\blog

Indicações de projetos documentais de impacto social, por Lucca Messer

Professor do curso que aborda o tema no b_arco em janeiro indica alguns casos e produções para quem está interessado(a) em transformar projetos documentais em ações que podem repercutir além das telas.

Lucca Messer, pesquisador e documentarista dedicado a narrativas de curta duração, irá ministrar em janeiro no b_arco o curso “O Documentário como Ferramenta para Transformações Sociais”!

Neste curso introdutório, Lucca vai ensinar como criar e transformar projetos documentais em ações que podem repercutir além das telas dos festivais de cinema, explorando a aliança entre a arte documental e o impacto social. 

O curso trará reflexões teóricas sobre a criação de mini-documentários, focando no desenvolvimento da pesquisa e roteiro, até exercícios práticos de como conduzir entrevistas com participantes. 

Se você tem interesse em elaborar e criar histórias sobre temáticas sociais, venha aprender como criar e desenvolver, da pesquisa à distribuição, um projeto documental autoral que pode transformar o mundo! Ficou inspirado? Lucca Messer indica alguns casos e produções documentais de impacto social para você entender melhor as possibilidades deste tipo de projeto:

Mini-doc roteirizado para branded content: 

Maceo Frost // ASICS // Dewi Griffiths from BWGTBLD on Vimeo.

Zion: Pesquisa ideográfica na construção do roteiro de curta duração:

Case Impacto Social: Bully:

Buscando narrativas documentais no contexto do dia a dia:

Spider Drove a Taxi (NY Times Op-Docs) from Joshua Z Weinstein on Vimeo.

 Roteirização de roteiro a partir de fotografias:

https://www.nytimes.com/video/opinion/100000001951138/solo-piano-nyc.html?playlistId=video/opdocs-season-1

Doc referência observational: