Práticas em Curadoria e Montagem de Exposições

com
Rejane Cintrão
> Um passeio por exposições nos séculos XX e XXI

/data

14 de outubro a 11 de novembro de 2020

quartas, das 19h às 21h

/valor

Detalhes Preço Qtd
Desconto à vistaMais Detalhes  R$280,00 (BRL)  
Parcelado - 2xMais Detalhes  R$150,00 (BRL)  

/compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

/conteúdo

Cronograma

O curso é baseado na pesquisa e experiência prática da curadora e produtora Rejane Cintrão, que trabalha na área desde 1983. Serão analisadas algumas exposições realizadas desde os anos 80 até o presente, onde conceitos curatoriais, projetos expográficos e alguns projetos educativos serão discutidos com os alunos. Um breve histórico sobre a evolução na montagem de exposições desde o inicio do século XX até o presente também será apresentado, assim como mostras realizadas em espaços alternativos e apropriados por curadores e artistas, como hospitais, saguões de escritórios, casas privadas, etc. Falaremos também sobre as exposições realizadas no Instituto Figueiredo Ferraz e como a instituição funciona. Nas duas últimas aulas, será proposta aos alunos  a realização de um pré-projeto curatorial e/ou expográfico para uma sala de exposição aleatória, com debates e discussões.

 

 

Cronograma

Aula 1 – um histórico sobre os espaços expositivos do inicio do século XX até o presente

Aula 2 –  um histórico sobre exposições realizadas na Bienal, MAC, MAM, IFF e outros espaços dos anos 80 até o presente

Aula 3 – Outros espaços – espaços alternativos às galerias e instituições: Inselbroich, Inhotim, Hospital Matarazzo, Centro Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Torre Santader

Aula 4 – Como preparar um pré projeto de exposição

Aula 5 – Apresentação de um pré-projeto curatorial e/ou expográfico para uma sala de exposição aleatória a ser realizado pelos alunos que o quiserem, com debates e discussões.

 

 

 

Aluno

Público-alvo: Interessados em trabalhar na área de produção, curadoria e montagem de exposições

Carga horária total – 5 encontros –  10 horas

*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer ao vivo no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.

 

sobre o professor

Professor

  • Rejane Cintrão
    Rejane Cintrão é Mestre em Historia da Arte pela ECA-USP e pós graduada em Comunicação e Marketing pela ESPM,  é atuante na área de curadoria, produção executiva e idealização de projetos de arte contemporânea. Idealizadora do Programa Novos Curadores, realizado em 2010/2011,  foi professora convidada no curso de pós graduação de Crítica e Curadoria da PUC São Paulo em 2011; curadora executiva do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) de 1993 a dezembro de 2005; professora no curso de Artes Plásticas da Faculdade Santa Marcelina, de 1993 a 2000;  curadora assistente na XXI Bienal de São Paulo, em 1991; assessora no setor de exposições temporárias e departamento de vídeo do Museu de Arte Contemporânea da USP, de 1984 a 1991 e monitora da XVII Bienal de São Paulo, em 1983, entre outros. Foi curadora convidada para os projetos na Torre Santander, São Paulo (de março de 2011 a março de 2014) e curadora e idealizadora do projeto de site specifics no Espaço Cultural do Hospital Edmundo Vasconcelos (de março de 2010 a março de 2014). É consultora no Instituto Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto, onde coordena as exposições e projetos culturais,  e atua como professora convidada no curso de pós graduação da Faculdade de Belas Artes, São Paulo, desde 2013. Entre as curadorias realizadas destacam-se: Da Arte de Expor Arte e Figuras Quase Figuras, pelo Grupo de Estudos de Curadoria do MAM; Fotografia Não/Fotografia (Museo de Guadalajara, México, 2000 e MAM-SP, 2001), Arte Concreta Paulista - Grupo Ruptura (Centro Maria Antonia, São Paulo, 2002 – exposição e livro publicado pela Cosac & Naify); 7SP no espaço CAB, Bruxelas, Bélgica (2011), com obras de Ana Elisa Egreja, Albano Afonso, Sandra Cinto, Paulo Climachauska, Rafael Carneiro, Rodrigo Bivar e Wagner Malta Tavares e as mostras O Espirito de Cada Época, realizada no IFF em 2015 e #iff2018, em 2018. Em 2020, faz a curadoria da exposição “Outras Paisagens” na Sala Temporárias do Instituto Figueiredo Ferraz Livros publicados: Algumas Exposições Exemplares: As Salas de Exposição na São Paulo de 1905 a 1930. Editora Zouk, Porto Alegre, 2011;  Grupo Ruptura: revisando a exposição inaugural, catálogo publicado para a série Projeto Arte Concreta Paulista, organizado pelo Centro Maria Antonia, São Paulo e publicado pela editora Cosac & Naif, São Paulo, 2002. texto As montagens de exposições de arte: dos  Salões de Paris ao MoMA in  Sobre o Oficio do Curador, organizado por Alexandre Dias Ramos, Editora Zousk, Porto Alegre, 2010.