Skip to content
b_arco
  • Institucional
    • _quem somos
    • _equipe
    • _políticas afirmativas
    • _parceiros & colaboradores
    • Contato
  • cursos ao vivo
    • _programas e trilhas de formação
    • _produção
    • _jurídico
    • _roteiro
    • _não ficção
    • _todos
    • _professores
  • cursos gravados
    • _curso Daniel Rezende
    • _curso Jorge Furtado l
    • _curso Jorge Furtado ll – Séries
    • _curso Lilia Schwarcz
    • _curso Rogério Silva (Nexo)
  • sou aluno
  • para empresas
Menu Fechar
  • Institucional
    • _quem somos
    • _equipe
    • _políticas afirmativas
    • _parceiros & colaboradores
    • Contato
  • cursos ao vivo
    • _programas e trilhas de formação
    • _produção
    • _jurídico
    • _roteiro
    • _não ficção
    • _todos
    • _professores
  • cursos gravados
    • _curso Daniel Rezende
    • _curso Jorge Furtado l
    • _curso Jorge Furtado ll – Séries
    • _curso Lilia Schwarcz
    • _curso Rogério Silva (Nexo)
  • sou aluno
  • para empresas
  • Institucional
    • _quem somos
    • _equipe
    • _políticas afirmativas
    • _parceiros & colaboradores
    • Contato
  • cursos ao vivo
    • _programas e trilhas de formação
    • _produção
    • _jurídico
    • _roteiro
    • _não ficção
    • _todos
    • _professores
  • cursos gravados
    • _curso Daniel Rezende
    • _curso Jorge Furtado l
    • _curso Jorge Furtado ll – Séries
    • _curso Lilia Schwarcz
    • _curso Rogério Silva (Nexo)
  • sou aluno
  • para empresas
carregando...

O Documentário de Criação – Roteiros da Não Ficção

com
Joel Pizzini
> Estratégias de linguagem, limites e inovações na narrativa de documentários.

/data

2 a 5 de dezembro de 2024

segunda a quinta, das 18h30 às 22h

/categoria

curso online ao vivo - audiovisual

/valor

Sentimos muito, mas todos os bilhetes tiveram suas vendas finalizadas porque o evento já ocorreu.
inscreva-se

/compartilhe!

/conteúdo

Uma imersão no cinema ensaístico, os recursos de linguagem, a dramaturgia documental, estratégias de abordagem e os dispositivos narrativos na recriação do “real”.

O curso irá proporcionar uma imersão histórica e criativa na linguagem do chamado Cinema Documentário, seus limites e possibilidades, através de suas vertentes contemporâneas: o filme-ensaio, o cinema de não-ficção, de autoficção e outras expressões autorais.

Por meio de exercícios e análise de filmes experimentais e representativos do universo da recriação, o curso mostrará estratégias narrativas da dramaturgia documental permitindo uma visão panorâmica e reflexiva da produção atual.  A obra do diretor, os métodos de montagem e a conjugação de imagens de arquivo com outros dispositivos, também serão abordados no curso.

 

Cronograma

Aula 01

  • A origem histórica do Documentário (Poeira e Tédio – O conceito de Alberto Cavalcanti)
  • A Tradição Jornalística (Os efeitos da nomenclatura e a Voz de Deus)
  • O Cinema Etnográfico:  Major Thomas Reis, Silvino Santos e Jean Rouch
  • O Documentário Verdade e Observacional: A revolução tecnológica (O Som Direto)
  • Os limites da linguagem Documentário (Fronteiras entre ética x estética)

Aula 02

  • A Primeira Pessoa (o Sujeito no Discurso Documento Documentário Moderno (A Visita e a Entre-vista)
  • A Falsa Ficção (Os limites da linguagem Documental)A Falsa Ficção (Os limites da linguagem Documental)
  • O Falso Documentário (A paródia como negação do “Real”)
  • O Filmensaio & Cinema Não-Ficcional (a Mise-en-scéne, os não-atores e a construção da paisagem sonora)
  • O Metadocumentário (o autor como personagem-tema)

Aula 03

  • A relação entre Tema x Método
  • O Anti-Documentário (expressões contemporâneas)
  • Os dispositivos anarrativos (A Dramaturgia Formal, o Perspectivismo)
  • O Documentário de Invenção (a montagem como personagem)
  • A Autorrepresentação, a Autoficção e o cinema performativo (“Eu é um outro”)

Aula 04

  • O Documentário Moderno (A Visita e a Entre-vista) 
  • Os Esquemas Narrativos (A lógica linear e cronológica na formulação da estrutura)
  • Diálogos intertextuais (videoarte, videomapping e instalações)  
  • Apresentação individual de exercícios criados durante o curso.

 

Aluno(a)

Público: estudantes de arte, universitários, professores, realizadores, pesquisadores e interessados em geral no cinema. 

Carga horária total – 4 encontros – 14h.

*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer AO VIVO no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.

*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Não tem problema! As gravações são disponibilizadas na área do aluno, ficando disponíveis por 1 mês após a realização da aula ao vivo.

sobre o professor

Professor

  • Joel Pizzini
    Joel Pizzini é autor de ensaios documentais premiados internacionalmente como Caramujo-Flor (1988), Enigma de Um Dia(1996), Glauces (2001) e Dormente (2006), Joel Pizzini conquistou com 500 Almas (2004) e Anabazys (2009), além da seleção oficial no Festival de Veneza, os prêmios de Melhor Filme,Som, Fotografia, Especial do Júri, Montagem, nos Festivais do Rio, Mar Del Plata, e Brasília. Pizzini foi artista residente da Unicamp e do Fórum da Berlinale, no projeto Living Archive. Trabalhou como Curador da Restauração da obra de Glauber Rocha. Participou do projeto Artecidade e da Bienal de São Paulo, Mercosul com videoinstações e direção de performances. Diretor de Elogio da Graça (Grande Prêmio do Cinema Brasileiro) e Mr.Sganzerla, vencedor do Festival É Tudo Verdade (2010) e HBRFF em Los Angeles. Dirigiu o filmensaio "Olho Nú" (sobre Ney Matogrosso), co-produzido pelo Canal Brasil, premiado como melhor filme do Festival In-Edit e FestCine América do Sul e selecionado oficialmente para o Doc Lisboa, e Festivais de Havana, Guadalajara, FIPA (Biarritz). Criou a instalação Ruído no Branco a convite da Fundação Iberê Camargo (RS) e dirigiu "Mar de Fogo", selecionado para a competição da Berlinale, (2015) e Mostra Internacional de São Paulo além de Elogio da Sombra selecionado exibido em Oberhausen. Em 2017 dirigiu Rio da Dúvida, sobre a Expedição Rondon-Roosevelt e em 2021, o filmensaio Zimba, lançado no É Tudo Verdade e exibido na GlobonewsTudo. Atualmente finaliza Depois do Trem e prepara o documentário Coisal, sobre a poética de Manoel de Barros. Assiha ainda a produção dos filmes Madalena e as Séries O Menino que Engoliu o Sol e Fronteiras Fluidas, exibidas no Canal Curta.

horário de atendimento

 Segunda a sexta, das 10h às 19h.

fale conosco

atendimento@barco.art.br
WhatsApp (11) 99980-5869

Siga o b_arco nas
redes sociais

Facebook Instagram Youtube

Copyright 2019 - b_arco | Desenvolvido por 4cube.

Verified by MonsterInsights