Cronograma
O curso é baseado na pesquisa e experiência prática da curadora e produtora Rejane Cintrão, que trabalha na área desde 1983. Serão analisadas algumas exposições realizadas desde os anos 80 até o presente, onde conceitos curatoriais, projetos expográficos e alguns projetos educativos serão discutidos com os alunos. Um breve histórico sobre a evolução na montagem de exposições desde o inicio do século XX até o presente também será apresentado, assim como mostras realizadas em espaços alternativos e apropriados por curadores e artistas, como hospitais, saguões de escritórios, casas privadas, etc. Falaremos também sobre as exposições realizadas no Instituto Figueiredo Ferraz e como a instituição funciona. Nas duas últimas aulas, será proposta aos alunos a realização de um pré-projeto curatorial e/ou expográfico para uma sala de exposição aleatória, com debates e discussões.
Cronograma
Aula 1 – um histórico sobre os espaços expositivos do inicio do século XX até o presente
Aula 2 – um histórico sobre exposições realizadas na Bienal, MAC, MAM, IFF e outros espaços dos anos 80 até o presente
Aula 3 – Outros espaços – espaços alternativos às galerias e instituições: Inselbroich, Inhotim, Hospital Matarazzo, Centro Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Torre Santader
Aula 4 – Como preparar um pré projeto de exposição
Aula 5 – Apresentação de um pré-projeto curatorial e/ou expográfico para uma sala de exposição aleatória a ser realizado pelos alunos que o quiserem, com debates e discussões.
Aluno
Público-alvo: Interessados em trabalhar na área de produção, curadoria e montagem de exposições
Carga horária total – 5 encontros – 10 horas
*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer ao vivo no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.