Narrativas Gráficas Através do Inconsciente

com
DW Ribatski
> Criação de narrativas gráficas, entendendo forma, conteúdo e simbologias possíveis

/data

8 a 17 de junho de 2021

terças e quintas, das 19h às 21h

/valor

Detalhes Preço Qtd
Desconto à vistaMais Detalhes  R$280,00 (BRL)   Encerrado
Parcelado - 2xMais Detalhes  R$150,00 (BRL)   Encerrado

As inscrições estão encerradas.

Deixe seu contato e avisaremos quando houver uma nova edição deste curso.

/compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

/conteúdo

Este é um curso de criatividade, que mistura teoria e prática. Passando pelo desenho abstrato, depois pelo figurativo, o curso buscará comentar ideias narrativas e construir outras usando o próprio material inconsciente dos participantes. Trabalhando técnicas que promovem o desbloqueio criativo, o curso trata de histórias fora dos modelos convencionais.

Desta forma, serão promovidas reflexões sobre ideias de forma e conteúdo e como elas interagem, os arquétipos, a semiótica, a simbologia etc. O tarô, por exemplo, será um dos temas a serem dissecados imageticamente. Além de DW Ribatski, mediador do processo, o curso contará também com a participação da psicanalista e jornalista Tânia Carlos e do tarólogo e astrólogo Fábio Donaire.

As referências para as discussões promovidas no curso são diversas, algumas delas são: as colagens surrealistas de Max Ernst, o trabalho de Nise da Silveira com pacientes psiquiátricos, as idéias de Elizabeth Gilbert e Ruth Stone a respeito da criatividade, a desconstrução narrativa em fábulas russas, contos de fadas e até mesmo em textos bíblicos, a disruptura conceitual de Marcel Duchamp, além de Joseph Campbell, Harold Bloom, Bosch, Platão e outros. 

O objetivo do curso é estimular a produção de material gráfico – mesmo não sendo obrigatório a finalização deste material, para aqueles que estão mais interessados(as) pela teoria ou pelo experimento lúdico educacional que este curso propõe!

 

Cronograma

Aula 1- Abstração – Participação especial: Tania Carlos
Do ponto à linha, à formulação de imagens que não representam a realidade. Nesta aula também será discutido a questão do Inconsciente (pessoal e coletivo)

Tania Carlos é jornalista e psicanalista em permanente formação teórica e clínica, investiga a saúde psíquica pelo viés sociopolítico. 

 

Aula 2- Figuração
Entrada no mundo das representações: simbolismos, mensagens visuais, etc. Nesta aula será abordada a visualidade do tarô e suas ligações com as questões do Inconsciente;

 

Aula 3- Narrativas Gráficas – Participação especial: Fábio Donaire
Transformando imagens em uma história. Neste encontro serão tratadas as narrativas não lineares de outros momentos históricos e algumas das convenções das idéias narrativas atuais;

Fábio Donaire é astrólogo e tarólogo. Estudou Filosofia na Universidade Federal do ABC. Estuda tarô desde criança, ganhou seu primeiro baralho em 1987, aos nove anos de idade. Aos 14 já realizava atendimentos em Santo André, cidade em que nasceu, e aos 16 já ministrava cursos e palestras. Seu trabalho já atravessou fronteiras, tendo realizado atendimentos e cursos em diversos estados do Brasil e países como Holanda, Alemanha, Espanha e Reino Unido.

 

Aula 4- Finalização: criação de um “produto”: um livro, uma revista, um zine, um pôster, um quadro, etc. A proposta é que os(as) participantes façam uma ligação entre todos os elementos trabalhados  dentro do curso. Neste momento final o professor irá trazer alguns artistas e editores profissionais convidados para comentarem os trabalhos da turma.

 

Materiais:

  • tintas à vontade (qualquer tipo e qualquer quantidade, não precisa ser material profissional, pode ser até escolar, mas traga quantas cores puder)
  • pincel fino (qualquer um de qualquer marca, desde que as cerdas não estejam muito ou nada abertas)
  • pincel grosso
  • papel sulfite A4 (poucas folhas, pelo menos 10 está ok)
  • papel  180g ou mais grosso
  • fita crepe
  • copinho para água e papel toalha (ou higiênico) ou paninho para limpeza dos pincéis
  • canetas (qualquer tipo, pode ser apenas uma ou várias)
  • canetinha grossa preta
  • lápis/lapiseira e borracha (grafite normal ou colorido)

 

 

Aluno

Público-alvo: aberto a todos os interessados

Carga horária – 4 encontros – 8h

*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer ao vivo no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.

*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Basta solicitar a gravação da aula para nossa equipe de atendimento no email atendimento@barco.art.br ou no whatsapp (11) 98987-8011. As gravações são enviadas em links pessoais e intransferíveis, ficando disponíveis por 7 dias corridos após a realização da aula ao vivo.

sobre o professor

Professor

  • DW Ribatski
    DW Ribatski é ilustrador, produtor cultural, professor de artes visuais etc. Nascido em Curitiba, mora em SP desde 2009. Já ministrou o curso Narrativas Gráficas Através do Inconsciente 9 vezes, sendo a última, online pela primeira vez. Estuda as relações entre a criação artística e as questões do Inconsciente. Já publicou pela Companhia das Letras (2013), concorreu ao prêmio Jabuti em 2014, ganhou o prêmio Abril de jornalismo em 2016 e uma menção honrosa no Prêmio Latino Americano al Diseño Editorial em 2014. Envolvido na cena cultural brasileira, tem diversas publicações e apresentações no currículo como artista e também produtor.