\blog

Professor do curso “Roteiro para cinema” recomenda 16 leituras para quem pretende se aprofundar na escrita de roteiros audiovisuais e se preparar para as aulas online

Na próxima semana, tem início o curso regular “Roteiro para Cinema“, ministrado por Rubens Rewald e Rossana Foglia! O curso – que ainda está com as inscrições abertas – apresenta e discute, através de conceitos e exercícios práticos de escrita criativa, os elementos fundamentais da escrita de um roteiro de cinema.

Neste formato de curso regular, os encontros são semanais ao vivo por videoconferência e as atividades mesclam teoria e prática. Uma ótima oportunidade para desenvolver o seu projeto de um roteiro para cinema, com acompanhamento dos professores, que são roteiristas premiados!

Para que os interessados na área começem sua jornada na elaboração de roteiros já sabendo quais são as bases dos grandes escritores e roteiristas, Rubens separou 16 livros que considera essenciais no pensamento sobre roteiro e dramaturgia. Confira abaixo esta grande lista, que inclui duas obras do próprio Rubens Rewald, resultados de pesquisas e reflexões sobre o processo de criação de roteiros:

Livros de Roteiro

1) Screenwriting: The Sequence Appoach, de Paul Joseph Gulino – O livro divide um longa metragem de ficção em oito sequências detalhando o tipo de movimento dramatico que cada uma delas acrescenta a história. Ótimo para organizar as ideias e pensar a estrutura do filme.

2) Story, de Robert Mckee – É a Poética contemporânea, referência teórica fundamental. Aprofunda conceitos muito utilizados hoje como incidente incitante, minitrama e outros. 

3)  Manual de Roteiro, de Syd Field – Foi dominante por muitos anos, apresenta o paradigma, a estrutura dos pontos de virada. É um clássico.

4) Manuel, ou o primo pobre dos manuais, de Leandro Saraiva e Newton Cannito – Nosso manual brasileiro, é bem humorado e fala bastante sobre gêneros e séries.

5) Narration in the Fiction Film, d David Bordwell – Ótimo livro para se compreender a narração no cinema, do ponto de vista do espectador. Análise cognitiva dos filmes.

6) Dramaturgia – Construção de Personagem, de Renata Pallottini – Análise simples e direta, estilo da autora, sobre personagens dramáticos. 

7) Da Criação ao Roteiro, de Doc Compararto – Um livro simples, pioneiro no Brasil, e que explica bem o que é story-line, sinopse, argumento e outros conceitos de trabalho.

8) Save the Cat, de Black Snyder – Um livro leve e descolado, apresenta outras possibilidades de paradigmas.

Livros de Dramaturgia

9) Poética,  de Aristóteles – O Manual dos manuais! Primeiro tratado sobre dramaturgia.

10)  O que é Dramaturgia, de Renata Pallottini – Bela historiografia, bem sintética, sobre conceitos da dramaturgia. 11) O Teatro Épico, de Anatol Rosenfeld – Ótima síntese da teoria dos gêneros – épico, lírico e dramático.

12) The Art of Dramatic Writing, de Lajos Egri – Um clássico em fundamentos básicos de dramaturgia teatral.

13) Teoria do Drama Burguês / Teoria do Drama Moderno, de Peter Szondi – Ótima análise mais aprofundada do lugar do drama na história.

14) O Personagem de Ficção, org. por Antonio Candido – Um livro fácil de ler, com ótimos insights sobre a diferença dos personagens em cada gênero artístico.


15) Caos: Dramaturgia, de Rubens Rewald

16) A Dança do Fantástico, de Rubens Rewald , ambos os livros discorrem sobre processo de criação dramática e literária, mesclando teoria e prática.