Ser roteirista é escrever. Trocar histórias com outros roteiristas. Reescrever aquela cena que está estranha. Reescrever de novo. Não dá para pular o pitching?
Não. E ainda bem que não. O pitching é sua oportunidade de mostrar para o mercado qual é a sua voz enquanto roteirista, quais são suas ideias, como você reage sob pressão ao receber devolutivas.
E o pitching não acontece só em mesas de negócios ou em palcos grandes de eventos. Toda vez que você sentar na frente de um profissional e ele disser “me conta de você, suas ideias!”, isso também é um pitching.
Todo dia quando você senta na sala de roteiro e leva suas ideias. Isso é um pitching. Quando você fica preso no elevador com aquela pessoa que você queria falar, ainda é um pitching.
Saber apresentar quem você é como roteirista e quais histórias quer contar é uma habilidade essencial para ser um roteirista.
Em seis aulas os alunos terão a oportunidade de realizar um pitching de cinco minutos de um projeto seu com sessões de workshop e discutir também dicas para lidar com as devolutivas de produtores e canais.
A ideia é que o roteirista saia do workshop pronto para montar seus pitchings e com melhor conhecimento da atividade social necessária para se virar como roteirista.
Cronograma
Aula 1 – O que é pitching.
Estrutura básica do pitching de 5 minutos.
Exercício: Em cima de uma folha de trabalho fornecida o aluno criará seu pitching de 5 minutos. Por enquanto não precisa decorar.
Aula 2 – Pitching: como transmitir sua voz como roteirista, postura e personalidade.
Exercício em aula: 10 alunos farão seu pitching e receberão devolutivas com críticas construtivas que servem para ilustrar desafios de um pitching para toda a sala. Através da universalidade dos desafios a classe crescerá em conjunto.
Aula 3 – Pitching: como lidar com perguntas e críticas.
Exercício em aula: 10 alunos farão seu pitching e receberão devolutivas com críticas construtivas que servem para ilustrar desafios de um pitching para toda a sala. Através da universalidade dos desafios a classe crescerá em conjunto.
Aula 4 – Pitching: os vários tipos de pitching (para canal, de temporada, para um ator) e como se preparar para ajustar seu pitching rápido.
Aula 5 – Exercício de pitching em workshop. Todos os alunos deverão ter seus pitchings decorados e apresentarão até três vezes para receberem devolutiva e poderem aplicar no momento.
Aula 6 – Exercício de pitching em workshop. Todos os alunos deverão ter seus pitchings decorados e apresentarão até três vezes para receberem devolutiva e poderem aplicar no momento.
Aluno
Público-alvo: para participar do curso é necessário que o aluno tenha um projeto ou uma ideia de, pelo menos, uma página.
Carga horária: 6 encontros – 15h
*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer ao vivo no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.
*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Basta solicitar a gravação da aula para nossa equipe de atendimento no email atendimento@barco.art.br ou no whatsapp (11) 98987-8011. As gravações são enviadas em links pessoais e intransferíveis, ficando disponíveis por 7 dias corridos após a realização da aula ao vivo.