\blog

Indicações de filmes, livros, série e site que detalham o trabalho de continuidade na obra audiovisual

Neste mês, o b_arco irá promover, em parceria com a continuísta Letícia Tauffenbach, o curso “A Continuidade na Obra Audiovisual” que apresenta todas as etapas de trabalho do continuísta em uma produção audiovisual. Letícia, que tem experiência na área atuando como continuista de grandes projetos audiovisuais há 20 anos, preparou uma lista de indicações para o blog do b_arco que tratam deste importante – e pouco reconhecido – trabalho. São filmes e séries que, com certeza, foram grandes desafios para os continuístas envolvidos no projeto, e também sites e leituras que falam um pouco mais sobre os afazeres que envolve ser continuísta em um set audiovisual.

Confira abaixo as indicações de Letícia: 

Série “Dark” 

“A série tem uma cronologia complicada que com certeza foi um enorme desafio para o continuísta. Os personagens viajam para épocas diferentes e até para outro mundo, encontrando com o outro eu; acredito que foi muito bem executada!” comentou Letícia.

Filmes

“Estes filmes são desafiadores para um continuísta, pois são muitos atores num mesmo ambiente, com muita movimentação e a direção de olhar precisa estar perfeita”, define Letícia:

“O Banquete” (filme brasileiro da Daniela Thomas),

“El Metodo” (filme espanhol do Marcelo Piñeyro),

“Chega de Saudade”(filme brasileiro da Laís Bodanzky)

“Estes filmes mostram os bastidores de equipes de filmagem. As continuístas (script supervisor) e o trabalho delas são mostrados também!” indicou a professora.

“A Noite Americana” – direção François Truffaut

“Vivendo no Abandono” – direção Tom DiCillo

Livros

Num piscar de olhos (do montador do Coppola, Walter Murch) “ Nele, o autor analisa a relação entre corte, continuidade e descontinuidade, traçando paralelos também entre filmes e sonhos, e entre o estado de espírito do espectador e a freqüência de seu piscar de olhos”.

“Como a Geração Sexo Drogas e Rock’n Roll Salvou Hollywood” (Peter Biskind) “Este livro comenta a história do cinema nos EUA, muito interessante!” 

“À Espera Do Tempo. Filmando com Kurosawa”(Teruyo Nogami) “ Nesta reunião de textos escritos e ilustrados por Teruyo Nogami sobre o trabalho que exerceu ao lado do cineasta Akira Kurosawa como continuísta e diretora associada por aproximadamente meio século”

Site

Este site contém erros em filmes: https://www.moviemistakes.com/best/pictures