Assistência de Direção em Audiovisual

com
Luciana Baptista
> Todas as especificidades da assistência de direção

/data

9 a 12 de janeiro de 2023

Segunda a quinta, das 19h às 21h30

/categoria

curso online - audiovisual

/valor

Detalhes Preço Qtd
Desconto à vistaMais Detalhes  R$390,00 (BRL)  
Parcelado - 10xMais Detalhes  R$44,50 (BRL)  

/compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

/conteúdo

Luciana Baptista é uma das assistentes de direção mais requisitadas do mercado audiovisual brasileiro. Em seu curso, para profissionais e iniciantes da área, Luciana irá abordar o ofício do AD (assistente de direção) em produções audiovisuais de conteúdo, desde a etapa de preparação até o término da filmagem, passando por toda metodologia de raciocínio, planejamento e organização de um AD, exemplos práticos das responsabilidades e as ferramentas necessárias, além das explicações do envolvimento com os outros departamentos numa produção.

 

Cronograma

Aula 1 

  • O ofício e atribuições do Assistente de Direção num filme ou série;
  • A divisão de trabalho entre o 1o AD / 2o AD / 3o AD;
  • O AD como mediador de informações e questões / problemas da equipe e elenco;
  • A parceria do AD com o Diretor / Produtor / Chefes de Equipe;

 

Aula 2 

  • As etapas e o cronograma de Preparação / Pré Produção / Filmagem dos ADs;
  • O AD nos ensaios, decupagem / storyboard e tech scout com o Diretor na Pré;
  • A evolução do trabalho do AD do filme para a série no contexto atual;
  • O AD no raciocínio da estratégia de filmagem.

 

Aula 3 

  • O Plano de Filmagem;
  • A análise técnica do Roteiro (leitura e importância da AT com a equipe);
  • A revisão e atualizações da análise técnica após o Tech Scout;

 

Aula 4 

  • A Ordem do Dia de Pré Produção;
  • A Ordem do Dia de Filmagem;
  • O AD no desenho de Preparação e Pré antes, em função de cada projeto / roteiro;
  • O mercado de trabalho atual para os ADs.

 

Aluno

Público-alvo: Aberto a todos os interessados

Carga horária total: 4 encontros – 10 horas

*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer ao vivo no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.

*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Não se desespere! As gravações serão disponibilizadas na plataforma, ficando disponíveis por 1 mês após a realização da aula ao vivo.

sobre o professor

Professor

  • Luciana Baptista
    Luciana Baptista trabalha há 19 anos no mercado audiovisual, em produções de curtas, longas-metragens e séries pra TV. Atua como Assistente de Direção para projetos de conteúdo desde o longa-metragem "Nina" em 2002. Assina como Diretora Assistente o filme Na Quebrada, de Fernando Grostein Andrade; Coordenadora de Direção dos filmes: O Lobo Atrás da Porta, de Fernando Coimbra; Até que a sorte nos separe, de Roberto Santucci, entre outros. Foi coordenadora do Depto de Direção da série FDP – HBO Latin America, dos diretores Adriano Civita, Caito Ortiz, Johnny Araújo e Kátia Lund nos 13 episódios da 1ª temporada; Foi 1ª Assistente de Direção dos longas-metragens Laços – Turma da Mônica e Bingo – O Rei das Manhãs, de Daniel Rezende; Brincante, de Walter Carvalho; Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, de Beto Brant e Renato Ciasca; Bruna Surfistinha, de Marcus Vinícius Baldini (dividindo a 1ª Assistência de Direção com Gabriela Ribeiro), entre outros. Também assina como 1ª Assistente de Direção das séries Carcereiros (1ª 2ª Temporada) – Gullane Filmes e TV Globo, com os Diretores José Eduardo Belmonte, Fernando Grostein Andrade, Philippe Barcinski, Dennison Ramalho e Aly Muritiba; Nem Vem Que Não Tem – Casablanca com Fox, diretores André Pellenz e Marcus Baldini; Condomínio Jaqueline – Coração da Selva e TV Cultura, direção de Jeferson De; O Homem da sua vida – Gullane Filmes e HBO, Direção Geral Daniel Rezende, com os diretores Pedro Amorim e Fernando Coimbra); A série Ninguém tá olhando de Daniel Rezende e Gullane Filmes para Netflix; Helem de André Meirelles Colazzi na Prosperidade Filmes, entre outros.