\blog

Celso Lima, que irá ministrar curso dedicado ao assunto da estamparia na moda, selecionou filmes e livros para quem quer saber mais sobre o tema!

A partir de 29/03, o curso online “Estampa e moda”, ministrado por Celso Lima, irá apresentar a importância da estamparia na história da moda.

Através de um panorama do desenvolvimento de estampas na criação da roupa como objeto de narrativa, gráfica e funcional, será discutida a estamparia sob diversos tecidos e tecnologias, marcando a história da moda. Para preparar os interessados no assunto para as discussões do curso, Celso Lima preparou uma seleção de filmes e livros que tratam de estampa e moda. Confira abaixo, as indicações:

Filme: GREED – A INDÚSTRIA DA MODA – 2019

Comédia mordaz sobre o mundo da moda

“O bilionário britânico Richard McCreadie governa a indústria da moda há 30 anos. Uma investigação pública, entretanto, prejudica a sua imagem e o seu império entra em crise. Para tentar salvar a sua reputação, ele decide fazer uma festa extravagante para comemorar seu aniversário de 60 anos na ilha grega de Míconos.”

 

Filme: DIABO VESTE PRADA – 2006

“Andy, uma moça recém-formada e com grandes sonhos, vai trabalhar na conceituada revista de moda Runway; sua função é ser assistente da diabólica Miranda Priestly. Andy, que não se sente bem no ambiente tenso de trabalho, questiona sua habilidade em continuar como assistente de Miranda.”

 

Livro: Estrelas de Couro: A estética do cangaço

Frederico Pernambucano de Mello

Livro: O pano do diabo – Uma história das listras e dos tecidos listrados.

Michel Pastoureau / Editora Zahar