O curso tem como objetivo apresentar e detalhar o trabalho do planejamento de produção para projetos audiovisuais: TV, cinema, fotografia, eventos em projetos incentivados e também com verba direta de publicidade.
Serão levantados temas como: perfil do profissional, diferenças entre projetos incentivados e publicidade, como ler um briefing, roteiro e análise técnica, a importância da montagem de equipe, desenvolvimento de orçamento e cronograma, prestação de contas, estrutura de um set, sustentabilidade das produções, enfim, tudo que permeia o os processos de um planejamento de produção.
Todo o curso terá apresentação de cases para melhor compreensão.
Cronograma
Aula 1
Planejamento de produção: o que é, quais as funções, perfil do profissional, conhecimentos necessários e ferramentas que um profissional de produção precisa ter.
O Mercado: Quais as diferenças de atuação em projetos audiovisuais, eventos, fotografia e internet. Qual a base de valores/cachê para cada mercado.
Processos: Onde e como começa o trabalho do profissional; como criar processos para poder produzir um filme ou um evento; entendimento e organização do todo (o projeto) e aplicação nas partes (os mini projetos dentro do grande projeto); como se organizar e comandar equipes online.
Briefing: como ler um briefing publicitário, como ler um roteiro audiovisual e análise técnica; entendendo o pedido e fazendo as perguntas certas.
Aula 2
Cronograma: de onde partir: entendendo as etapas e processos de cada fase e o encadeamento de tarefas
Orçamento: de onde partir, busca de parâmetros, como ler e gerenciar, exemplos de planilhas, riscos em um projeto (fornecedores que precisam de atenção maior).
Aula 3
Prestação de contas e contratação: fluxo de caixa, verbas, diferença entre projetos incentivados e projetos com verba particular, contratação de equipe e fornecedores, notas e tributos fiscais.
Produção Sustentável: como manter um set sustentável tanto nas questões ambientais como no pensamento de montagem de equipe com respeito à diversidade, respeito e inclusão.
Apresentação de estudos de casos, indicação de livros, sites e organizações que atuam no mercado.
Alunos
Público-alvo: – Alunos e recém formados em cursos de comunicação/produção para entenderem como funciona o mercado, profissionais da área que queiram se atualizar e conhecer outros processos de trabalho e profissionais de produção que querem migrar para outras áreas dentro do setor audiovisual/entretenimento
Carga horária total: 3 encontros – 7h30m
*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer ao vivo no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.