Aline Akemi Freitas é graduada e Mestre em Direito do Estado pela PUC-SP. Atua nas áreas de direito administrativo, fomento público e compliance. Membro da Comissão de Estudos de Mídia e Entretenimento do IASP e do conselho do World Observatory. Ex-assessora na Secretaria-Geral da Presidência da República na agenda do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. Professora em cursos de mídia e entretenimento, inovação e terceiro setor. Autora do livro “Direito à Cultura e Terceiro Setor”, pela Editora Lumen Juris, e de diversos artigos da área.
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Cursos nas áreas de artes visuais, audiovisual, dança, design, empreendedorismo, literatura e bem-estar, promovidos por profissionais renomados.
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Rogério da Costa possui doutorado em História da Filosofia - Université de Paris IV (Paris-Sorbonne) e mestrado em Filosofia pela USP. Atualmente é Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUCSP. Parecerista Fapesp. Foi consultor OPAS para o Ministério da Saúde, período em que realizou, em parceria com o diretor Max Alvim, o documentário curta-metragem “Modos de CER”, que retrata o cotidiano de pessoas com deficiência em Centros de Reabilitação no país. Foi co-roteirista do longa-metragem “CubaJazz”, exibido no Festival Internacional de Cinema Latino-Americano de Havana (2016); também exibido na Mostra de Cinema Latino-Americano de São Paulo (2017). Investiga as formas de narrativa no cinema a partir dos estudos filosóficos de Gilles Deleuze e Félix Guattari.
Henrique Nogueira Neme é mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com a dissertação "Mise en scène e corpo no cinema no século XXI: reflexões críticas a partir de Apichatpong Weerasethakul". Formado em Comunicação Social com habilitação em Cinema pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Atualmente é doutorando em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Integra os Grupo de Pesquisa eXtremidades: redes audiovisuais, cinema, performance e arte contemporânea. Atua no meio audiovisual como montador/editor de vídeo, roteirista e assistente de direção. Também exerce a função de consultor e orientador, no campo estético, para diretores e seus projetos de filmes. Dirigiu, escreveu, montou e realizou a preparação de elenco de três curta-metragem: "Entre os Dois" (2015); "Como numa Quarta-feira de Cinzas" (2016) e "Hermético" (2017).
Christine Greiner é professora livre-docente em Comunicação e Artes pela PUC-SP. Ensina no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, onde coordena o Centro de Estudos Orientais; e no curso de graduação em Comunicação das Artes do Corpo. Tem atuado como professora visitante em universidades no Japão, nos Estados Unidos e na França, com apoio da Fundação Japão, do Centro Nichibunken e Capes/Fullbright, entre outras agências. É autora de diversos livros e artigos sobre cultura japonesa, arte contemporânea e estudos do corpo. Compartilha com a professora Helena Katz, a concepção da teoria corpomídia. Participa como curadora de projetos com Ricardo Muniz Fernandes e Hideki Matsuka, e colabora com artistas das artes visuais, da performance e da dança.
Jane de Almeida possui pós-doutorado em História da Arte na Harvard University, é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (estágio no Boston College/EUA). Atualmente, é professora associada e pesquisadora no departamento de Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora convidada do Visual Arts Department da Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD). Artista em residência do Arthur C. Clarke Center for Human Imagination, na UCSD e professora convidada no Boston College. Publica livros e artigos sobre arte, cinema e ciência. Roteirista e diretora, realizou vários curtas-metragens experimentais.
Marcelo Prioste é Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA/USP. Atualmente leciona na PUC-SP no Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) e nos cursos de graduação em Design e Comunicação em Multimeios. Membro da SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. Durante o doutorado desenvolveu pesquisa a respeito das formas narrativas do cinema documentário latino-americano com enfoque na produção do cineasta cubano Santiago Álvarez Román. Autor-colaborador no Projeto Transatlantic Cultures, uma iniciativa das universidades Paris-Saclay, Sorbonne Nouvelle e USP (https://transatlantic-cultures.org).
Felipe Herz Boclin vem desenvolvendo sua carreira na indústria de mídia e entretenimento, onde conseguiu unir sua paixão pelo storytelling e negócios. Formado em Administração de empresas e se consolidando como executivo de marketing, é também consultor, criador e empreendedor. Felipe tem mais de 15 anos de experiência moldando planos estratégicos para empresas líderes no mercado de tv nacional e internacional. Liderou projetos de marketing em canais como Universal Channel (Globosat) e FOX Sports (FOX), onde foi responsável pela implementação de dezenas de campanhas de massa como a Fifa WorldCup 2014 e os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. No entanto, foi na GLOBO que passou por mais de 13 anos na área de Negócios Internacionais. Liderou e colaborou ativamente para o desenvolvimento de negócios na distribuição de canais internacionais e no licenciamento de novelas, séries, formatos, documentários e filmes no mundo.
Trazendo experiência, paixão e mentalidade, fundou a The Creators Bridge – uma agência comercial com sede no Brasil focada em identificar e comercializar ativos audiovisuais para servir a uma nova indústria audiovisual global.
Hilton Lacerda iniciou sua carreira com o roteiro do filme Baile Perfumado - 1996. Na sequência roteirizou os filmes Amarelo Manga, Árido Movie, Baixio das Bestas, A Festa da Menina Morta, FilmeFobia, Estamos Juntos, Febre do Rato, Big Jato, Piedade, entre outros. Com o documentário Cartola – Música Para os Olhos, junto com Lírio Ferreira, assinou sua primeira direção de longa-metragem. Com o filme Tatuagem, assina a direção de seu primeiro longa-metragem de ficção. Em 2020 lançou seu segundo longa: Fim de Festa. Seus trabalhos, como roteirista e diretor, participaram e foram premiados em festivais no Brasil e no exterior.
Para TV participou, desde o início dos anos noventa, como roteirista e diretor, de várias séries documentais de veiculação nacional. Nos últimos anos desenvolve projetos de séries para a televisão. Seu primeiro trabalho foi O Fim do Mundo, onde assina criação e roteiros, e divide a direção com Lírio Ferreira. Também criou e dirigiu, junto com Helder Aragão (roteirizou junto com Helder Aragão, Anna Carolina e Dillner Gomes) a série Lama dos Dias. No Chão de Estrelas, série exibida recentemente, além da criação, assina o roteiro com Anna Carolina Francisco e Dillner Gomes e divide a direção com Milena Times. Atualmente finaliza a segunda temporada do Lama dos Dias.
Formada em Direito pela PUC-Campinas. Pós-graduanda em Propriedade Intelectual e Direito do Entretenimento pela Escola Superior da Advocacia da OAB-SP. Integra o Grupo de Propriedade Intelectual, Direitos Humanos e Inclusão, o GPIDHI, da FGV Direito SP. Advogada na área de Clearance, Seguros e Contencioso Estratégico do CQS/FV, atuando diretamente com a consultoria estratégica desde o inicio da produção audiovisual, incluindo o processo de análise de risco dos conteúdos, contratação de seguros e acompanhamento de sinistros no setor do entretenimento, obtenção de alvarás para gravações, bem como atuando estrategicamente em processos judiciais e administrativos dentro do segmento cultural.
Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Mestranda em Direito do Estado pela mesma instituição, com enfoque em política cultural. Participou da criação e coordenação do Grupo de Estudos de Direito e Entretenimento da USP (GEDE-USP). É advogada das áreas de Clearance e Direito Público do CQS/FV Advogados, atuando na consultoria estratégica a projetos audiovisuais e culturais desde a sua concepção, em análises de risco, processos de clearance, licenciamento de obras, leis de incentivo, editais e prestações de contas.
Formada em Direito na FGV São Paulo (Escola de Direito de São Paulo). Pós-graduanda em Propriedade Intelectual, Direito do Entretenimento, Mídia e Moda pela ESA OAB-SP. Advogada na área de Clearance do CQSFV Advogados, atuando sobretudo na gestão de riscos do setor audiovisual, incluindo-se questões sindicais, licenciamento de obras, entre outros aspectos, de natureza diversa, para auxílio em produções audiovisuais.
Marcela Lordy é diretora, roteirista e produtora. Graduada em cinema na FAAP, estudou direção de atores na EICTV, em Cuba e foi assistente de cineastas como Walter Salles e Hector Babenco. Entre o cinema, o teatro e a televisão, suas obras foram premiadas em festivais mundo afora.
Em 2012, fundou a Cinematográfica Marcela, uma produtora independente, de caráter cultural, com a finalidade de coproduzir os filmes de sua autoria. Professora, curadora, júri e parte de comissão de seleção de festivais e editais, em 2022 lançou ‘O Livro dos Prazeres’, seu 1º longa de ficção. Segundo a revista norte-americana Variety, Marcela é parte da nova safra de cineastas brasileiras, geração que é um
dos fenômenos mais interessantes do cinema latino-americano recente.
Para a televisão, dirigiu episódios da série infanto-juvenil “Julie e os Fantasmas”, vencedora do APCA 2011 e indicada ao Emmy 2012; “Passionais” (2014), exibida pela Globosat e “Turma da Mônica” (2020) da Globo Filmes. Atualmente desenvolve dois longas, uma serie e um documentário.