Skip to content
b_arco
  • Institucional
    • _quem somos
    • _equipe
    • _políticas afirmativas
    • _parceiros & colaboradores
    • Contato
  • cursos ao vivo
    • _programas e trilhas de formação
    • _produção
    • _jurídico
    • _roteiro
    • _não ficção
    • _todos
    • _professores
  • cursos gravados
    • _curso Daniel Rezende
    • _curso Jorge Furtado l
    • _curso Jorge Furtado ll – Séries
    • _curso Lilia Schwarcz
    • _curso Rogério Silva (Nexo)
  • sou aluno
  • para empresas
Menu Fechar
  • Institucional
    • _quem somos
    • _equipe
    • _políticas afirmativas
    • _parceiros & colaboradores
    • Contato
  • cursos ao vivo
    • _programas e trilhas de formação
    • _produção
    • _jurídico
    • _roteiro
    • _não ficção
    • _todos
    • _professores
  • cursos gravados
    • _curso Daniel Rezende
    • _curso Jorge Furtado l
    • _curso Jorge Furtado ll – Séries
    • _curso Lilia Schwarcz
    • _curso Rogério Silva (Nexo)
  • sou aluno
  • para empresas
  • Institucional
    • _quem somos
    • _equipe
    • _políticas afirmativas
    • _parceiros & colaboradores
    • Contato
  • cursos ao vivo
    • _programas e trilhas de formação
    • _produção
    • _jurídico
    • _roteiro
    • _não ficção
    • _todos
    • _professores
  • cursos gravados
    • _curso Daniel Rezende
    • _curso Jorge Furtado l
    • _curso Jorge Furtado ll – Séries
    • _curso Lilia Schwarcz
    • _curso Rogério Silva (Nexo)
  • sou aluno
  • para empresas
carregando...

Documentário para Cinema e TV

com
Deborah Osborn e Flávia Guerra
> Panorama teórico, produção, formatação e realização do gênero documental em diversos formatos

/data

21 a 24 de setembro de 2020

segunda a quinta, das 19h às 21h30

/categoria

Audiovisual

/valor

Sentimos muito, mas todos os bilhetes tiveram suas vendas finalizadas porque o evento já ocorreu.

As inscrições estão encerradas.

Deixe seu contato e avisaremos quando houver uma nova edição deste curso.

    /compartilhe!

    /conteúdo

    O Brasil é um país cinematográfico, rico em histórias a serem contadas e filmadas. Nesta fase desafiadora para cineastas e documentaristas de todo o mundo, é oportuno entender as origens do documentário, seus princípios norteadores, suas definições possíveis e principais correntes e escolas. Contribuir para a formação do olhar, do desenvolvimento de uma postura crítica e ativa diante de um mundo e um mercado desafiadores é o objetivo do curso. 

    O curso Documentário para Cinema e TV propõe um panorama conciso e, ao mesmo tempo, abrangente do gênero documental, com base teórica que amplia o entendimento e funciona como apoio para a criação de projetos. 

    As aulas que abordam a produção aprofundam as questões de mercado, formatação e realização de documentários para cinema e TV, em diversos formatos. 

    As aulas online trarão amplo material visual e interação com as professoras, além de contarem com debates e indicações de material de pesquisa (filmes, livros, artigos, entre outros). 

     

     

    Cronograma

    Aula 1  

    Da definição à prática
    Conceitos e abordagem do Cinema do Real  

    O que é Documentário?  – A definição do que é o cinema documental e os diversos debates em torno do termo. 

     

     História do documentário:
    Dos pioneiros aos contemporâneos – Perspectiva histórica e discussão sobre as principais escolas, tendências, realizadores e obras do cinema documental 

    Os pioneiros: Dos irmãos Lumière a Nanook, O Esquimó(1922), de Robert Flaherty, considerado de fato o primeiro documentário da história

     

    As diferentes escolas, movimentos e autores do gênero 

     Documentários de Viagem e Cinejornal 

      Os russos e o Kino Pravda de Dziga Vertov

     A Escola Inglesa e seu compromisso com sua função social e informativa 

     Diferenças e semelhanças entre Cinema Direto(americano) X Cinema Verité(Cinema Verdade francês).

     Novos e diferentes gêneros contemporâneos: O caso do mockumentary (documentário falso)

     O rigor histórico ou jornalístico e sua importância.

    É possível abrir mão do rigor histórico e/ou jornalístico sem  perder a realidade de vista e até mesmo retratá-la de forma mais eficiente do que reportagens?

     

     

    Aula 2 

     Abordagens, Modos e Vozes do documentário:
    As definições de Bill Nichols, exemplos e análises 

     Expositivo, observacional, interativo ou reflexivo: as variadas formas de se retratar a realidade e, a partir disso, produzir cinema e/ou um produto audiovisual.

     Voz e Modos de representação documental:
    Modos Expositivo, Observativo, Reflexivo, Performático, Poético

     Técnicas, estilos e recursos:
    Definição e uso destes conceitos e abordagens para a formatação e realização de um projeto documental 

     

     

    Aula 3 

     Produção
     A união dos conceitos teóricos à prática: Como se formata um projeto de documentário.

     Apresentação de case e análise do documentário musical “O Barato de Iacanga”, sobre o legendário festival de música de ‘Águas Claras’, que foi selecionado para festivais como É Tudo Verdade, Womex, Bafici e In-Edit (prêmio de melhor filme pelo júri), e agora está disponível na Netflix no Brasil e em outras plataformas de streaming em território internacional.

     

     

    Aula 4 

    Detalhamento de formatação, realização e produção.

    O mercado: modelos de produção, adequação de formato e fontes de financiamento

     Apresentação de case e análise das séries documentais para TV: “Minha Vida é um Circo” (8×60’), gravada em 8 países, para a HBO Latin America; e “Palavras Permanecem” (6×30’), para o canal Curta!.

     

     

    Aluno

    Público-alvo:Iniciantes no trabalho com a linguagem documental, estudantes de jornalismo, cinema e interessados no tema de forma geral

    Carga horária total: 10 horas – 4 encontros

    *Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer ao vivo no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.

     

    sobre o professor

    Professor

    • Deborah Osborn
      Deborah Osborn é Mestranda em Cinema pela Goldsmith College – University of London como bolsista Chevening do British Council, Deborah Osborn é sócia-fundadora da produtora sediada em São Paulo, bigBonsai (www.bigbonsai.com.br). Atua como produtora criativa dos projetos de entretenimento da casa, com destaque para o multiplataforma (documentário + webserie) “Dominguinhos”, selecionado para importantes festivais como IDFA, Dok Leipzig, Doc Lisboa, SXSW e Moscow IFF.  Em 2019, lançou o documentário musical “Águas Claras – O Barato de Iacanga”, que estreou nacionalmente no Festival É Tudo Verdade e foi vencedor da edição 2019 do In-Edit Brasil, além de festivais internacionais como Womex, BAFICI, Sound & Vision. Atualmente o filme pode ser visto na Netflix e no Canal Curta! Entre suas produções mais recentes estão as séries documentais “My Life is Circus” (8x60’), para a HBO Latin America, e “Palavras Permanecem” (6x30’), para o canal Curta!. Seu longa de ficção, “O Livro dos Prazeres”, uma coprodução com a Rizoma Films (Argentina), baseado em livro de Clarice Lispector, teve seu lançamento no Brasil em festivais de cinema no segundo semestre de 2020. Consolidou-se como um dos 10 filmes mais vistos e bem votados pelo público da 44ª Mostra Internacional de Cinema de SP e ganhou os prêmios de roteiro, fotografia e interpretação no Festival de Vitória. Hoje a produtora desenvolve uma carteira de projetos sob supervisão criativa do cineasta britânico (e ganhador do Oscar) Kevin Macdonald, além de ser responsável por outros projetos do diretor no Brasil, como Life in a Day 2020, com produção de Ridley Scott. Em 2017 foi a única representante brasileira selecionada para participar do EAVE Producers’ Workshop, um dos principais encontros da rede europeia de empreendedores do audiovisual. Deborah leciona semestralmente o curso “Documentário para Cinema e TV” junto com a jornalista Flavia Guerra no Centro Cultural B_arco.  Atuou também como parecerista do Fundo Setorial do Audiovisual e como júri e/ou palestrante em diversos festivais, como SXSW, Festival de Gramado, Mostra Olhar de Cinema (Curitiba), Inedit, Rio Market (Festival do Rio), Cine PE de Recife e Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo. Sócia-fundadora da bigBonsai, Deborah é responsável pela Produção Criativa dos projetos de entretenimento da produtora, com destaque para o projeto multiplataforma (documentário + webserie) Dominguinhos, selecionado para importantes festivais como IDFA, Dok Leipzig, Doc Lisboa, SXSW e Moscow IFF. Entre suas produções mais recentes estão as séries documentais My Life is Circus (8x60’), para a HBO Latin America, e Palavras Permanecem (6x30’), para o canal Curta!. Em fase de produção para o mesmo canal, encontra-se o documentário musical Águas Claras – O Barato de Iacanga.  Um dos principais focos de seu trabalho na bigBonsai são as coproduções internacionais. Em breve, rodará o longa de ficção O Livro dos Prazeres, com a Rizoma Films da Argentina. Também desenvolve outros 3 projetos de ficção em coprodução internacional: La Barbarie com a produtora argentina Le Tiro, El Gol Más Triste com a produtora chilena Manufactura de Películas e El outro Logo com a produtora também chilena Treból Films. Atua como júri e/ou palestrante em diversos festivais, como SXSW, Festival de Gramado, Mostra Olhar de Cinema (Curitiba), Rio Market (Festival do Rio), Cine PE de Recife e Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo. Deborah foi curadora e produtora da mostra de cinema e workshop Kevin Macdonald – Um Olhar Plural, em parceira com o Festival Cultura Inglesa, que aconteceu em junho de 2017 no MIS-SP. No mesmo ano, foi a única representante brasileira selecionada para participar do EAVE Producers’ Workshop, um dos principais encontros da rede europeia de empreendedores do audiovisual. www.bigbonsai.com.br
    • Flavia Guerra
      Flavia Guerra é documentarista e jornalista. É editora do TelaTela (@telatelablog ), especializado em cinema e TV, apresenta o podcast “ Plano Geral”, com Thiago Stivaletti; é colunista de cinema da @radiobandnewsfm e, em 2019, cobriu os grandes festivais internacionais de de cinema para o Canal Brasil. Em documentários e cinema, já roteirizou, narrou, produziu, dirigiu e participou de diversos projetos como "Karl Max Way" (premiado no Festival É Tudo Verdade 2010), "Marcha da Vida" (dirigido pela idicada ao Oscar Jessica Sanders, sobre sobreviventes do Holocausto, filmado nos Campos de Concentração da Polônia e em Israel); e roteirizou e narrou a série documental "Brasil Visto do Céu"(ainda inédito no Brasil, coprodução da Gullane Filmes e da francesa Arte). Também foi pesquisadora e desenvolveu o roteiro do longa “Em Busca da Cerveja Perfeita” ( @cervejadoc ), dirigido por Heitor Dhalia.

    horário de atendimento

     Segunda a sexta, das 10h às 19h.

    fale conosco

    atendimento@barco.art.br
    WhatsApp (11) 99980-5869

    Siga o b_arco nas
    redes sociais

    Facebook Instagram Youtube

    Copyright 2019 - b_arco | Desenvolvido por 4cube.

    Verified by MonsterInsights