[A CONFIRMAR] Roteiro de Cinema

com
Rubens Rewald e Rossana Foglia
Teoria e prática do roteiro para criação de longas-metragens.

/data

Segundas, das 19h30 às 22h30

/valor

Detalhes Preço Qtd
Desconto até 10/03 - à vistaMais Detalhes  R$2.370,00 (BRL)   Encerrado
Parcelado em 5x de:Mais Detalhes  R$520,00 (BRL)   Encerrado
Após 10/03 - à vistaMais Detalhes  R$2.630,00 (BRL)  
Parcelado em 5x de:Mais Detalhes  R$570,00 (BRL)  

/compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

/conteúdo

Todos os nossos cursos presenciais foram adiados por ora, mas estamos preparando uma programação on-line pré-curso com conteúdos e conversas exclusivas entre professores e os participantes. Todos os participantes inscritos terão acesso gratuito a estes conteúdos online, por isso ainda é possível se inscrever

 

Apresentação

O Brasil vivencia atualmente um mercado audiovisual intenso, com uma variedade de produções para o cinema, TV e web. Num ponto, toda essa variedade converge: a importância do roteiro. No cinema, o roteiro é o ponto de partida do projeto, tanto do ponto de vista da criação, quanto da viabilização da produção. Nesse contexto, o Curso pretende apresentar e discutir, através de conceitos e exercícios práticos de escrita criativa, os elementos fundamentais da escrita de um roteiro de cinema, como personagem, cena, trama, estrutura, diálogos, tempo e espaço.

 

Conteúdo

O curso se estrutura em três módulos, que abordam as etapas fundamentais da elaboração de um roteiro: argumento, escaleta/estrutura e escrita do roteiro. O objetivo é que o aluno compreenda a importância de um roteiro em um projeto e domine as principais ferramentas dramáticas para, ao final do curso, estar apto a desenvolver um roteiro de longa-metragem.

 

Cronograma

Aula 01 – Personagem

Aula 02 – Histórias, Temas, Conflitos

Aula 03 – Argumentos dos alunos

Aula 04 – Argumentos dos alunos

Aula 05 – Elaboração de uma escaleta

Aula 06 – Estrutura Dramática

Aula 07 – Escaletas dos Alunos

Aula 08 – Escaletas dos Alunos

Aula 09 – Diálogos / Escrita das Cenas

Aula 10 – Tempo, Espaço, Visualidade, Elementos Concretos de um Roteiro / Formatação

Aula 11 – Roteiros dos alunos

Aula 12 – Roteiro dos alunos

 

Aluno 

Para: Pessoas que gostem de escrever, gostam de cinema e que queiram se aprofundar no estudo das técnicas de roteiro.

Carga horária total: 36 horas – 12 encontros

 

Sobre os professores

Rubens Rewald – Professor Doutor da ECA/USP na área de Dramaturgia Audiovisual, escreveu e dirigiu os longa-metragens exibidos comercialmente Super Nada, Prêmio de Melhor Ator no Festival de Gramado 2012, Prêmio Especial do Juri e de Melhor filme na Mostra Novos Rumos no Festival do Rio 2012, Prêmio Fiesp de Melhor Direção e Melhor Ator Coadjuvante, selecionado para vários festivais, como Amiéns, Mar del Plata, Chicago, Pune-India, Montevideo) e Corpo, em 2007 (selecionado para vários festivais, como Montreal, Palm Springs, India, Rio, São Paulo, Tiradentes, Prêmio de melhor filme estrangeiro no Festival de Los Angeles). Dirigiu também o documentário de longa-metragem Esperando Telê, em 2009 (Festival do Rio, Tiradentes, Cinefoot), os documentários para a TV, Rainha Hortência & Magic Paula, em 2014 e 800M, em 2016, além dos curtas Cânticos, em 1991 e Mutante, em 2002 (Festival Internacional de Clermont-Ferrand, prêmio de melhor curta na Jornada da Bahia). Escreveu o roteiro do filme Hoje, de Tata Amaral, prêmio de melhor filme, direção e roteiro no Festival de Brasília, em 2011 e do documentário Todas as manhãs do mundo, em 2016. Em Teatro, escreveu várias peças encenadas, como O Rei de Copas (Prêmio APCA 94), A Banda (Prêmio Apetesp 96), Umbigo (Prêmio Funarte de Dramaturgia 2001), Bruxas, Bruxas… e mais bruxas! (Prêmio APCA 12), entre outras. Lançou o livro CAOS / DRAMATURGIA (05), pela Editora Perspectiva

Rossana Foglia – Diretora e roteirista nascida na cidade de São Paulo. Formada em Cinema pela Escola de Comunicações e Artes (ECA), e Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, ambos os cursos na USP. Em 1991, realizou o curta-metragem Rosas mortas, exibido em 1992 no Festival Internacional de Curtas-metragens de Tel-Aviv (Israel). De 1994 a 1999, trabalhou na direção, produção, roteiro e edição de diversos vídeos institucionais e vinhetas promocionais da produtora Confeitaria de Cinema. Possui uma duradoura parceria com o cineasta Rubens Rewald, com que codirigiu a maioria de seus filmes, como o curta Mutante – selecionado para o festival de Clermont-Ferrant de 2003 – e os longas Corpo – vencedor do prêmio de melhor filme estrangeiro no The Method Independent Film 2008, em Los Angeles – e Super Nada – premiado com o Kikito de melhor ator para Marat Descartes no Festival de Gramado 2012. Em 2011, colaborou ainda no roteiro do segmento Cíntia do longa Corpo Presente, de Paolo Gregori e Marcelo Toledo.

 


Apoio

BRAVI               

 

*Descontos para associados

sobre o professor