A luta por reconhecimento constitui-se em um dos traços essenciais do nosso tempo, atingindo em cheio o coração de uma política das imagens que se tornou hegemônica pelo menos desde a época renascentista. Reivindica-se novas formas de produção e inscrição do visual de modo que abarque o “mosaico possível de acepções do humano”. Infatigavelmente, as ações insurgentes, extraídas do chão do mundo vivido, onde se cultiva a experiência de produzir novos sentidos, não cessam de germinar: do campo das artes visuais, do cinema, teatro, televisão, imprensa, internet tudo é posto em revista, nada fica incólume.
Esse exame crítico não opera apenas no campo da avaliação, mas aponta a construção de novas matrizes capazes de fundar outras gramáticas de produção, uma nova estética. “É necessário imaginar, portanto. Imaginar, fotografar, escrever, criar, narrar, construir: para que se sobreviva, para que haja partilha e para que uma História única não se sustente. Diante da imagem, “ensaiar o ver” é a questão de cada um” (2008, p. 33).
Este curso percorre uma trajetória em que temas como produção, circulação e restituição das imagens, narração e projeção dos grupos historicamente discriminados são motes fundamentais para a proposição de um novo (outro) tempo discursivo.
Cronograma
Aula 1 – Das impossibilidades: a imaginação como princípio político
Aula 2 – Ensaiar o ver, o dizer e o fazer: prospecções em torno de outras histórias
Aula 3 – Enquadramentos e recortes: ascensão de outros códigos visuais
Aula 4 – “ Restituir a imagem a quem de direito”: a gestão das imagens pelos grupos historicamente discriminados.
Aluno
Público-alvo: aberto a todos os interessados
Carga horária total: 4 encontros – 8h
*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Sem problemas, nós enviamos a gravação da aula no dia seguinte, por email, em links pessoais e intransferíveis que ficam disponíveis por 7 dias corridos após a realização da aula ao vivo.
*Todos os cursos do b_arco oferecem certificado de aproveitamento, com detalhamento de carga horária, que são enviados por email 1 semana após o encerramento do curso.