Por Trás do Roteiro Audiovisual

com
Mariana Zatz
> Ferramentas práticas da escrita de filmes e séries

/data

26 a 29 de julho de 2021

segunda a quinta, das 19h às 21h30

/valor

Sentimos muito, mas todos os bilhetes tiveram suas vendas finalizadas porque o evento já ocorreu.

As inscrições estão encerradas.

Deixe seu contato e avisaremos quando houver uma nova edição deste curso.

/compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

/conteúdo

A técnica específica de roteiro cinematográfico é amplamente ensinada em diversos  cursos e manuais, mas entre aprender as teorias e sua aplicação na prática há um  verdadeiro abismo. Este curso pretende diminuir esse abismo, destrinchando o  processo de elaboração de roteiros na prática e ajudando os alunos a desenvolverem  suas próprias ferramentas criativas.

 

Cronograma

AULA 1 – “SOBRE O QUE É ESSA ESTÓRIA?” 

Um dos maiores erros de roteiristas é já sair escrevendo. Antes, é preciso dar um passo  para trás, e entender o que está por trás da sua história. E antes disso, é preciso dar  outro passo para trás e entender quem é você como roteirista. Para isso, é preciso  continuamente se trabalhar enquanto roteirista, e criar sua identidade. É isso que vai  fornecer suas ferramentas criativas próprias.

 

AULA 2 – PERSONAGENS 

Quais as teorias mais úteis para se criar personagens consistentes e interessantes? A  resposta está novamente em entender a natureza humana. Quanto mais o roteirista se  conhecer, mais vai encontrar as teorias que fazem sentido para si. Aqui, Mariana compartilha as  técnicas que mais usa na prática do seu trabalho.

 

AULA 3 – ESTRUTURA 

Outro erro comum de muitos roteiristas, especialmente os iniciantes, é dar pouco valor  à estrutura. Escrever no freestyle dificilmente rende um filme coeso e sólido. Apesar de  não acreditar na receita de bolo para escrever uma obra, nesta aula destrincha o passo a passo da estruturação de um roteiro na prática.

 

AULA 4 – FERRAMENTAS CRIATIVAS 

Conforme disse na primeira aula, as ferramentas criativas podem ser muito pessoais,  mas compartilhará aqui as suas preferidas. No final, compartilhará também algumas  dicas de como escrever bons diálogos. 

 

Aluno

Aluno: aberto a todos os interessados

Carga horária total –  4 encontros – 10h

*Para o bom andamento do curso, sugerimos que assistam:
1. Gênio Indomável
2. Divertidamente
3. Parasita
4. This Is Us
5. Fleabag
6. Ninguém Tá Olhando

*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer ao vivo no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.

*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Basta solicitar a gravação da aula para nossa equipe de atendimento no email atendimento@barco.art.br ou no whatsapp (11) 98987-8011. As gravações são enviadas em links pessoais e intransferíveis, ficando disponíveis por 7 dias corridos após a realização da aula ao vivo.

sobre o professor

Professor

  • Mariana Zatz
    Mariana Zatz é roteirista formada no Curso Superior do Audiovisual pela ECA-USP,  além de ter realizado o curso de TV Writing pela Universidade de Columbia, em Nova  York.   Começou a carreira como assistente de roteiro de séries, paralelamente escrevendo  para internet, o que lhe rendeu muitos anos de prática na escrita de esquetes de  comédia. Tornou-se roteirista-chefe do canal humorístico "Destruindo  Relacionamentos" (posteriormente rebatizado "DR Oficial") entre 2015 e 2017, sendo  criadora do formato de maior sucesso do canal, "Como Seria Se", disponível no  YouTube.  Posteriormente, integrou diversas salas de roteiro para séries, entre elas: "Amarração  Para o Amor", sitcom vencedora do PRODAV 2015, "Juacas", série infanto-juvenil  veiculada pela Disney (segunda temporada), "HARD - a Herança Secreta", série de  comédia veiculada pela HBO, e "Ninguém Tá Olhando", série de comédia vencedora do  Emmy Internacional 2020 de Melhor Comédia, veiculada pela Netflix, na qual se  tornou roteirista-chefe na fase final. Escreveu o roteiro para o segundo filme da Turma  da Mônica, "Lições", dirigido por Daniel Rezende, que tem previsão de estreia para  2021.