Apresentação
A produção brasileira de documentários nunca foi tão rica, com cineastas filmando desde documentários intimistas até filmes políticos. Neste cenário, ter repertório, conhecer a história e dominar as técnicas do formato para aliar teoria e prática é essencial.
Conteúdo
Unindo teoria e prática, mantendo o foco nas novas tendências do documentário para cinema, TV e Web, o curso oferece um panorama abrangente dos diferentes gêneros e estilos documentais por meio da exibição de marcos da história do documentário. Além disso, Documentário para Cinema, TV e Podcast também promove tanto a discussão quanto a reflexão sobre as diversas vertentes e possibilidade de linguagens do cinema documental.
Na etapa teórica, as aulas abordarão desde as primeiras experiências cinematográficas, que foram justamente capturas do real, como as realizadas pelos irmãos Lumière, passando por importantes realizadores da história do cinema documental como Robert J. Flaherty, John Grierson e Dziga Vertov, até narrativas mais experimentais como Agnés Varda, Wim Wenders e Werner Herzog, além dos mestres do Cinema Direto como Albert e David Maysles, Frederick Wiseman, Robert Drew, e do Cinema Verité, como Jean Rouch e Edgar Morin.
Por meio da abordagem da história geral do gênero documental, da descrição de diversas tendências, escolas, teorias, linguagens e exibição de trechos dos mais importantes e significativos documentários internacionais e nacionais, o curso irá traçar um rico panorama.
Além da história, irá apresentar e discutir as novíssimas vertentes do cinema documental contemporâneo, como o mockumentary, o ‘documentário-diário’ (em primeira pessoa, narrando fato ou situação pessoal), o subjetivo, o de animação, entre outros.
Um dos módulos do curso trará o olhar sobre os expoentes da cinematografia nacional, representada por nomes como Humberto Mauro, Eduardo Coutinho, João Moreira Salles, Carlos Nader, Kiko Goiffman, Helvecio Marins, Pablo Lobato, Gabriel Mascaro, Rodrigo Siqueira e Christiano Burlan.
No módulo prático, os alunos se dividirão em grupos para formatar projetos a partir de ideias sugeridas pelos próprios alunos do grupo, de forma que eles tenham a oportunidade de aprender a transformar ideias em projetos audiovisuais mercadologicamente viáveis, quais as possibilidades de financiamento possíveis e – no futuro – quais seriam as possibilidades de distribuição e lançamento para o filme. Serão discutidas as diferenças e as diversas etapas de produção de um documentário para cinema, TV e podcast.
Vídeo
Com a revolução tecnológica, nunca se filmaram tantos documentários. Mas o gênero tem sua própria história, escolas, pioneiros, estilos e vertentes. O curso ‘Documentário para Cinema e TV’ traz este panorama e alia a teoria à prática, oferecendo também mecanismos para se formatar um projeto documental e exercícios para se colocar sua ideia em prática nas mais diversas mídias.
Confira mais:
Cronograma
Aula I – Panorama do Documentário Mundial
Introdução ao Cinema Documental.
O cinema nasceu documentário:os irmãos Lumière e o primeiro filme da história, A Chegada do Trem na Estação, um documentário.
O que é documentário?
A definição precisa do que é o cinema documental e os diversos debates em torno do termo.
Nanook, O Esquimó(1922), de Robert Flaherty, considerado de fato o primeiro documentário da história
Aula II – Escolas, vertentes, estilos e formatos de documentário
Expositivo, observacional, interativo ou reflexivo: as variadas formas de se retratar a realidade e, a partir disso, produzir cinema e/ou um produto audiovisual.
Documentário é um gênero audiovisual que tem profunda relação, e muitas vezes compromisso, com a realidade.
Diferenças e semelhanças entre Cinema Direto(americano) X Cinema Verité(Cinema Verdade francês).
Novos e diferentes gêneros contemporâneos: O caso do mockumentary (documentário falso), prova de que nem todo documentário é um retrato do real e muito menos produto jornalístico.
O rigor histórico ou jornalístico e sua importância.
É possível abrir mão do rigor histórico e/ou jornalístico sem, no entanto, enfraquecer a força de retratar muitas vezes a realidade até mesmo de forma mais eficiente do que reportagens ou artigos históricos?
Aula III – Categorias do documentário: Discurso Direto e Discurso Indireto
Voz e Modos de representação documental: Modos Expositivo, Observativo, Reflexivo, Performático, Poético
Técnicas, estilos e recursos:Uso de metáforas, narração em primeira pessoa, técnicas de animação e elementos de ficção (como no caso do docudrama), para atingir um efeito de retrato de um personagem real, um fato histórico ou até mesmo um fenômeno da natureza.
Estudos de casos:
Exibição e análise de trechos dos mais representativos documentários internacionais, que ilustram os conceitos tratados em aula: a produção da Escola Britânica de Documentários, clássicos do Cinema Direto como Primárias, Salesman, Gimme Shelter e Tititcut Follies; do Cinema Verité francês, como Deuses Loucos, Crônica de um Verão, além de expoentes contemporâneos como Ryan, Valsa com Bashir, Tarnation, The Act of Killing e Citizenfour e Making a Murderer.
Parte 2 – Breve Panorama do Documentário Nacional
As imagens de Afonso Segreto;
Panorama do Documentário no Brasil, de Gustavo Soranz Gonçalves;
Documentários antropológicos e etnográficos;
A Comissão Rondon;
Silvino Santos e No Paiz das Amazonas;
O Instituto Nacional Cinema Educativo;
Anos 60: O fenômeno das grandes metrópoles;
Aruanda, de Linduarte Noronha, um divisor de águas no cinema documental brasileiro;
A produção cinematográfica durante os anos de ditadura e a perseguição aos cineastas;
Obras e cineastas a serem destacados em aula: Eduardo Coutinho, Jorge Bodanzky, Carlos Nader, Walter Carvalho, Orlando Senna, Octávio Bezerra, Jorge Furtado, Katia Lund, João Moreira Salles, Walter Salles, Laís Bodanzky, Paulo Caldas e Marcelo Luna, João Jardim, Paulo Sacramento, José Padilha, Felipe Lacerda, Gabriel Mascaro, Cao Guimarães, Sandra Kogutt, Marcelo Gomes, Karim Ainouz, Kiko Goiffman.
Aula IV – Introdução ao Roteiro Documental: estudo de conceitos e possibilidades e a Jornada do Herói no Cinema do Real
Além de apresentar os elementos básicos do roteiro ficcional e abordar a forma como estes podem, e devem, ser utilizados para se contar uma história documental, a aula tratará da Jornada do Herói e dos elementos que podem servir de base para a construção da narrativa do documentário.
Aula V – Participação especial de Sara Stopazzolli
Sara Stopazzolli é criadora, pesquisadora e roteirista do documentário “Legítima Defesa” (melhor filme no Festival Mujeres en Foco; Argentina, 2017), e autora do livro de não-ficção “Elas em Legítima Defesa”, lançado pela Editora DarkSide em 2020. Escreveu e dirigiu os curtas documentais “Escola de Homens” (2020), MOV.UOL, UolPlay e Canal Brasil; e “Minha Liberdade é Minha Mãe” (melhor curta latino-americano no festival DOCA, Argentina, 2021), disponível no MOV.UOL. Atuou ainda como roteirista da segunda temporada da série documental “Deu Positivo” (2021), exibida pela MTV e Globoplay, e como pesquisadora e roteirista do podcast narrativo “Leila”, lançado em 2022.
Sara irá falar de seu processo de pesquisa e roteiro, com destaque em sua experiência no podcast “Leila”, atualmente um dos mais escutados na plataforma Globoplay.
Aula VI – A Montagem e como se realiza um Documentário:
O passo a passo para a realização de um documentário:
Da ideia ao projeto;
A pesquisa nos documentários e o desenvolvimento do roteiro;
Direção e as diferentes funções da equipe;
A análise técnica: elementos fundamentais para iniciar um orçamento;
Plano de filmagem;
Os elementos básicos da montagem e finalização de um filme;
Formas de financiamento e as possibilidades de lançamento em circuito comercial.
** Os alunos receberão uma lista com os principais festivais, fundos de financiamento e editais de documentário.
Aula VII – Participação Especial de Paulo Caldas
Paulo Caldas é Diretor, roteirista e produtor, com oito longas em sua biografia. seus filmes participaram dos mais importantes festivais do mundo; Berlim, Veneza, Toronto, Roterdã, Havana, Guadalajara, Buenos Aires, Paris e Lisboa, no Brasil; São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Gramado entre outros. Recebeu mais de cinquenta prêmios nos melhores e maiores festivais do Brasil e do mundo.
Filmografia:
Baile perfumado (1997), O Rap do Pequeno Príncipe contra as Almas Sebosas (2000), Deserto feliz (2007), País do Desejo (2013), Saudade (2018), Abismo Tropical (2019), Flores do Cárcere (2019) e O Circo Voltou (2021).
Em produção: Atmosfera (2022) e A Máquina de Filmar Sonhos (2022).
Em desenvolvimento: Céu da Boca (2023) e O Campo dos Lobos Guarás (2023).
Aula VIII: Exercício prático
A partir do brainstorm de ideias propostas pelos alunos durante o curso, a turma se dividirá em grupos para trabalhar na prática no desenvolvimento e formatação de um projeto de sua preferência. As coordenadoras irão auxiliar os grupos a partir desse exercício a desenvolverem seus projetos nos moldes dos editais de documentário e a também pensarem possibilidades de planos de financiamento a partir do perfil de cada projeto.
Aula IX – Exercício prático e Técnicas de Pitching:
Continuação do exercício prático em grupo. Serão ensinadas Técnicas de Pitching e de como melhor formatar, apresentar e vender o seu projeto para produtores, TVs, distribuidores e outros players do mercado audiovisual.
Aula X– Doctoring dos Projetos: Deborah Osborn e Flavia Guerra
Os projetos serão apresentados, discutidos e analisados em grupo.
Aula XI – Participação especial de Maria Augusta Ramos
Maria Augusta Ramos é uma diretora de cinema premiada internacionalmente e membra da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (Oscars). Em 2014, recebeu o Prêmio Marek Nowicki outorgado pela Helsinki Foundation of Human Rights pela sua obra. Seus documentários foram exibidos nos mais importantes festivais de cinema e documentário do mundo, incluindo retrospectivas em Montreal, Praga, Rio de Janeiro, Mar del Plata (Argentina) e Madrid.
Entre seus principais filmes estão O PROCESSO (2018) que ganhou o Grand Prix de Melhor Filme no prestigioso Festival Int. de Cinema Visions du reel, na Suiça; Melhor Filme no Festival Int. Documenta Madrid; Melhor Filme e Prêmio de Público no Festival de Cinema de Lisboa (IndieLisboa); Melhor Filme no Fest. Int. de Documentários de Buenos Aires; Melhor Filme no Festival Int. Filmer Le travail, França; e o Prêmio Especial do Júri no Festival de Havana, entre outras importantes premiações.
Seu filme DESI (2000) recebeu o ‘Bezerro de Ouro’, prêmio mais importante do cinema holandês. Foi também vencedor do Prêmio de Público no Festival Internacional de Documentários de Amsterdã (IDFA) em 2000, festival considerado a Cannes do cinema não-ficcional.
JUSTIÇA (2004) recebeu 9 prêmios, entre eles: o Grand Prix, de melhor filme, no Festival Visions du Réel , Suiça; Prêmio de Melhor Filme no Festival Int. de Documentários de Taiwan;La Vague d’Or de melhor filme no Festival Int. de Cinema de Bordeaux, França; Prêmio da Anistia Internacional no CPH:DOX Festival Int. de Documentários de Copenhagen, e o Prêmio de Melhor Filme no Play-Doc – Festival Int. de Documentários de Tui, Espanha.
JUÍZO (2007), estreou na competição oficial do Festival de Locarno e recebeu o Prêmio FIPRESCI (da Crítica) de melhor filme no DOK Leipzig , Alemanha e os Prêmios de Melhor Filme no One World Int. Doc. Festival em Praga e no Watch Docs Int. Film Festival em Varsóvia.
SECA (2015) recebeu o ‘Merit Prize’ – Prêmio especial do Júri no Festival Int. de Doc. de Taiwan.
Entrevista para o TelaTela:
“Para Audiovisual amadurecer, informação precisa circular melhor”
Entrevista para o NETLABTV:
“Como vender seu projeto para um canal de TV?”
Aluno
Carga horária total – 11 encontros – 27h30m
Aberto à todos os interessados.
*NÃO TERÁ AULA NO DIA 15 DE NOVEMBRO.
*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer ao vivo no aplicativo ZOOM. Sugerimos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.
*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Não se desespere! As gravações ficarão disponíveis na área do aluno por 7 dias corridos após a realização da aula ao vivo.