João Miguel é ator e nasceu na cidade de salvador, onde iniciou sua carreira ainda menino. Estava com nove anos de idade, quando participou do programa: “Bombom Show”, de Nonato Freire. Com 13 anos, fez uma peça de teatro, como ator principal, que foi:” A Viagem de Um Barquinho”.
Aos 17 anos foi para o Rio de Janeiro e foi estudar teatro na CAL- Casa das Artes de Laranjeiras. Ali conheceu Luiz Carlos Vasconcelos, ator e diretor do “Grupo Piolim”. Em seguida João Miguel foi para João Pessoa, onde se aperfeiçoou no trabalho circense Depois acompanhou Luiz Carlos Vasconcelos, por todo o Brasil e o mundo, fazendo a peça: ” O Vau da Sarapalha”. Depois , fez o monólogo: ”O Bispo”, trabalho que o consagrou e lhe rendeu vários prêmios. Foi, em seguida, convidado para fazer o filme: “Aspirinas e Urubus”, com o qual ganhou diversos prêmios, inclusive no Festival do Rio, como Melhor Ator.
Também ganhou em 2007 e 2011, com os filmes “Estômago” e “A Hora e a Vez de Augusto Matraga”. Eleito Melhor ator coadjuvante no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em 2013, com “Gonzaga – de pai pra filho”. Com “Estômago”, venceu o prêmio de melhor ator no Festival de Valladolid, em 2008. Com “Se Nada Mais der Certo” venceu os prêmios de Melhor ator no Festival de Cinema Brasileiro em Paris e no Festival Internacional de Cinema Brasileiro em Miami, em 2009. Em 2010 venceu o Prêmio Shell de Melhor Ator com a peça “Só”, dirigida por Alvisi Camozzi, e em 2012 foi premiado Melhor Ator no Festival Cine PE, com “À Beira do Caminho”.