Em entrevista para o canal Imprensa Mahon, encabeçado pela diretora de conteúdo Krishna Mahon, a figurinista Alice Alves explica tudo sobre o ofício do figurinista – desde dicas para quem gostaria de começar na área, passando pela importância da pesquisa histórica e apontando oportunidades de negócio. 

Alice possui um currículo recheado de produções da Globo, como ‘O Clone’ e ‘A Casa das Sete Mulheres’. Também é responsável por séries como ‘Gigantes do Brasil’, do History Channel, e longas como ‘O Redentor’.

“Para quem quer entrar (no mercado de trabalho), eu acho que o mais legal é fazer uma carreira em figurino. O figurino é um ofício, se aprende fazendo. Está vendo que vai ter alguma produção, conhece alguém do meio? Vai lá e pede pra fazer estágio. A partir do estágio é que você vai galgando posições no mercado. É legal fazer estágio numa série, estágio num longa, porque aí você vai vendo as diferentes formas de trabalhar, e depois disso você já vai para 3º assistente, 2º assistente, 1º assistente. O que acontece hoje é que temos poucas boas assistentes de figurino”, diz Alice quando questionada sobre qual dica poderia dar para quem gostaria de começar na área.

Assista, abaixo, a entrevista na íntegra!

Alice Alves é começou sua carreira em 2002 na novela “O Clone”, com figurinos assinados por Marília Carneiro. De lá pra cá são 17 anos realizando o incrível trabalho de contar histórias através dos figurinos em novelas, filmes e séries. Se especializou em figurinos de época porque tem paixão pela pesquisa em profundidade e pelo desafio de construir figurinos com muitos detalhes. Também elabora figurinos contemporâneos por entender a importância de comunicação da roupa com o espectador. Tem um blog onde escreve sobre os processos criativos de figurinistas renomados no cenário internacional, desse aprendizado tira lições para aplicar em seus figurinos. Veja mais em www.alicealves.com.br

No curso Figurino para Cinema e TV serão abordadas as especificidades do processo de construção do figurino para uma produção audiovisual.

Para saber mais sobre o programa do curso e realizar sua inscrição, clique aqui.

Figurino para Cinema e TV
13 a 16 de janeiro de 2020
Segunda a quinta, das 19h30 às 22h30

b_arco
Rua Dr Virgilio de Carvalho Pinto, 426 – Pinheiros, São Paulo
Próximo da estação Fradique Coutinho do Metrô
Estacionamento ao lado

Fechar Menu