_políticas afirmativas
O Centro Cultural b_arco está comprometido em contribuir de forma positiva para uma sociedade mais justa, igualitária e diversa. Por isso, procura promover ações afirmativas que possam ampliar o acesso daqueles que por razões históricas são privados de forma geral da possibilidade de ampliarem sua formação ou integrarem atividades culturais.
Nossas ações de acesso à educação estão, fundamentalmente, conectadas com a concessão de bolsas de estudo em nossos cursos, mas também orientam nossa prática curatorial, educacional e política como instituição de cultura.
Em nosso espaço, buscamos promover iniciativas autônomas de eventos culturais, peças, ensaios, grupos de estudo ou outras atividades que sejam promovidas com viés democrático e que precisem de uma acolhida presencial. No ambiente online, principalmente durante a pandemia de COVID-2019 iniciada em 2020, integramos algumas produções culturais gratuitas promovidas em parceria com a Balada Literária, o escritor Marcelino Freire e a Ria Livraria. Este tipo de iniciativa permite que o b_arco atenda seu propósito de contribuir com a democratização do acesso à cultura e de disseminar a produção de artistas independentes.
Como parte do Festival Palco Presente, apoiamos a realização da peça “Carne de Mulher” concebida e encenada por Paula Cohen. O espetáculo teve apresentações gratuitas transmitidas ao vivo do espaço do b_arco para nossas redes sociais. A ação também buscou arrecadar fundos para a ONG Nova Mulher através de ingressos e doações.
_parceria com SPCine
Em nossos cursos, contamos com uma política de bolsas atreladas à parceria com SPCine, parte da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo, com foco no desenvolvimento dos setores de cinema, TV, games e novas mídias. A partir desta parceria fundada em 2020, conseguimos ampliar o acesso aos nossos cursos da área de audiovisual, contando com uma média de 10% das vagas destinadas a bolsistas.
A partir do 2º semestre de 2020, os cursos do b_arco tem vagas destinadas à bolsistas que advenham das Organizações Não Governamentais que colaboram com a Spcine, e que são convidados a partir dos dados coletados pela Spcine e seguindo critérios aprofundados de vulnerabilidade social e representatividade. Estas ONGs e iniciativas promovem trabalhos muito importantes com jovens, profissionais e grupos sociais a quem o acesso à formações diversas são privados pela desigualdade como o Instituto Querô, Instituto Criar, É Nóis na Fita, JAMAC, Oficinas Kinofórum e outros.
141 bolsas oferecidas em 15 cursos em 2020
_apoio a festivais
O b_arco também apoia a premiação de festivais culturais ou de cinema, independentes ou com propostas culturais inclusivas. Seja apoiando a divulgação entre nossa comunidade, seja concedendo bolsas de estudo que possam ser usadas como premiação para vencedores de competições, o Centro Cultural b_arco se coloca como parceiro de iniciativas como a Mostra MOSCA, o Festival Serie Lab e o Festival Cultura Inglesa, entre outros.
_Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc
O Centro Cultural B_arco oferece também bolsas de estudos para estudantes do Ensino Médio da Rede Pública. Serão concedidas em torno de 200 bolsas entre os anos de 2020 e 2021. A ação é atrelada ao incentivo do Governo Federal, Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020) que visa a manutenção de espaços culturais que foram impactados por conta da pandemia do novo coronavírus. Algumas das instituições contempladas com o incentivo são Instituto Querô, Instituto Criar, É Nóis na Fita e diversas escolas da Rede Pública.