Transmissão ao vivo de Espetáculos

com
Leandro Oliveira
> Aprenda técnicas profissionais de captura multicâmera para dança, música e teatro.

/data

2 a 5 de maio de 2022

segunda a quinta, das 19h às 21h30

/categoria

curso online - audiovisual

/valor

Sentimos muito, mas todos os bilhetes tiveram suas vendas finalizadas porque o evento já ocorreu.

As inscrições estão encerradas.

Deixe seu contato e avisaremos quando houver uma nova edição deste curso.

/compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

/conteúdo

Este Workshop é sua chance de se aproximar de modo profissional do negócio digital de transmissões ao vivo de performances artísticas!

Sob a tutela do diretor e músico Leandro Oliveira, os participantes aprenderão como capturar em vídeo uma performance ao vivo, apoiado pelo que há de mais moderno e avançado na didática de técnicas de transmissão multi-câmeras. Este curso tem como objetivo fornecer treinamento para atores, músicos e bailarinos que queiram se especializar na área audiovisual; Diretores que nunca trabalharam com música clássica, teatro e dança ou gostariam de desenvolver essas habilidades e receber algum treinamento formal; Cineastas habituados ao método de Câmera única que gostariam de desenvolver habilidades ou intimidade com o método Multicâmera, especificamente focadas em artes performáticas; membros de equipes digitais de companhias de teatro, dança ou orquestras, e outras organizações musicais que desejam obter uma base inicial nessas habilidades; membros de equipes digitais ou de produção em mídia de transmissão que desejam expandir suas habilidades.

 

Cronograma

Aula 1
Introdução – um pouco da história e da evolução da linguagem ao longo dos anos;
Descrição técnica das metodologias de visualização, roteirização e direção de audiovisuais para performances ao vivo;
Exemplos contemporâneos.


Aula 2
Os membros da equipe e suas funções;
Descrição e analise das habilidades de um diretor;
Softwares, programas e hardwares;
Workflow de produção.


Aula 3
Estudos dos tipos de câmeras, lentes e modos de operação;
Gramática de enquadramento das tomadas, desenvolvimento de sequências, narrativas musicais e narrativas audiovisuais;
Estrutura do roteiro de câmera;
Posicionamento de câmeras.


Aula 4
A performance atrás das câmeras em uma transmissão ao vivo;
Experiência prática de elaboração roteiro e direção;
Orientação e crítica das tarefas de roteiro e direção.

 

 

Aluno

Público-alvo: aberto a todos os interessados

Carga horária total: 4 encontros – 10 horas

*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Fique tranquilo! As gravações são enviadas em links pessoais e intransferíveis, por e-mail, ficando disponíveis por 7 dias corridos após a realização da aula ao vivo.

*crédito da foto: Renato Parada

 

sobre o professor

Professor

  • Leandro Oliveira
     Leandro Oliveira tem experiência no Brasil, Europa e América do Norte em mais de trezentas produções de música clássica, dança e teatro. Participou de gravações e lives broadcastings em eventos com artistas como Gerald Thomas, Marin Alsop, Yefim Bronfman, Vadim Gluzman, Osmo Vänskä, Claus Peter Flor, Helmut Rilling, Louis Langrée, Yuja Wang, Sharon Bezaly, Thomas Dausgaard, Emmanuel Pahud, Maria João Pires, Marisa Bucoff e Clebio Oliveira, entre muitos outros. Diretor das transmissões da Filarmônica de Minas Gerais (Prêmio revista Concerto 2020 e 2021), dirigiu eventos da Companhia de ópera Seca (Sesc-SP), Balé da Cidade e Coral Paulistano (Theatro Municipal), Orquestra Sinfônica do Paraná (Teatro Guaíra), e Petrobrás Sinfônica (Sala Cecília Meirelles), entre muitos outros. Em 2019, concluiu doutorado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, a qual segue associado como pesquisador pelo LabCine - Laboratório de artes cinemáticas. É autor do livro “Falando de Música: Oito lições sobre música clássica” (editora Todavia, 2020) e publica sobre audiovisual, novas mídias e música clássica para o blog Estado da Arte, do jornal "Estadão". Crédito da foto: Renato Parada