O Brasil é um país cinematográfico, rico em histórias a serem contadas e filmadas. Nesta fase desafiadora para cineastas e documentaristas de todo o mundo, é oportuno entender as origens do documentário, seus princípios norteadores, suas definições possíveis e principais correntes e escolas. Contribuir para a formação do olhar, do desenvolvimento de uma postura crítica e ativa diante de um mundo e um mercado desafiadores é o objetivo do curso.
O curso Documentário para Cinema e TV propõe um panorama conciso e, ao mesmo tempo, abrangente do gênero documental, com base teórica que amplia o entendimento e funciona como apoio para a criação de projetos.
As aulas que abordam a produção aprofundam as questões de mercado, formatação e realização de documentários para cinema e TV, em diversos formatos.
As aulas online trarão amplo material visual e interação com as professoras, além de contarem com debates e indicações de material de pesquisa (filmes, livros, artigos, entre outros).
Cronograma
Aula 1
Da definição à prática
Conceitos e abordagem do Cinema do Real
O que é Documentário? – A definição do que é o cinema documental e os diversos debates em torno do termo.
História do documentário:
Dos pioneiros aos contemporâneos – Perspectiva histórica e discussão sobre as principais escolas, tendências, realizadores e obras do cinema documental
Os pioneiros: Dos irmãos Lumière a Nanook, O Esquimó(1922), de Robert Flaherty, considerado de fato o primeiro documentário da história
As diferentes escolas, movimentos e autores do gênero
Documentários de Viagem e Cinejornal
Os russos e o Kino Pravda de Dziga Vertov
A Escola Inglesa e seu compromisso com sua função social e informativa
Diferenças e semelhanças entre Cinema Direto(americano) X Cinema Verité(Cinema Verdade francês).
Novos e diferentes gêneros contemporâneos: O caso do mockumentary (documentário falso)
O rigor histórico ou jornalístico e sua importância.
É possível abrir mão do rigor histórico e/ou jornalístico sem perder a realidade de vista e até mesmo retratá-la de forma mais eficiente do que reportagens?
Aula 2
Abordagens, Modos e Vozes do documentário:
As definições de Bill Nichols, exemplos e análises
Expositivo, observacional, interativo ou reflexivo: as variadas formas de se retratar a realidade e, a partir disso, produzir cinema e/ou um produto audiovisual.
Voz e Modos de representação documental:
Modos Expositivo, Observativo, Reflexivo, Performático, Poético
Técnicas, estilos e recursos:
Definição e uso destes conceitos e abordagens para a formatação e realização de um projeto documental
Aula 3
Produção
A união dos conceitos teóricos à prática: Como se formata um projeto de documentário.
Apresentação de case e análise do documentário musical “O Barato de Iacanga”, sobre o legendário festival de música de ‘Águas Claras’, que foi selecionado para festivais como É Tudo Verdade, Womex, Bafici e In-Edit (prêmio de melhor filme pelo júri), e agora está disponível na Netflix no Brasil e em outras plataformas de streaming em território internacional.
Aula 4
Detalhamento de formatação, realização e produção.
O mercado: modelos de produção, adequação de formato e fontes de financiamento
Apresentação de case e análise das séries documentais para TV: “Minha Vida é um Circo” (8×60’), gravada em 8 países, para a HBO Latin America; e “Palavras Permanecem” (6×30’), para o canal Curta!.
Aluno
Público-alvo:Iniciantes no trabalho com a linguagem documental, estudantes de jornalismo, cinema e interessados no tema de forma geral
Carga horária total: 10 horas – 4 encontros
*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer ao vivo no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.