\blog

Parceria com o CIVI-CO mira o futuro e coloca arte e cultura como agentes de transformação social.

Após 15 anos no espaço emblemático da Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, em Pinheiros, São Paulo, o b_arco terá que deixar seu prédio. Não é de hoje que o mercado imobiliário – e não a cultura – é quem determina os contornos que a cidade vai tomando e, agora, tocou a nós ter que buscar outro porto para atracar.

Mas não há males que não venham para o bem. O b_arco irá atravessar a rua e se lançar em novos e belos desafios. A partir do segundo semestre de 2021, nossas atividades culturais, cursos e as exposições da Galeria b_arco passarão a ocupar o 2° andar do prédio do CIVI-CO, polo de impacto social e ambiental, localizado em frente à nossa antiga sede. Sempre no espírito com que foi criado em 2006, pelos irmãos Gabriel, Jiddu e Pablo Pinheiro, o b_arco segue promovendo a criação colaborativa entre artistas e agentes culturais.

Desde o início da pandemia, o b_arco ampliou seus horizontes levando sua produção artística e suas ações culturais e educativas para o espaço virtual, reunindo artistas, produtores culturais, professores e alunos(as) de todo o Brasil. Dessa forma, expandiu significativamente o seu público, impactando centenas de pessoas também com ações afirmativas. E, para o futuro próximo, além da programação presencial que retornará assim que for possível, o b_arco planeja ampliar sua plataforma de cursos online – a b_arco-on – e aumentar a ainda mais a presença do seu conteúdo nas redes.

Galeria b_arco

A Galeria b_arco – setor de artes plásticas do Centro Cultural – dirigida pela galerista Izabel Pinheiro, também vive este movimento, levando conteúdo e reflexão para as redes e, agora, também disponibilizando suas obras para venda em sua loja online.

Nova sede e novos modelos de colaboração

Atentos às mudanças do mundo, marcadas pelas experiências virtuais que aproximam distâncias, e tendo em vista que arte e cultura sempre foram agentes formadores e transformadores da sociedade, entendemos que mais do que nunca é hora de contribuir para essa transformação, construindo pontes e unindo forças a partir de novos modelos de colaboração.

O moderno prédio do CIVI-CO abriga um espaço de inovação para empreendedores cívico-sociais, que reúne pessoas e organizações que geram transformações positivas na sociedade. A partir de agosto, o b_arco passa a ocupar 2º andar do prédio, agregando o componente artístico e colocando a arte e a educação também como caminhos para esta transformação.

Muito mais do que uma mudança de endereço, a parceria com o CIVI-CO representa a travessia do b_arco para um novo momento, em que pretende potencializar ainda mais o impacto que as produções artísticas e as ações culturais podem promover na sociedade e contribuir para um mundo mais justo, diverso e inclusivo.

O que o social tem a ver com a cultura?

Tudo. Cultura e sociedade não estão separadas. Por isso, o encontro entre os projetos, para além do compartilhamento de espaço, pretende criar novas formas de pensar a gestão cultural, o financiamento de projetos e abrir um novo leque de pensamento sobre a vida contemporânea. Pensar os problemas e soluções para os problemas sociais, econômicos, culturais sempre foi a missão de ambas as instituições. O b_arco se conecta ao pensamento das iniciativas de impacto social e ambiental, trazendo o componente da arte e cultura para a conversa e também renovando os saberes de sua comunidade com este pensamento.

A missão do b_arco segue a todo vapor para este novo momento: construir uma comunidade que pensa a arte e a cultura, criando livremente propostas em que professores, alunos(as) e diferentes agentes se transformam.

A programação intensa de cursos nas áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Artes Cênicas, Literatura e Pensamento Contemporâneo, assim como as atividades culturais e as exposições, seguem agora habitando o prédio do CIVI-CO. Uma travessia para um novo porto, que ganha na potência da coletividade e cooperação de um novo momento para as instituições e, também, para a sociedade.

LIVE de lançamento parceria b_arco & CIVI-CO

Nesta quinta-feira, 15 de julho, às 20h, iremos fazer uma LIVE no Inatagram com Gabriel Pinheiro, nosso diretor e Ana Luiza Prudente, diretora de Comunicação e Relacionamento do CIVI-CO para expor e debater as ideias e projetos que estamos planejando para este novo momento.
#SomosMelhoresJuntos

Sobre o b_arco

O Centro Cultural b_arco é um centro cultural contemporâneo criado para integrar as diferentes áreas da cultura. Um lugar de debate, reflexão e criação que há 15 anos fomenta o intercâmbio permanente entre público, artistas e agentes culturais.

Neste momento de pandemia, o b_arco lançou uma programação especial de cursos online, chamada #b_arcoemcasa, com grandes nomes das áreas do Audiovisual, Literatura, Artes Cênicas e Pensamento Contemporâneo. Desde março de 2020, o b_arco já promoveu cerca de 200 cursos online, com mestres como Milton Hatum, Jorge Furtado, Ruy Castro, Adrian Teijido, Amara Moira, Rosane Borges, Felipe Martinez, Ana Paula Cohen, Cidinha da Silva e muitos outros.

Sobre o CIVI-CO

O CIVI-CO é um Hub que reúne organizações sociais e negócios de impacto, formando
uma comunidade de empreendedores e ativistas que trabalham para gerar transformações
positivas na sociedade. Uma das missões do CIVI-CO é gerar conhecimento para engajar a
sociedade civil, o poder público e a iniciativa privada nas causas em linha com os Objetivos
de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.