\blog

Daniel Augusto irá ministrar curso online na próxima semana que aborda questões da filosofia, a partir de grandes obras do cinema mundial

O curso online “A Filosofia no Cinema. O Cinema na Filosofia” com Daniel Augusto, que acontece na próxima semana, irá apresentar modos de análise e interpretação de filmes em paralelo com alguns conceitos filosóficos. Daniel é diretor de cinema e televisão, Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo e Doutor em Filosofia na mesma instituição. No curso online, buscará ampliar o repertório dos alunos sobre as maneiras de se ver um filme e de pensar, a partir dele, sobre o mundo. Para isso, lançará mão de cenas de uma seleção apurada de grandes obras de grandes cineastas, que trazem diversidade na linguagem cinematográfica, assim como em seus conteúdos e possibilidades filosóficas. 

Para que todos possam ter um gosto desta grande lista de filmes e diretores, o blog do b_arco reproduz aqui as obras selecionadas por Daniel Augusto para o curso.  Na página do curso você consegue conferir a relação de temas da filosofia, como sujeito, amor, beleza, genialidade e outros, com estas grandes obras do cinema mundial.

Uma grande seleção que, com certeza, trará grandes reflexões para este curso exclusivo da programação #b_arcoemcasa. Confira as indicações abaixo e corra para fazer sua inscrição no curso  “A Filosofia no Cinema. O Cinema na Filosofia” com Daniel Augusto.

 

A Estrada Perdida (de David Lynch)

Fred Madison é um saxofonista de jazz vanguardista, que é casado com Renee. Fred suspeita que Renee pode ser infiel a ele, mas percebe que tem coisas mais importantes para se preocupar quando alguns vídeos aparecem na porta da sua casa, provando que alguém está observado a casa por fora e por dentro (um vídeo mostra ele e Renee dormindo). Quando Renee é encontrada morta, Fred é preso e condenado por homicídio em primeiro grau. Entretanto, em uma manhã, não está mais em sua cela e se transformou aparentemente em Pete Drayton, um jovem mecânico de automóveis que é libertado mas tolamente se envolve com a mulher de Dick Laurent, um gangster, chamada Alice Wakefield, uma loira bem sensual que é exatamente igual a Renee.

 

Um corpo que cai (de Alfred Hitchcock)Um Corpo Que Cai

O detetive aposentado John Scottie sofre de um terrível medo de alturas. Certo dia, um amigo pede a John que siga sua esposa. Ele aceita a tarefa e começa a segui-la por toda parte. Ela demonstra uma estranha atração por lugares altos, levando o detetive a enfrentar seus piores medos. John começa a acreditar que a mulher é louca, com possíveis tendências suicidas, quando algo estranho acontece nesta missão.

 

 

 

 

Melancolia (de Lars von Trier)Melancolia - 26 de Maio de 2011 | Filmow

Duas irmãs, afastadas pelo tempo, têm reações completamente distintas ao saber que o mundo pode estar chegando ao fim com o planeta Melancolia se movimentando em direção à Terra. Uma aceita calmamente a situação enquanto a outra se desespera.

 

 

 

 

 

Europa 51 (de Roberto RosselliniEurope '51 - Wikipedia

Irene, uma mulher da alta sociedade, leva uma vida cheia de compromissos e mal tem tempo para cuidar do filho, um garoto muito sensível de 12 anos. Um acontecimento repentino faz com que ela mergulhe numa profunda crise e busque um novo sentido para a vida, caminhando sob culpa e tormento pelas ruas da Roma pós-guerra. Irene, em magnífica interpretação de Ingrid Bergman, torna-se incompreendida e é acusada pela sociedade local. Um filme que nos leva a profundas reflexões, peça de humanismo e força transformadora inquestionáveis.

 

 

Alphaville (de Jean-Luc Godard)Jean-Luc Godard, Alphaville, Lemmy Caution, eddie constantine ...

A cidade de Alphaville é comandada pelo computador Alpha 60, que aboliu os sentimentos em seus habitantes. Lemmy Caution (Eddie Constantine) é um agente enviado ao local, com a missão de encontrar o professor von Braun, criador de Alpha 60. Seu objetivo é convence-lo a destruir a máquina. O percurso Natacha (Anna Karina), a filha do professor, lhe ajuda como guia

 

 

 

 

A Prova de Morte (de Quentin Tarantino)Poster do #filme "À Prova de Morte" (2007), com #KurtRussell e ...

O dublê Mike (Kurt Russell) é um profissional que gosta de levar mulheres inocentes para passeios de carro mortais em suas horas vagas. Ele adaptou seu carro para impactos máximos. Enquanto provoca acidentes e as vítimas se acumulam, ele se safa sem praticamente nenhum arranhão. Mas ele não esperava pelo grupo de mulheres duronas que inclui Zoe Bell, dublê na vida real.