Roteiro em Série

com
Cassio Koshikumo
> Criação e Escrita para TV e Streaming

/data

12 a 15 de dezembro de 2022

Segunda a quinta, das 19h às 21h30

/categoria

curso online - audiovisual

/valor

Detalhes Preço Qtd
Desconto à vistaMais Detalhes  R$420,00 (BRL)  
Parcelado - 10xMais Detalhes  R$48,00 (BRL)  

/compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

/conteúdo

As séries de TV e streaming tomaram conta do audiovisual. O público consome temporadas inteiras em uma só tacada. Canais e plataformas estão sedentos por novas histórias. O mundo precisa de roteiristas.

Mas não de quaisquer roteiristas — e sim de roteiristas que saibam o que estão fazendo. Que entendam como, e porque, uma história funciona. E que consigam usar esse conhecimento para escrever roteiros emocionantes, engraçados, divertidos, tensos, leves, aterrorizantes: roteiros que agarrem o público desde a primeira cena e não soltem mais.

Esse é o objetivo do curso: explorar a fundo os mecanismos da narrativa de ficção, especialmente a ficção seriada, e transformá-los em ferramentas práticas para a criação de histórias e roteiros extraordinários.

Os conceitos e técnicas aqui apresentados são frutos de anos de reflexão e experiência direta: Cassio é roteirista desde 2007 e já trabalhou em mais de 15 séries dos mais diferentes gêneros e formatos. Escreveu de tudo, e continua escrevendo. E, agora, resolveu ensinar o que sabe.

 

Cronograma

Aula 1

Ficção: objeto de estudo complexo. Visão geral sobre o assunto e mapa do curso. Narrativa Dramática. Elementos fundamentais do Drama: Personagem, Desejo, Ação Dramática, Obstáculos, Conflito. Por que esses elementos são fundamentais? A função de cada elemento. Para que servem as histórias, afinal? A função da ficção. A narrativa audiovisual. A narrativa seriada. A cena.

Aula 2

Personagem. Teoria de controle. Falhas e desvantagens. Falha fundamental. Desejo, necessidade, anseio, quer, precisa: as muitas vontades da personagem. Ação dramática. Ação dramática vs. atividade. Obstáculos/antagonismo. Força da personagem. Mudança vs. revelação de personagem. Personagem complexa não é inconsistente: dimensões e facetas. Especificidades da personagem da narrativa seriada.

Aula 3

Antagonismo. Conflito. Conflito real vs. falso. Plot: as dinâmicas do desejo. Relação plot/personagem. Relação causal dos eventos. Estruturas e atos dramáticos. Amarração da história. Tese e imagem central. Promessas. Princípio do Mundo Fechado. Foreshadowing. Condições iniciais do drama: orquestração de personagens e elementos. Incidente Incitante. Premissa. Ponto de Ataque.

Aula 4

Especificidades do roteiro audiovisual. Séries. Episódicas e serializadas. Tom e gênero. O que faz uma boa premissa. O conflito fundamental da série. O Piloto. Personagem de série: a falha irreparável. Mudança e revelação em séries. Mercado de trabalho. Currículo, spec, agente. Como funciona uma sala de roteiro. Relação com produtoras e canais.

 

Aluno

Para: Roteiristas interessados na ficção seriada, iniciantes e intermediários.

Carga horária total – 4 encontros – 10 horas

*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer AO VIVO no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.

*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Não se desespere! As gravações são disponibilizadas na área do aluno, ficando disponíveis por 1 mês após a realização da aula ao vivo.

sobre o professor

Professor

  • Cassio Koshikumo
    Cassio não é um teórico acadêmico: é um roteirista profissional que, desde 2007, já trabalhou em séries para canais e plataformas como Netflix, HBO, Globo, Amazon Prime, Cartoon Network, Nickelodeon, Gloob e outros. Seus trabalho incluem ficção científica (3%, Mila no Multiverso) e comédia infantil (Sítio do Picapau Amarelo, SOS Fada Manu); sitcom infanto-juvenil (Experimentos Extraordinários) e drama policial (Sentença); comédias dramáticas jovens (Descolados, Julie e os Fantasmas) e adultas (Mothern, O Négocio). Bacharel em Audiovisual pelo Curso Superior do Audiovisual da ECA-USP e Especialista em Educação Superior pelo Centro Universitário Barão de Mauá.