Criação e Direção de Formatos Televisivos de Não-Ficção

com
Sebastián Gadea
> Da ideia à criação do conteúdo – visão estratégica do processo criativo.

/data

17 a 20 de maio de 2021

segunda a quinta, das 19h às 21h30

/valor

Sentimos muito, mas todos os bilhetes tiveram suas vendas finalizadas porque o evento já ocorreu.

As inscrições estão encerradas.

Deixe seu contato e avisaremos quando houver uma nova edição deste curso.

/compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

/conteúdo

Fala-se muito sobre formatos televisivos, e o que se entende como tal varia dependendo do interlocutor. O concreto é que primeiramente um bom formato é um bom programa de TV.

Sebastian Gadea, diretor e produtor de TV, aponta caminhos para se pensar sobre a criação, o desenvolvimento e a implementação de formatos de não ficção, procurando uma visão estratégica do processo criativo. O curso abordará os formatos, ideia, desenvolvimento, pitching, piloto e a criação dos conteúdos, com a clareza da necessidade de fazer as ideias saírem do papel.

Aceitando as particularidades de cada plataforma, os conceitos dados se aplicam às dinâmicas de trabalho em televisão aberta, televisão por assinatura, por internet, documentários e vídeos institucionais.

 

Cronograma

Aula 1 – Ideia do projeto
Premissa principal, ideia força;
Desenvolvimento, brainstorming;
Inspiração, referencias;
Formato, duração, quantidade de episódios;
Publico alvo;
Perfil dos apresentadores;
Linguagem visual;
Linguagem sonora;

 

Aula 2 – Roteiro
Equipe criativa, dinâmica de trabalho;
Desenvolvimento da linha argumentativa pensada na ideia força;
Analise da capacidade de realização da ideia;
Necessidades de realização;
Armado de espelho e do roteiro final.

 

Aula 3 – Produção / Produção de conteúdos
Casting
Programa Piloto
Pré-produção do projeto
Início da produção
Busca de personagens. Trabalho de campo, na base e com produtores locais a distancia.
Realização do roteiro.
Direção de apresentadores.
Direção de personagens.

 

Aula 4 – Realização e Montagem – Participação especial: Juan Manuel Naves

Juan Manuel Naves, argentino, é formado em roteiro e montagem na Escola Internacional de Cinema de San Antonio De Los Baños (Cuba), formado em Direção de Cinema no CYEVIC (Buenos Aires) e em direção de atores na RESAD (Madrid). De 2010 até 2017 foi o responsável visual da produtora Eyeworks Cuatro Cabezas . Atualmente se desempenha como diretor de fotografia freelancer para  Netflix , PrimeVideo , HBO , GloboSat , Turner , TV Record , NatGeo  e outros. Tem ampla experiência em criação visual e técnica de novos formatos, implementação de formatos internacionais e gestão de equipes técnicas em produções para TV aberta e Streaming .

 

 

Aluno

Carga horária total – 10 horas – 4 encontros

Para: aberto a todos os interessados

*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer ao vivo no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.

*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Basta solicitar a gravação da aula para nossa equipe de atendimento no email atendimento@barco.art.br ou no whatsapp (11) 98987-8011. As gravações são enviadas em links pessoais e intransferíveis, ficando disponíveis por 7 dias corridos após a realização da aula ao vivo.

sobre o professor

Professor

  • Sebastián Gadea
    Sebastián Gadea é diretor e produtor de TV, atualmente forma parte da equipe de criadores da Rede Globo, desenvolvendo formatos de variedades para todas as plataformas do grupo. Em 2018 foi o responsável da área de conteúdos da produtora Sentimental Filme. Implementou o núcleo de desenvolvimento de formatos, realizando entre outros projetos o "No Paraíso com Gio Ewbank" para GNT, do qual também foi o diretor geral. Entre 2015 e 2018 foi o Diretor de Conteúdo e Criação da produtora Eyeworks Cuatro Cabezas, do grupo Warner International TV Production. Na casa, foi showrunner de produções para TV aberta e TV fechada com clientes como Discovery, Turner, Tv Bandeirantes e TV Record. Também liderou o núcleo de desenvolvimento de formatos. Com mais de 15 anos de trajetória nos mercados de Brasil, Argentina, Espanha, e América Latina, foi diretor das 6 temporadas do jornalístico A Liga para a TV Bandeirantes, sendo vencedor do prêmio APCA de Melhor Jornalístico. Também dirigiu produções para Discovery Channel US Hispanic e The History Channel LATAM.