teatro de’ll Argine de Bologna e na peça Judgement on a Grey Beach, da Companhia TeatroDramma, dirigida por Elia Schneider e encenada no teatro La Mama de Nova York.
Foi professor no curso de introdução ao método de Ator (CPTzinho) e prepara atores usando as técnicas desenvolvidas tanto por Stella Adler como por Antunes Filho.