\blog

Em artigos na imprensa, professor de cursos de Literatura no b_arco instiga novas leituras e reflexões 

Parte fundamental do ofício de escritor(a) é a leitura. Como coloca o escritor e jornalista Paulo Nogueira em seus cursos de literatura e escrita criativa, oferecidos no Centro Cultural b_arco, é preciso conhecer detalhadamente a estrutura de personagens, diálogos, construção da trama e outros elementos da literatura. 

Contribuindo com diversos veículos no Brasil e em Portugal, onde viveu por 25 anos, como a Revista Piauí, Bravo, Expresso e também o Estado de São Paulo, Paulo escreveu sobre grandes obras literárias e entrevistou autores como Umberto Eco, Christopher Hitchens, James Ellroy e Javier Cercas, entre outros.

Os últimos artigos que publicou no Estado de São Paulo este ano, no caderno Aliás, trazem os assuntos e lançamentos mais recentes da literatura, desde a biografia romanceada de Mussolini – M, O Filho do Século, do italiano Antonio Scurati – ao curioso best seller sobre o corpo humano Corpo, Um Guia Para Usuários, de Bill Bryson. Antenado nos assuntos e obras mais discutidos pela crítica literária, Paulo Nogueira trás aos leitores brasileiros comentários contextualizados, bem humorados, inteligentes e que instigam à leitura de livros diversos. 

Também atento a temáticas contemporâneas, como as questões de raça e gênero, Nogueira destacou em fevereiro o compilado de palestras “A Origem dos Outros”, em um artigo que acaba por traçar uma trajetória e um perfil, valorizando o trabalho de uma das mais importantes escritoras negras de nossos tempos, Toni Morisson. Para além dos artigos publicados, este olhar atencioso também transparece nos exemplos e temáticas abordadas em suas aulas, sempre repletas de valioso material pedagógico (vídeos, gráficos, entrevistas de autores emblemáticos e mais). 

O próximo curso oferecido por Paulo Nogueira no Centro Cultural b_arco será “A Estrutura do romance e do conto”, que abordará as características essenciais do romance, desde os autores clássicos até aos ebooks, com foco na estrutura da narrativa ficcional. As inscrições estão abertas e as aulas se iniciam de 10 de março, confira mais informações na página do curso: https://barco.art.br/eventos/a-estrutura-romance-conto/