Com pouca circulação no Brasil, o cinema africano contemporâneo impressiona pela inteligência e criatividade narrativa. Realizado com poucos recursos financeiros, transpõe a cultura dos seus países e alcança grande reconhecimento nos grandes festivais do mundo, a exemplo dos filmes do mauritano Abderrahmane Sissako que, com Timbuktu, conquistou oito césares e disputou o oscar de melhor filme estrangeiro em 2015, ou da obra do Senegaês Alain Gomis, que em Berlim, ganhou o grande prêmio do júri com o seu longa Félicité, em 2017.
Este curso oferecerá um panorama do cinema africano atual destacando as suas variadas escolas e regiões, suas estéticas e narrativas, discutindo alguns dos filmes mais importantes e os grandes nomes do cinema dos países de língua anglófona, francófona e lusófona.
Desde 2001, com a repercussão internacional de seu filme A Negação do Brasil, Joel Zito Araújo circula regularmente pela África, tornando-o assim parceiro dos maiores realizadores do continente e, a convite, tornou-se membro da FEPACI – Federação Pan-africana de Cineastas, além de ter sido curador do maior festival de cinema negro da América Latina, o Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul. Esta história o fez entender a multiplicidade de esforços que serão necessários para um dia tornar a produção cinematográfica africana conhecida no Brasil.
Atualmente, com a emergência de um cinema negro jovem no nosso país, como podemos atestar pelo número de participantes do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul, além de em vários festivais com o mesmo tema de norte a sul do país surgidos depois, e com o crescimento exponencial de produções, percebemos a existência de novos/as realizadores/as ansiosos/as por conhecimentos mais aprofundados sobre o cinema africano, ansiosos por buscar conhecimentos que possam colaborar em seus caminhos estéticos e narrativos.
Seguramente, um curso sobre o cinema negro africano contemporâneo, além de conhecimentos sobre o tema, despertará paixões e provocará inspirações.
Cronograma
Aula 01 – O cinema africano da francofonia
Parte a) A originalidade de Ousmane Sembène, o pai do cinema negro
Parte b) A originalidade e o experimentalismo de Djibril Diop-Mambéty
Parte c) A geração pós-independência
Parte d) A imagem da mulher no cinema africano
Parte final) A nova geração pós anos oitenta
Aula 02 – o olhar contemporâneo: Sissako e Haroun
Parte a) Deslocamento, regresso e (re)posicionamento identitário no cinema de Abderrahmane Sissako
Parte b) As marcas da guerra no cinema lírico de Mahamat Saleh Haroun
Aula 03 – O cinema africano da lusofonia
Parte a) Jean Rouch e Godard em Moçambique – um conflito entre colonização e descolonização
Parte b) O fim abrupto do projeto de Godard
Parte c) O cinema do brasileiro Licínio Azevedo
Parte d) O cinema angolano
Parte e) Os filhos de Amilcar – as obras de Flora Gomes e Leão Lopes
Parte f) As novas gerações
Aula 04 – O cinema africano da anglofonia
Parte a) O fenômeno Nollywood
Parte b) O cinema especial de Newton Aduaka
Parte c) A indústria internacional da África do Sul
Capítulo 05 – O cinema africano na Diáspora
Parte a) A plasticidade de Andrew Dosunmu
Parte b) Haile Gerima – a rebelião em movimento
Aluno
Aluno: Realizadores de cinema, críticos e estudantes de qualquer dos segmentos do audiovisual.
Carga horária total – 5 encontros – 12h30m
*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer ao vivo no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.
*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Basta solicitar a gravação da aula para nossa equipe de atendimento no email atendimento@barco.art.br ou no whatsapp (11) 98987-8011. As gravações são enviadas em links pessoais e intransferíveis, ficando disponíveis por 7 dias corridos após a realização da aula ao vivo.