\blog

No mês de julho, Rosane Borges irá ministrar mais um curso no b_arco, e isso é só um dos conteúdos incríveis que ela está produzindo no ambiente online atualmente

Em julho, o b_arco terá o prazer de oferecer mais uma edição do curso “Representação, Imagem e Imaginário de Mulheres Negras” com a professora e pesquisadora, Rosane Borges. O curso tem como objetivo analisar imagens de mulheres, especialmente de mulheres negras, veiculadas em jornais impressos, cinema, televisão, internet e outras mídias, tendo em vista o movimento pendular ‘fixação e deslocamento’, que caracteriza a produção dos discursos sobre esse grupo, à luz do imaginário tecnológico. Um assunto profundamente interessante, no qual Rosane se especializou em um trajetória muito bonita de compartilhamento de conhecimento. 

Rosane Borges é jornalista, doutora em Ciências da Comunicação, professora colaboradora do Colabor (ECA-USP), pesquisadora na área de comunicação, imaginários, política contemporânea, relações raciais e de gênero, conselheira de honra do Coletivo Reinventando a Educação, integrante do grupo Estética e vanguarda do CTR (ECA-USP). Autora de diversos livros, entre eles: Espelho infiel: o negro no jornalismo brasileiro (2004), Mídia e racismo (2012), Esboços de um tempo presente (2016). Rosane também é articulista da revista Carta Capital, do blog da Editora Boitempo e atualmente tem contribuído também para os Jornalistas Livres, Ponte, além de ter o seu próprio Médium, perfil no Instagram e, mais recentemente, um canal no Youtube próprio, chamado “Esboços do Contemporâneo”. Ufa! 

Como uma ótima comunicadora, todas estas iniciativas são constantemente divulgadas por Rosane em seu instagram oficial , que acabou de chegar aos 5mil seguidores! Participando e promovendo lives, publicando textos relevantes sobre mídias, comunicação e questões racias que estão em debate no país, Rosane traz “Pitacos Reflexivos” ( título de suas lives de sexta-feira no instagram) importantíssimos para o ambiente online. Sua mais nova empreitada é o canal Esboços do Contemporâneo no Youtube.  

Já com quase 500 inscritos, o mais novo canal de comunicação da professora, estreou no último domingo com o vídeo Direito à respiração, apartheid balístico e conspiração das lutas pela vida, que trouxe de maneira contundente e embasada reflexões sobre a morte de George Floyd e o debate sobre o direito à respiração e a asfixia universal que vítima corpos precarizados pelo racismo, pelo neoliberalismo e outras formas de dominação. O canal pretende, como diz o próprio teaser de Rosane, “aprofundar nossos vínculos, a nossa interlocução, para pensar nesse mundo louco e desafiante, mas que também apresenta um lado muito gostoso que é essa jornada de vivermos em nosso tempo”.