Onde o Documentário Começa

com
Thiago Iacocca
> Desenvolvendo um documentário, séries de TV e longas: conceitos e fundamentos básicos, da ideia à ilha de edição.

/data

8 a 11 de fevereiro de 2021

segunda a quinta, das 19h às 21h30

/valor

Sentimos muito, mas todos os bilhetes tiveram suas vendas finalizadas porque o evento já ocorreu.

As inscrições estão encerradas.

Deixe seu contato e avisaremos quando houver uma nova edição deste curso.

/compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

/conteúdo


Onde o Documentário
Começa
promove uma abordagem passo a passo sobre o caminho percorrido para a realização de um projeto de documentário. Navegando pelos elementos necessários ao desenvolvimento de longas e séries, o curso apresenta aos alunos a estrutura criativa que envolve o gênero a partir da experiência do professor Thiago Iacocca e de exemplos do mercado, aprofundando nos pontos essenciais desse processo – da ideia à ilha de edição –, e esclarecendo todas as etapas que formam uma proposta clara, objetiva e viável de um projeto documental.

O Brasil atravessa mais um momento determinante de sua história e, por isso, as inúmeras nuances e perspectivas que constroem esse cenário merecem uma observação atenta e, mais do que isso, um registro à altura da realidade em que nos encontramos. Nesse contexto, o curso traz os fundamentos que estruturam o desenvolvimento de um projeto documental: ideia, argumento conceito, escolha de dispositivos, pesquisa de tema, pesquisa de personagens, construção de pautas e roteiros, além de aspectos particulares da linguagem, direção e montagem.

 As infindáveis possibilidades para se contar uma boa história de maneira original, em um cenário em que séries documentais são estratégicas na composição da programação da TV Paga, torna o curso “Onde o documentário começa” interessante aos profissionais do audiovisual e uma alternativa a jornalistas em busca de transição profissional.  Também é recomendado para todos que desejam desenvolver uma ideia e/ou atuar nesse efervescente mercado, principalmente aqueles que já trabalham nas áreas de comunicação e artes.

 

Cronograma

Dia 1 – Ideia: Argumento, Conceito e Logline

A primeira aula do curso fundamenta a transformação de uma IDEIA em um CONCEITO bem definido, e apresenta os elementos básicos que fazem parte desse desenvolvimento inicial, trazendo exemplos bem-sucedidos do mercado.

 

Dia 2 – Forma: Dispositivo, Estrutura, Formato e Referências

Um bom documentário é apoiado em DISPOSITIVOS NARRATIVOS claros, permitindo a definição de uma estrutura que sustente a narrativa. Nesta aula, o aluno é apresentado à FORMATAÇÃO de um projeto.

 

Dia 3 – Conteúdo: Pesquisa, Personagens, Pautas e Roteiro

A DIREÇÃO DE CONTEÚDO começa na pesquisa do tema e se desdobra na busca por personagens, escritura das pautas e dos roteiros e definição das ações documentais a serem propostas.

 

Dia 4 – Olhar: Linguagem, Direção e Montagem

Documentários são o resultado dos OLHARES de seus realizadores. A última aula demonstra o que isso significa na prática e conceitualmente através das escolhas de linguagem, direção e montagem. Para encerrar, dicas de PITCHING e encaminhamento de projetos para o mercado.

 

 

Aluno

Para: O curso é voltado aos interessados no desenvolvimento de projetos documentais para televisão e cinema, especialmente roteiristas e diretores, além de jornalistas em busca de transição profissional.

Carga horária total – 4 encontros –  10 horas

Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer ao vivo em uma reunião por video-conferência. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.

*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Basta solicitar a gravação da aula para nossa equipe de atendimento no email atendimento@barco.art.br ou no whatsapp (11) 98987-8011. As gravações são enviadas em links pessoais e intransferíveis, ficando disponíveis por 7 dias corridos após a realização da aula ao vivo.

 

sobre o professor

Professor

  • Thiago Iacocca
    Formado em jornalismo pela PUC-SP (2002), é documentarista, roteirista, escritor, consultor e professor de audiovisual (B_arco e Sesc). Assina os roteiros e a coordenação de pesquisa da série sobre os significados de se envelhecer no Brasil, "Outros Tempos – Velhos" (HBO), produzida pela Prodigo Films e eleita em 2018 a “Melhor Série Documental” no 12o Prêmio Fiesp/Sesi-SP de Cinema e TV. Fez parte da equipe de pesquisa de "Democracia em Vertigem", indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2020. Atualmente integra o núcleo da produtora BigBonsai e realiza pesquisa para uma série sobre educação do Canal Futura e escreve o roteiro de um longa documental que fará parte de uma série da NatGeo. Como roteirista, assina ainda as séries documentais "Arquitetos Brasileiros" e "Design Gráfico Brasileiro" (Arte 1), "Dia de Clássico" (+Globosat), dois episódios de "Espírito da Luta" (Combate) e o longa "Aqualoucos" (cinema e GloboNews), além da inédita "Transamazônica – Uma Estrada Para o Passado" que vai ao ar em 2021 na HBO. Atuou também como pesquisador no documentário "Um Novo Capitalismo" e no filme histórico sobre Dom Pedro I, "Pedro" (dir. Laís Bodanzky, em produção) e nas séries "Guerras do Brasil.doc" (Netflix), Educação.doc (TV Globo e GloboNews) e Juventude Conectada (Futura e Curta!). Em 2017, foi integrante do Núcleo Criativo (FSA) liderado por Laís Bodanzky na Buriti Filmes, quando escreveu em parceria com ela um longa de ficção inspirado no movimento de ocupação das escolas públicas brasileiras pelos estudantes secundaristas em 2015.