Quando assistimos a um filme ou uma série com imagens impressionantes, uma bela direção de arte e figurino, grandes atores, fotografia elaborada, efeitos especiais, músicas famosas etc, logo pensamos “devem ter investido uma fortuna para conseguir fazer esse filme!”. Mas nem sempre é assim.
Às vezes, a habilidade com que a produção administra o orçamento pode fazer parecer que o filme custou muito mais caro do que realmente custou. Ou, ainda, “imprimir” alta qualidade estética, técnica e dramatúrgica na tela, mesmo com recursos limitados. Isso se chama “Valor de produção”.
Criado a partir da experiência de mercado de Camila Groch, como realizadora de filmes e séries, empreendedora e executiva do streaming, este curso irá apresentar a lógica por trás dos números para se conseguir traduzir a visão criativa em desenho de produção, distribuir os recursos de forma estratégica e agregar “valor de produção” a filmes e séries de ficção.
O que compõe o custo de uma obra? Quais as proporções de valores para as diferentes etapas e departamentos de um projeto? Se ainda não tem um roteiro, como construir uma ordem de grandeza ou premissas (assumptions)? Quais as ferramentas e como ter controle sobre a execução e remanejos? Como gerar e o que determina o “valor de produção”? Como avaliar se o resultado (outcome) é positivo?
Durante as aulas, iremos explorar essas e outras questões, partindo de experiências práticas, e de uma visão integrativa entre escolhas artísticas e dimensionamento de projeto. Vamos navegar pela lógica de construção de orçamento, aprofundar elementos chave, conhecer ferramentas para criar e, principalmente, gerir criativamente a execução da obra ao longo das suas diferentes etapas.
Faremos estudos de casos para aplicação dos conceitos, e compartilharemos um modelo racional para criar estimativas que vão além da simples leitura de dados de análise técnica do roteiro, bíblia ou argumento.
Cronograma
Aula 01 – Elementos chave
- Explorar conceitos como ATL, BTL, Premissas (Assumptions), Orçamento de Trabalho x Orçamento Aprovado (Locked), Fluxo de Caixa, Taxa, Contingência, Bottled Episode, Block Shooting , entre outros pilares do orçamento.
- A relação dos diferentes departamentos e etapas com a construção do orçamento global.
Aula 02 – Formatos e estratégia de investimento
- Aplicar conceitos na prática em diferentes plataformas de orçamento como Excel e MMB. O racional utilizado, o funcionamento, e as nuances de cada ferramenta ao integrar os dados.
- Estratégia de distribuição e priorização de investimento.
- Relatórios: gerenciando Saldos, Imprevistos e Remanejos.
- Cash Rebate e Fluxo Invertido.
Aula 03 – Custo X Valor = Onde mora o valor de produção?
- Discussão de caso para materializar “Valor de Produção”.
- Inovação: itens que agora integram o orçamento, por um workflow e ambiente de trabalho mais saudável.
Alunos
Público-alvo: Profissionais de todos departamentos do setor audiovisual, entretenimento, cultura e negócios, estudantes e interessados em geral na dinâmica da gestão financeira de um projeto; alunos dos cursos anteriores de Produção Executiva.
Carga horária total: 3 encontros – 9h
*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer ao vivo no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.
*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Não tem problema! As aulas são gravadas e disponibilizadas na área do aluno, ficando disponíveis por 1 mês após a realização da aula ao vivo.