Apresentação
Cobrir uma guerra, uma revolução, um desastre natural é um sonho de jovens jornalistas, fotógrafos e documentaristas. Os relatos de Robert Capa transformaram coberturas em áreas de conflito em momentos de aventura e fama, mas escondem um dia-a-dia de alta tensão. Há muita espera e trabalho chato para se conseguir chegar onde a ação está. E, quase sempre, só temos chance de ver a parte que nossos anfitriões (exércitos, governos, rebeldes, ativistas) querem que vejamos.
Conteúdo
Nesse workshop mostramos como é feita a preparação para organizar uma cobertura em uma área de conflito e quais os desafios para se chegar – e sair – aos pontos mais perigosos e remotos do mundo. A partir das experiências que o repórter Yan Boechat viveu durante 20 anos, percorrendo mais de 50 países convidamos os participantes a refletir sobre a experiência de estar em uma zona de conflito e, principalmente, entender como se chega e sai de lá.
Videos
Nos videos abaixo Yan Boechat convida você para o curso e conta um pouco do que será abordado durante as aulas:
Cronograma
Aula 1 – Por que ir?
- A história de William Howard Russel e como sua cobertura da Guerra da Crimeia definiu a moderna cobertura de Guerra.
- Jornalismo de Guerra ao longo do Século XX
- A explosão dos freelancers nos campos de batalha e a cobertura de guerra com a chegada da Internet
- A importância de ir até “lá”. Porque precisamos sentir o cheiro da morte para contar uma história de dor e sofrimento com honestidade.
- Se o jornalismo não foi capaz de mudar a brutalidade das guerras em mais de 150 anos, por que ainda vale a pena cobrir uma guerra?
Aula 2 – A partida
- O medo, a tensão, as incertezas que precedem a partida
- A logística e custos de uma cobertura. Basta um saco de notas de dólar?
- O que se deve aprender antes de ir? A quem interessa esse conflito?
- O fixer. Como escolher a pessoa que pode determinar se você sairá vivo ou morto do campo de batalha.
- A confiança e os conflitos éticos da relação entre fixer e o jornalista
- Onde encontrar um bom fixer? Minhas boas e más experiências com fixers
Aula 3 – No Campo Minado
- Um papo virtual com um fixer que atua nesse momento em uma área de conflito, como a Síria ou o Iraque.
- Encontrando boas histórias e personagens que possam representar conflitos tão distantes. Como fazer com que o sofrimento de uma muçulmana síria possa ser compreendido por uma evangélica paulistana?
- Manter-se são, forte e distante diante da barbárie. Quando perceber que o horror se torna o normal?
- O papel do jornalismo na guerra: o que transformou Assad na representação do mal e celebrou as pequenas vitórias da Al Qaeda na Síria. Como os Estados Unidos conseguiram matar milhares de civis no Iraque e na Síria e ainda assim transmitir a imagem de salvadores da civilização.
Aula 4 – Para contar uma boa história é preciso sair vivo
- Aceitar a possibilidade da morte para não fazer dela seu maior inimigo em campo. Os momentos que aceitei correr riscos em prol de uma boa história e quando optei não seguir em frente e perdi boas histórias
- A importância dos equipamentos de segurança – Como é a experiência de passar o dia com um colete a prova de balas e um capacete balístico
- O kit médico e a necessidade de saber como usá-lo. As consequências de não estar devidamente preparado
- A importância de se montar um bom plano de mitigação de riscos e uma introdução a como fazê-lo
- Os impactos emocionais da experiência em uma zona de conflito e os riscos de se tornar um adrenaline junkie
- Os impactos de uma cobertura na vida cotidiana – As dificuldades que pope se enfrentar na readaptação ao mundo normal. As experiências de voltar pra casa.
- Vale a pena arriscar a vida para contar uma grande história e viver experiências únicas?
Alunos
Público-alvo: Entusiastas, jornalistas, fotógrafos, pesquisadores, estudantes de Jornalismo e Relações Internacionais e interessados em boas histórias. Além de conhecer o dia-a-dia na cobertura de conflitos, os participantes terão uma ideia clara de como se preparar para cobrir uma zona de conflito
Carga horária total: 5 encontros – 12h30m
*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Sem problemas, nós enviamos a gravação da aula no dia seguinte, por email, em links pessoais e intransferíveis que ficam disponíveis por 7 dias corridos após a realização da aula ao vivo.
*Todos os cursos do b_arco oferecem certificado de aproveitamento, com detalhamento de carga horária, que são enviados por email 1 semana após o encerramento do curso.