A direção de shows para exibição em emissoras de TV ou publicação nas redes sociais requer um conjunto de fundamentos técnicos e artísticos essenciais para a produção de uma linguagem audiovisual articulada com os conteúdos musicais, compatível com os suportes tecnológicos e com os meios de veiculação.
Este curso abordará tais fundamentos deste a perspectiva do papel do diretor, sem perder de vista uma compreensão geral da produção. O objetivo geral é permitir ao participante compreensão plena do papel do diretor e de técnicas valiosas para a execução do seu trabalho. As aulas apresentarão estudos de caso de shows, gravados ou transmitidos ao vivo, produzidos para TVs ou para a web, abordando desde a concepção do espetáculo musical, estratégias de captação, corte e/ou montagem, até a sua transmissão ao vivo.
Cronograma
Aula 1 – De quem é e qual é o desenho do espetáculo?
Nesta aula serão apresentados os fundamentos para a concepção do espetáculo musical tendo em vista a produção de um audiovisual: questões éticas e de compreensão do propósito do audiovisual; criação ou adaptação de cenário; criação do desenho de luz; relação entre iluminação do espetáculo presencial e direção de fotografia; captação de som; relação entre captação de imagem e público; relação entre direção audiovisual, direção musical, produção executiva e direção artística do espetáculo; e planejamento e elaboração de roteiro do espetáculo.
Aula 2 – Qual a intenção da captação de som e imagem?
O segundo encontro será todo dedicado à compreensão dos desafios da direção na definição de conceitos que orientem as estratégias de captação do espetáculo musical: preocupações artísticas; composição de narrativas audiovisuais; escolha tecnológica de câmeras, lentes, equipamentos robotizados e outros sistemas de controle e/ou movimento (slider, travelling, CamMate, estabilizadores de câmeras, CCUs, etc); escolha de profissionais para operação dos equipamentos; e posicionamento de câmeras (incluindo estudo de enquadramentos).
Aula 3 – Cortar ao vivo ou montar depois?
A terceira aula tem por objetivo explorar os pontos positivos e os negativos de uma geração ao vivo de um show ou de uma captação em paralelo para posterior montagem, indicar soluções para ambos os casos e apresentar fundamentos narrativos importantes no corte de câmeras: introdução ao corte ao vivo; a operação básica de um switcher; a relevância de uma boa monitoração; a importância da comunicação eletrônica com toda a equipe durante a captação; princípios básicos de transmissão ao vivo; logística e gestão de conteúdos gravados no caso de montagem posterior à captação; questões técnicas na manipulação de grandes arquivos em ilhas de edição; e fundamentos da linguagem de corte ao vivo ou da montagem de shows musicais.
Aula 4 – Quais desafios as Lives criam para a direção?
Na última aula do curso apresentaremos a direção de lives no mundo pós-Covid-19: apresentação e comentários sobre protocolos de saúde específicos para o mercado audiovisual em tempos de pandemia; apresentação de três hipóteses de produção de lives e seus desafios; escolha tecnológica de equipamentos (câmeras DSLR; celulares; webcams; mini switchers; iluminação portátil; microfones; mesas de som); breve estudo sobre as abordagens técnicas e artísticas em diferentes ambientes não controlados (questões de acústica e de iluminação); escolha de aplicativos e softwares de corte ao vivo; reflexões sobre a linguagem audiovisual nas lives; e questões práticas para a mediação da interatividade e fomento de engajamento.
Aluno
Carga horária total: 4 encontros – 10 horas
Público-alvo: estudantes e profissionais do mercado audiovisual, e todos os interessados em direção audiovisual de espetáculos musicais.
*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Sem problemas, nós enviamos a gravação da aula no dia seguinte, por email, em links pessoais e intransferíveis que ficam disponíveis por 7 dias corridos após a realização da aula ao vivo.
*Todos os cursos do b_arco oferecem certificado de aproveitamento, com detalhamento de carga horária, que são enviados por email 1 semana após o encerramento do curso.