Estampa e Moda

com
Celso Lima
> Um panorama da estamparia na história da moda, da antiguidade ao o séc. XXI.

/data

29 de março a 1 de abril de 2021

segunda a quinta, das 19h às 21h30

/valor

Detalhes Preço Qtd
Desconto à vistaMais Detalhes  R$280,00 (BRL)  
Parcelado - 2xMais Detalhes  R$150,00 (BRL)  

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/conteúdo

A aplicação da estamparia na criação da roupa como objeto de narrativa, gráfica e funcional. Da proposta da utilização da estampa industrial por Paul Poiret, as texturas têxteis de Chanel, o curso acompanhará, durante o século XX e início do XXI, o uso das estampas sobre diversos tecidos e tecnologias, marcando a história da moda.

 

Cronograma

Aula 1 – Egito e Sumérios: o início
Índia e China: a origem das estampas padronadas
Rota da Seda: a estampa encontra a roupa

 

Aula 2 – Chitras e Palampores: pelos salões da Europa
Frederick Worth: a estampa no início da moda
Wiener Werkstatte & Emilie Floge: estampa e roupa no Art Noveau
Poiret, Patou e Chanel: modernos

 

Aula3 – Florais Liberty: Flower Power
Stepanova, Lámanova e Mákarova: geométricas revoluções
Sonia Delaunay: a estampa e a roupa no Art Deco
Schiaparelli, Adriam, Dior e Edith Head: de Paris a Hollywood
Emilio Pucci a Yves Saint Laurent

 

Aula 4 – Marimeko: a estampa que veio do frio
Bordaduras Cangaceiras
Coleção Rhodia: estampas e modas brasileiras?
De Zuzu Angel a Ronaldo Fraga 

 

Aluno

Público-alvo: aberto a todos os interessados em história do design e da arte.

Carga horária total: 4 encontros – 10 horas

*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer ao vivo no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.

*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Basta solicitar a gravação da aula para nossa equipe de atendimento no email atendimento@barco.art.br ou no whatsapp (11) 98987-8011. As gravações são enviadas em links pessoais e intransferíveis, ficando disponíveis por 7 dias corridos após a realização da aula ao vivo.

 

 

sobre o professor

Professor

  • Celso Lima
    Celso Lima é Artista Plástico formado e teve seu início como ilustrador para jornais como a Folha de São Paulo, Estado de São Paulo e Gazeta Mercantil, entre outros, e após contato com os artesãos “lukis” do Batik Tulis de Java em 1990, se aprofundou no universo da estamparia e tinturaria da Índia, Indonésia, China e Japão. As pesquisas sobre os processos de estamparias por reservas no continente africano, com destaque para as culturas da costa ocidental, como os iorubas, bamanas, ashantis e kubas teve inicio em 1998, com aprendizados realizados na Nigéria e Mali, e os experimentos tintureiros kubas no Congo em 2004. Desde 1992 desenvolve projetos com criação e produção de desenho de estampas em rapport para têxteis, em processos manuais, como o batik, e impressões industriais serigráficas e digitais. Em 2001 inicia em parceria com o SESC-SP as oficinas de estamparia, com processos tintureiros e serigráficos, e de pesquisas e projetos em design de superfície, com criações para têxteis, wallpaper, revestimentos relevados e estruturas cobogós. Em 2007 passa a publicar online um blog sobre estamparia, focado em história, design, autores e processos no site celsolima.zip.net. Com trabalhos publicados em revistas como “Casa Cláudia”, “Casa Vogue” e “Casa & Jardim”, jurado do premio Estampa Brasil nas 3 edições, com edições de textos nas 3 publicações “Alma Brasileira”, que reúnem os acervos das premiações, atualmente desenvolve pesquisas, estuda e divulga as técnicas de tinturaria e estamparia por reservas dos continentes africano e asiático, assim como as oficinas de design de superfície, coordenando pesquisa, projeto, criação e produção, com destaque também para a história da estamparia, tema de vários módulos teóricos nas unidades do SESC, e grupos de estudos sobre a cultura material africana no “Acervo África”. Em ateliê produz peças murais sobre seda, linho, lã e algodão em projetos parceiros com arquitetos e designers de interiores. Desenvolve desde 2002 uma pesquisa extensa e aprofundada sobre a escola soviética “Vkhutemas” e o construtivismo russo, assim como suas irradiações, como a escola alemã “Bauhaus”. Em 2018 foi co-curador da exposição “Vkhutemas: O Futuro em Construção 1918-2018” no SESC Pompéia de 26/06 a 30/09, e em 2019 em etinerância da mostra no SESC Rio Preto de 25/04 a 21/07. Em 2019 realiza programação especial de oficinas relacionada ao centenário da “Bauhaus” e às propedêuticas da escola soviética “Vkhutemas” no Instituto de Arquitetos do Brasil-SP.