Temas centrais nos principais eventos da indústria audiovisual, a coprodução internacional e o consumo de séries e filmes de língua não-inglesa, colocam o Brasil em posição de novas oportunidades. Estamos todos, tanto como consumidores quanto como profissionais, inseridos em uma nova ordem global na indústria de entretenimento e mídia. Compreender as forças que impulsionam toda a cadeia produtiva, desde a demanda até a distribuição, produção e criação, tanto no Brasil quanto no cenário internacional, torna-se essencial. No nosso curso, buscaremos explorar perspectivas relacionadas a negócios, consumo, conteúdo, aspectos culturais e comportamentais que influenciam uma nova forma de atuar em um novo mercado global de conteúdo.
*Este curso é parte integrante do programa “Jornada de Produção Audiovisual” – que propõe uma trilha de formação com 5 cursos. Você tem opção de se inscrever nos cursos de forma AVULSA ou no programa COMPLETO com 15% de desconto. Clique para conhecer a trilha completa.
Cronograma de aulas
AULA 1 – UMA VISÃO DE INDÚSTRIA
- Indústria: Alinhamento sobre Mercado, Produto, Consumo
- Forças que atuam sob a Indústria Audiovisual
- Modelos de negócio, estratégia de janelas e o Streaming
AULA 2 – A NOVA DEMANDA POR CONTEÚDO INTERNACIONAL
- Decodificando Demanda: Pensando como os executivos
- Efeitos de similaridade entre mercados e seus efeitos sob o consumo de conteúdo local e internacional
- Cronologia e impacto: o efeito NETFLIX
- Causa e Efeito: O fenômeno não planejado do conteúdo internacional
- Causa e Efeito 2: A nova cara da produção e coprodução internacional
AULA 3 – O NOVO CONTEÚDO GLOBAL
- A visão do consumo global pela Parrot Analytics.
- A visão de roteiristas, produtores e distribuidores
- Estudo de caso: Positivo e Negativo
- A relevância dos países hubs de produção e exportação internacional
AULA 4 – O BRASIL NO MERCADO GLOBAL E O NOVO PROFISSIONAL GLOBAL
- Dados & Números
- O atual cenário de exportação do conteúdo brasileiro no mundo
- Atitude: Visão ampliada & Planejamento
- Se jogando: Prospecção, fontes de pesquisa, mídias, feiras, festivais e eventos internacionais
- O novo pitch: muito além da sinopse
- Dicas, Referências e sugestões
Alunos
Público-alvo: Executivos do audiovisual, produtores, roteiristas e criadores.
Carga horária total – 4 encontros – 10h
*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer ao vivo no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.
*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Não tem problema! As gravações são disponibilizadas na área do aluno, ficando disponíveis por 1 mês após a realização da aula ao vivo.