\blog

Nesse período de isolamento social, o curador da Galeria b_arco e coordenador de nossos cursos de Artes Visuais indica 5 livros interessantes para ler na quarentena

 

Sobre Isto

Vladímir Maiakóski, com fotomontagens de Aleksandr Ródtchenko

Editora 34

Um dos maiores poetas do século XX, engajado na construção de uma nova sociedade soviética, publicou em 1923 este, que é considerado um de seus poemas mais longos, para sua amada Lília Brik, quando da briga do casal. Com fotomontagens originais do também famoso Ródtchenko, a poesia inspirou até Caetano Veloso para a canção O Amor, interpretada por Gal Costa.

 

 

 

Uma Breve História da Curadoria

Hans Ulrich Obrist

Editora Bei

Considerado um dos mais prestigiados curadores contemporâneos, o suíço Obrist relata, através de entrevistas, quase que uma dúzia das mais importantes exposições realizadas pelo mundo no século passado,  em grandes instituições e museus internacionais, traçando um panorama de como a função curatorial se estabeleceu no cenário da arte.

 

 

Destruição do Pai, Reconstrução do Pai

Louise Bourgeois, escritos e entrevistas 1923 – 1997

Editora Cosac &  Naif

O primeiro livro publicado no Brasil de uma das mais instigantes artistas contemporâneas. Escultora, desenhista e gravadora franco-americana, Louise criou sua poética adotando um discurso confessional e autobiográfico. Refinada e com “impiedosa lucidez emocional” sua obra perpassa as transformações do mundo, entre guerras, continentes e descobertas psíquicas.

 

 

 

 

 

O Instante Contínuo

Uma história particular da fotografia

Geoff Dyer

Editora Companhia das Letras

O jornalista inglês apaixonado, mas não especializado, em fotografia, analisa a história através de objetos e assuntos recorrentes aos grandes autores de imagens como Alfred Stieglitz, Paul Strand, Walker Evans, André Kertész, Diane Arbus e dezenas de outros. Um recorte autoral cheio de potência para conhecer ou relembrar fotografias históricas.

 

 

Utopia

A História de Uma Idéia

Gregory Claeys

Edições SescSP

Um livro deliciosamente ilustrado e abrangente para a ideia poderosa de Utopia – a busca eterna por um ideal de sociedade na América, na Ásia, na África e no mundo árabe, tanto antigamente como no mundo ocidental. Muito oportuno para repensarmos os valores.