Por muito tempo a palavra documentário já carregava em si formatos mais engessados, quase palestras filmadas, didáticos e com forte teor de jornalismo. Mas desde o primeiro documentário oficial da História, “Nanook – O Esquimó”, o cinema documental ousou no formato, abordagem e linguagem.
Na última década, o documentário rompeu os rótulos que recebia. O documentário de invenção, misturando linguagens e gêneros, ficção e realidade, além da própria auto-fabulação, ganhou espaço e conquistou o público. O cinema não ficcional também ganhou o streaming e o formato seriado se tornou um sucesso mundial. Maratonar documentários deixou de ser coisa de nerd e passou a ser coisa de quem ama uma boa história bem contada.
Dos amados “true crimes”, hits indiscutíveis, aos formatos dramatizados e até thrillers documentais, como encontrar o formato certo para um tema? Como filmar, tratar, abordar e até entrevistar (ou não) os personagens? Que plataformas e TVs, além do cinema, estão abertos, e como estão abertos, ao formato documental?
Neste curso, faremos esse percurso, concentrado, mas essencial, para entender a história, a evolução e o presente do documentário e, assim, tirar o melhor para construir narrativas potentes e engajadoras seja para cinema, TV, streaming ou até mesmo formatos curtos para internet e redes sociais.
/cronograma
Aula 1 – Dos pioneiros ao documentário seriados
- O cinema nasceu como ficção ou não?
- A definição do que é documentário, os primeiros filmes documentais
- As principais escolas e tendências ao longo da História
Aula 2 – O documentário contemporâneo: Do cinema direto clássico ao Documentário de Invenção
- A revolução do Cinema do Real contemporâneo: Cinema Direto e Cinema Verité
- O que cada chamada escola do documentário influencia até hoje nos formatos atuais
- O documentário hoje: Cinema de Invenção e suas fronteiras cada vez mais borradas
Aula 3 – Da teoria à formatação e abordagem de projetos
- Como o streaming e o cinema atual absorveram as tendências e as revolucionaram
- Como aplicar e pensar a teoria para realizar documentários em curta, longa, séries e demais formatos
- Cinema, TV, TV a cabo, streaming e redes sociais: como pensar e realizar para cada formato.
Alunos
Público: todos que amam ver, discutir e/ou querem realizar ou já realizam o cinema documental, que parte da realidade para criar desde documentários tradicionais até filmes híbridos e também de ficção. De jornalistas à cineastas, de roteiristas à diretores, passando por produtores e estudantes e profissionais do audiovisual e de áreas que se comunicam com o cinema documental, como jornalismo, publicidade, fotografia e até mídias sociais.
Carga horária total: 3 encontros – 9 horas
*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer AO VIVO no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.
*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Não tem problema! As gravações são disponibilizadas na área do aluno, ficando disponíveis por 1 mês após a realização da aula ao vivo.