Cinema Afetivo – Da Inspiração à Realização

com
André Ristum
> Como criar histórias com personagens profundamente humanos no cinema.

/data

26 a 29 de janeiro de 2021

terça a sexta, das 19h às 21h30

/valor

Detalhes Preço Qtd
Desconto à vistaMais Detalhes  R$280,00 (BRL)  
Parcelado - 2xMais Detalhes  R$150,00 (BRL)  

/compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

/conteúdo

Dos grandes blockbusters ao cinema de autor, o que torna uma história atraente e interessante é a identificação gerada em seu público através de personagens e narrativas que revelam a condição humana em suas mais diversas camadas.

A jornada que um autor/diretor percorre ao criar de uma obra audiovisual, desde os primeiros lampejos de inspiração; o longo processo de desenvolvimento, filmagem e finalização, até chegar a sua exibição na tela; se trata sobretudo de um mergulho investigativo na subjetividade humana.

Sob esse ponto de vista, e através de um olhar afetivo, o curso irá abordar o processo de criação dos personagens e de um filme, a partir da primeira inspiração, desenvolvimento e escrita, passando pela fase de materialização do roteiro até a realização e finalização da obra. As aulas irão apresentar as várias etapas do processo criativo, aprofundando-se sobre os pontos chave da realização.

 

 

Cronograma

Aula 1 – Observação e inspiração: o que mexe com você?
Análise detalhada do processo criativo que antecede a fase da escrita, de filmes como “Meu País”, “A voz do silêncio” e da série inédita “Colônia”, se aprofundando no processo de observação e inspiração.

Construção da personagem: dando vida à inspiração.
Como a observação e inspiração se transformam em personagens que podem dar vida a alguma história. Encontrar afinidades e relações entre as inspirações e as ideias apontadas.

Aula 2 – Escrevendo a história: a costura narrativa.
A partir das ideias analisadas na primeira aula, realizaremos uma viagem pelos meandros da construção narrativa, entendendo como são construídas as relações e os arcos das personagens.

A busca da personagem: encontrando o elenco a 4 mãos.
A partir do roteiro desenvolvido analisaremos o processo de descoberta das características dos personagens e suas funções dramáticas na história. Assim como a, e consequente fase de identificação e seleção de atores mais adequados para os papéis, em um trabalho íntimo de colaboração com a produção de elenco.

Aula 3 – Preparação: construindo as personagens em um processo de parceria.
Leituras, buscas de referências, processo de preparação, contribuições vindas dos atores:, num um processo recíproco e de mão dupla constante.

Reescrevendo na filmagem: esculpindo as nuances.
Analisaremos a fase de filmagem através da participação de vários parceiros no set, como Diretor de Fotografia, Assistente de Direção, Diretor de Arte, Continuísta e tantos outros, além da preciosa parceria entre Diretor e atores.

Aula 4 – Montando e reescrevendo de novo: polindo as personagens.
A partir do material filmado, analisaremos as várias possibilidades de construção das personagens, através da utilização dos momentos mais preciosos registrados e da escolha de edição, inclusive aprofundando no critério “menos é mais”.

Pós-produção: som e trilha, dando o brilho final.
Como trilha e som podem trazer novas camadas à interpretação e ressaltar nuances que poderiam passar despercebidas sem um trabalho cuidadoso de suporte.

 

 

Aluno

Aluno: aberto a todos os interessados

Carga horária total –  4 encontros – 10h

Obs: para o bom aproveitamento sugerimos assistir antes do curso os filmes “MEU PAÍS” (disponível no Looke) e “A VOZ DO SILÊNCIO” (disponível no NOW, Apple TV e Google Play).

*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer ao vivo no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.

*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Basta solicitar a gravação da aula para nossa equipe de atendimento no email atendimento@barco.art.br ou no whatsapp (11) 98987-8011. As gravações são enviadas em links pessoais e intransferíveis, ficando disponíveis por 7 dias corridos após a realização da aula ao vivo.

sobre o professor

Professor

  • André Ristum
    André Ristum começou a trabalhar com Cinema em 1991 e em 1995 foi assistente de Direção de Bernardo Bertolucci em “Beleza Roubada”. Estudou cinema na NYU-SCE em 1997. Desde 1998 dirigiu vários curtas e documentários premiados, entre os quais o curta “De Glauber para Jirges”, selecionado para o Festival de Veneza de 2005. Em 2011 lançou “Meu País”, seu primeiro longa de ficção, que recebeu 6 prêmios no Festival de Brasília. Em 2015 lançou seu segundo longa metragem de ficção, “O outro lado do paraíso”,Melhor Filme no Festival Latino de Trieste e Melhor filme pelo Júri Popular em Gramado. Em 2018 lançou seu terceiro longa, “A voz do silêncio”, que recebeu os prêmios de Melhor Direção e Melhor Montagem no Festival de Gramado, em 2018. Em 2019 foi produtor delegado do filme dirigido por Marco Bellocchio, “O Traidor”, que competiu no Festival de Cannes e foi o indicado italiano ao Oscar, e dirigiu para o Canal Brasil sua primeira série ficcional, “Colônia”, escrita com Marco Dutra e Rita Gloria Curvo.   *foto: Stella Carvalho