Skip to content
b_arco
  • Institucional
    • _quem somos
    • _equipe
    • _políticas afirmativas
    • _parceiros & colaboradores
    • Contato
  • cursos ao vivo
    • _programas e trilhas de formação
    • _produção
    • _jurídico
    • _roteiro
    • _não ficção
    • _todos
    • _professores
  • cursos gravados
    • _curso Daniel Rezende
    • _curso Jorge Furtado l
    • _curso Jorge Furtado ll – Séries
    • _curso Lilia Schwarcz
    • _curso Rogério Silva (Nexo)
  • sou aluno
  • para empresas
Menu Fechar
  • Institucional
    • _quem somos
    • _equipe
    • _políticas afirmativas
    • _parceiros & colaboradores
    • Contato
  • cursos ao vivo
    • _programas e trilhas de formação
    • _produção
    • _jurídico
    • _roteiro
    • _não ficção
    • _todos
    • _professores
  • cursos gravados
    • _curso Daniel Rezende
    • _curso Jorge Furtado l
    • _curso Jorge Furtado ll – Séries
    • _curso Lilia Schwarcz
    • _curso Rogério Silva (Nexo)
  • sou aluno
  • para empresas
  • Institucional
    • _quem somos
    • _equipe
    • _políticas afirmativas
    • _parceiros & colaboradores
    • Contato
  • cursos ao vivo
    • _programas e trilhas de formação
    • _produção
    • _jurídico
    • _roteiro
    • _não ficção
    • _todos
    • _professores
  • cursos gravados
    • _curso Daniel Rezende
    • _curso Jorge Furtado l
    • _curso Jorge Furtado ll – Séries
    • _curso Lilia Schwarcz
    • _curso Rogério Silva (Nexo)
  • sou aluno
  • para empresas
carregando...

Modelos de Negócio no Cinema

com
Adrien Muselet e Rafaella Costa
> Como o cinema independente se estrutura, estratégias de distribuição e coprodução internacional.

/data

24 a 26 de novembro de 2025

segunda a quarta, das 19h às 21h30

/categoria

curso online - audiovisual

/valor

Detalhes Preço Qtd
À vistaMais Detalhes esconder detalhes - R$490,00 (BRL)  

Detalhes

Preço
Nome Descrição Valor
À vista R$490,00 (BRL)
Total R$490,00 (BRL)

Datas da venda
- As datas em que esta opção está disponível para compra.
Início das Inscrições: 8 de outubro de 2025   12:00
Fim das Inscrições: 24 de dezembro de 2025   23:55

Acesso
- Esta opção permite o acesso às seguintes datas e horários.
Data Hora Vendidos Restante Total
Vendido
Total de Vagas
Restantes
24 de novembro de 2025 a 26 de novembro de 2025 19:00 a 21:30 0 100 0 ilimitado

Em até 10xMais Detalhes esconder detalhes - R$55,95 (BRL)  

Detalhes

Preço
Nome Descrição Valor
Em até 10x R$55,95 (BRL)
Total R$55,95 (BRL)

Datas da venda
- As datas em que esta opção está disponível para compra.
Início das Inscrições: 8 de outubro de 2025   12:00
Fim das Inscrições: 24 de dezembro de 2025   23:55

Acesso
- Esta opção permite o acesso às seguintes datas e horários.
Data Hora Vendidos Restante Total
Vendido
Total de Vagas
Restantes
24 de novembro de 2025 a 26 de novembro de 2025 19:00 a 21:30 0 ilimitado 0 ilimitado


inscreva-se

/compartilhe!

/conteúdo

*Este curso é parte integrante do programa “Direito e Negócios da Indústria Audiovisual” – que propõe uma trilha de formação com 4 cursos. Você tem a opção de se inscrever nos cursos de forma AVULSA ou no programa COMPLETO com 15% de desconto. Clique para conhecer o programa completo!

 

/sobre o curso

 

Como se pensa a sustentabilidade de um filme fora dos grandes players? Como as obras independentes encontram seus públicos e expandem suas fronteiras? 

Coordenado pela especialista Thais Colli e ministrado por nomes de destaque no mercado cinematográfico, este curso propõe um mergulho nos bastidores econômicos, estratégicos e geopolíticos do cinema contemporâneo, com foco em três pilares fundamentais: modelos de negócio, estratégias de distribuição e coprodução internacional.

Voltado para realizadores, produtores, criadores e advogados que desejam entender o cinema como campo artístico e também como articulação complexa entre criatividade, produção e mercado, o curso oferece um panorama atualizado das possibilidades de ação no setor audiovisual, com base em estudos de caso, práticas de mercado e experiências reais.

 

/cronograma

 

Aula 1
Modelo de negócios do cinema independente
 

Objetivo: compreender como um filme independente se estrutura financeiramente, da ideia até o lançamento.

  1. Filme independente vs. prestação de serviços

a) Vantagens e desvantagens de cada modelo

b) Direitos de comercialização e RLP – conceitos
– Praz/ território / condições / mídia / exclusividade

2. Estruturas clássicas de financiamento de filmes independentes.

a) A importância das pré-vendas
– Pré-vendas de janelas (streaming) / pré-vendas internacionais
– Termos negociais mais frequentes: janelas, holdbacks, Pay 1, Pay 2, exclusividade / co-exclusividade

b) Incentivos fiscais – soft money
– FSA
– Demais incentivos

3. A importância do desenvolvimento para a estruturação financeira

a) Objetivos do desenvolvimento de projetos

b) Alguns elementos para se atentar: tamanha da audiência, força da premissa/ conceito

c) Dicas para um desenvolvimento eficiente artisticamente e financeiramente

d) Ir ao mercado em busca de pré-vendas.

4. Conceitos para divisão de receitas

a) Comissões de distribuição

b) P&A – Prints & Advertising

c) RLP- Receita Líquida do Produtor

d) Waterfall

 

Aula 2
Estratégias de distribuição 

 Objetivo: analisar como as obras independentes conseguem encontrar seu público e se monetizar após a estreia.

  1. O distribuidor vai exercer os direitos de comercialização da obra

a) Marketing
– Peças fundamentais: título / trailer / cartaz
– Todos elementos que devem ser pensados ainda na fase de desenvolvimento!
– Data de lançamento e ocupação do circuito

b) Adiantamento de P&/ Recuperação prioritária / Cross-colaterização
– Invertendo o jogo com o produtor bancando o lançamento

c) Arrecadação de receitas / cobrança / relatórios / pagamentos

2. Escolha e negociação com os distribuidores

a) Perfis diferentes

b) Condições negociais
– Comissões
– MG
– Acesso a editais / SUAT

 

Aula 3
Coprodução internacional no cinema independente

1. Por que coproduzir internacionalmente

  • Motivações principais: acesso a novos públicos, talentos, fundos e expertises.
  • Quando faz sentido buscar uma coprodução: perfil de projeto, escala de orçamento, potencial de circulação.
  1. Modelos e dinâmicas de coprodução
  • Coproduções oficiais e não oficiais: o que muda na prática (fluxo de recursos, reconhecimento em editais, cotas de conteúdo).
  • Diferentes estruturas: minor/major, multi-country, parcerias com empresas de vendas internacionais.
  • Exemplos de estruturas financeiras (equity, gap financing, incentivos regionais).
  1. Montagem e gestão da coprodução
  • Como identificar e negociar com parceiros estratégicos: produtoras, fundos, broadcasters, plataformas.
  • Planejamento de cashflow, divisão de riscos e governança criativa.
  • Aspectos-chave de entrega: cronograma de filmagem, post-production sharing, planos de distribuição conjunta.
  1. Redes e mercados para viabilização
  • Principais espaços de encontro: Rotterdam Lab, CineMart, Ventana Sur, TorinoFilmLab, Berlinale Co-ProductionMarket, entre outros.
  • Como se preparar: pitch deck, teaser, look book, visão de público-alvo.
  • Estratégias de networking e matchmaking em laboratórios e festivais.

 

Alunos

Público:Este curso é voltado para produtores, advogados, diretores, roteiristas, profissionais criativos, estudantes do setor e demais interessados.

Carga horária total: 3 encontros – 7 horas e 30 minutos

*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer AO VIVO no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.

*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Não tem problema! As gravações são disponibilizadas na plataforma, ficando disponíveis por 30 dias.

sobre o professor

Professor

  • Adrien Muselet
    Adrien Muselet é especialista em negócios e financiamento no setor audiovisual, com ampla experiência tanto no setor público quanto privado. Foi Gerente Sênior de Aquisição de Conteúdo da Netflix para o Brasil, onde atuou diretamente na negociação e curadoria de projetos locais. Possui mestrado em Administração pela HEC Paris. Entre 2004 e 2009, atuou como analista de investimentos na Investimage, com foco na gestão de Funcines. De 2009 a 2014, foi Diretor Comercial da RioFilme, colaborando com políticas públicas de fomento à produção. Em seguida, foi Diretor Executivo de Cinema na Conspiração Filmes, responsável pela produção executiva de projetos como Vai Que Cola – O Filme e Os Penetras 2. Entre 2015 e 2017, atuou como Diretor Financeiro da Glaz Entretenimento, até integrar a equipe da Netflix no Brasil.
  • Rafaella Costa
    Rafaella Costa fundou a produtora Manjericão Filmes e com ela realizou produções independentes premiadas em importantes festivais ao redor do mundo. As obras de destaque mais recente são os longas-metragens "Levante", de Lillah Halla, vencedor do prêmio Fipresci na 62ª Semana da Crítica do Festival de Cannes 2023; e "Meu Nome é Bagdá", de Caru Alves de Souza, premiado com o Crystal Bear da Mostra Generation 14 Plus na 70º Berlinale 2020. Faz parte da Rede Paradiso de Talentos e atua como produtora executiva para diversas produtoras brasileiras, atendendo e executando projetos em parceria com Disney+, Star+, HBO, Netflix, dentre outros.

horário de atendimento

 Segunda a sexta, das 10h às 19h.

fale conosco

atendimento@barco.art.br
WhatsApp (11) 99980-5869

Siga o b_arco nas
redes sociais

Facebook Instagram Youtube

Copyright 2019 - b_arco | Desenvolvido por 4cube.

Verified by MonsterInsights