Um dos mais renomados diretores de fotografia atuantes no país, Adrian Teijido, ABC – de trabalhos como Narcos, Marighella e O Palhaço – apresenta este curso online inédito. Nesta master class dividida em dois encontros de 2 horas, Teijido irá apresentar sua visão sobre a linguagem cinematográfica e seu modo de trabalhar a Direção de Fotografia como uma ferramenta para se contar uma história, seus métodos e procedimentos dentro de uma produção cinematográfica, passando por todas as áreas da realização. A proposta é mostrar como o Diretor de Fotografia se coloca nas diferentes etapas do processo, desde o roteiro à pós-produção. Mostrando a quais elementos deve estar atento e como se dão as relações de um D.F. com os outros departamentos e equipe.
Roteiro
Análise do Roteiro;
Sequências Importantes;
Atores/Personagens (entender os personagens, caráter, personalidade, astral, momento psicológico).
Pré-Produção
Visita de locações (Tech Scout);
Testes de Look;
Testes de câmera e Work Flow;
Listas de equipamento, câmera e luz
Equipe
Diretor;
Ass. De Direção;
Continuísta;
Dir. de Arte: Figurino, Make/Cabelo, Pintor de Arte, Objetos;
Câmera: Ass. De Cam., 2 Assist., Video Assist, DIT;
Gaffer, Eletricistas, Maquinistas;
Platô.
Conceito
Reuniões;
Aspect Radio HDTV 16×9, 2×1, 2.40:1
Mov. De Cam: Travelling, Steadicam, Gruas, Hand Held;
Cor: Trabalho com a Direção de Arte;
Referências Visuais.
Plano de Filmagem
Estudar o plano: dia/noite, ext/int, etc…
A importância do Ass. De Direção;
Páginas de Roteiro/Dia;
Opção Chuva;
Efeitos Especiais.
Efeitos Especiais
Explosões;
Fogo;
Tiros;
Chuva;
Raio.
Relação Tempo x Qualidade
Planejamento
Decupagem;
Composição;
Câmera: Requisitos 4K, HDR, Objetivas;
Movimento: Dolly, Steadicam, Câmera na mão;
Luz;
Storyboard;
Segunda Unidade;
Equipamentos Especiais: Câmera car.
Câmeras
Alexa mini 3.2k;
Alexa LF, Large Format 4k;
Sony F55 4k Super 35 Sensor;
Sony Venice 6k Large Format;
Red-Sensors Helium 8k Super 35;
Red-Sensors Monstro 8k Large Format;
Panasonic Varicam;
Canon C-700 C-300 MarkII.
No Set
Relação com o Diretor;
Relação com o Elenco;
Relação com a Equipe;
Relação com a Produção.
Continuidade
Tempo da Cena;
Dia/Noite/Tarde;
Continuidade da série, continuidade entre fotógrafos.
Ferramentas
Câmeras;
Objetivas;
Filtros;
Movimento;
Refletores;
Gelatinas;
Color Grading.
Pós-Produção
Workflow;
Efeitos: Chromas, aplicações, 3D;
Correções de cor;
Dailies. Frame io;
DIT;
Finalizador;
Resolução.
Alunos
Público-alvo: aberto a todos os interessados
Carga horária total: 2 encontros – 5 horas
*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Fique tranquilo! As gravações são enviadas em links pessoais e intransferíveis, por e-mail, ficando disponíveis por 7 dias corridos após a realização da aula ao vivo.